4 erros para evitar ao escolher a cesta de alimentos dos funcionários
Oferecer cesta de alimentos aos colaboradores é uma ótima forma de valorizá-los e aumentar a motivação para o trabalho. Isso se torna um diferencial competitivo que ajuda na atração e retenção de talentos, além de influenciar a produtividade da empresa.
Por isso mesmo, ao contratar um fornecedor para entregar as cestas, é importante ter atenção a diversos pontos para não cometer erros que podem prejudicar os resultados do benefício ou trazer prejuízos para a empresa.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para listar os 4 principais erros ao escolher a cesta de alimentos e como evitá-los. Confira!
1. Não ter uma boa variedade na cesta de alimentos
As cestas de alimentos, principalmente quando adotadas como benefício mensal, precisam contar com uma boa variedade de produtos, já que o objetivo é garantir uma alimentação saudável e balanceada ao funcionário. Os alimentos mais comuns são considerados “cesta básica” e incluem produtos como:
- arroz;
- feijão;
- macarrão;
- sal;
- açúcar;
- farinha de trigo;
- leite;
- café;
- óleo de soja.
Contudo, a empresa pode aumentar a variedade, incluindo produtos de limpeza e outros tipos de alimentos, sempre considerando o perfil dos colaboradores. Para não errar, vale a pena contar com o auxílio especializado para definir quais serão os itens incluídos na cesta.
2. Não considerar a qualidade dos produtos
A qualidade dos produtos é fundamental para que a cesta de alimentos ofereça os benefícios desejados pela empresa. Porém, um dos principais erros é considerar apenas os valores ofertados, sem observar as marcas dos itens incluídos e a sua reputação.
Existem diversas opções no mercado, então é essencial avaliar questões como durabilidade, reputação da marca e outros itens que influenciam a qualidade dos alimentos e, consequentemente, as refeições dos seus colaboradores.
Peça sempre detalhes sobre os produtos e, caso tenha dúvidas, pesquise as marcas para atestar sua qualidade. Se for o caso, peça substituições para garantir que a cesta de alimentos realmente trará benefícios aos empregados.
3. Negligenciar a logística de entrega
A logística de entrega dos produtos também é importante. Solicitar que todos os itens sejam entregues na empresa para repassar aos trabalhadores pode trazer alguns problemas. Isso porque o meio de transporte utilizado por eles varia, incluindo bicicletas, motos e transporte público, e isso pode dificultar o momento de levar a cesta básica até suas residências.
Além disso, é preciso encontrar uma forma de armazená-las corretamente até a data de entrega, para não comprometer a conservação e a qualidade dos produtos. Por outro lado, existem empresas que fazem a entrega diretamente no domicílio do trabalhador, evitando esses problemas. Portanto, é sempre relevante avaliar como é a logística ofertada pelo fornecedor antes de fechar o contrato.
4. Deixar de avaliar a reputação da empresa
Outro erro é não avaliar corretamente o histórico e a reputação da empresa. Ao procurar fornecedores, é comum considerar critérios como valores ofertados e condições do contrato, mas a reputação da empresa é determinante para ter segurança em relação à qualidade do serviço.
Consulte a opinião de outros clientes e faça buscas na internet para avaliar feedbacks ou reclamações. Desse modo, você consegue verificar como é o atendimento e a prática de armazenamento de produtos, além de observar se o serviço prestado cumpre com o prometido.
Conhecendo os principais erros ao escolher a cesta de alimentos dos funcionários e como evitá-los, com certeza sua empresa terá condições de encontrar os melhores benefícios para motivar os colaboradores. Aqui, a qualidade do fornecedor se torna um item fundamental para ter sucesso na estratégia.
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