?>
Gestão de Pessoas

Quer aumentar o engajamento dos funcionários? Aprenda aqui!

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Ainda que a sua empresa tenha objetivos claros e siga um planejamento rigoroso, ela também dependerá do trabalho de outras pessoas. Por isso, se tornou cada vez mais urgente promover o engajamento dos funcionários.

No entanto, nem sempre essa tarefa é muito simples, podendo variar conforme o tamanho, a estrutura e a cultura da sua organização. No post de hoje falamos sobre a importância de se ter uma equipe engajada e apresentamos algumas técnicas básicas para colocar isso em prática. Acompanhe!

O que quer dizer engajar os funcionários?

Cada um de seus funcionários, no geral, passa cerca de 8 horas dentro da empresa, podendo variar de acordo com a necessidade ou regime de trabalho. Isso não significa, necessariamente, que eles estejam, de fato, realizando tarefas relevantes para o bom funcionamento do negócio.

Essa produtividade (ou a falta dela) depende de diversos fatores, entre eles, o engajamento dos funcionários. Neste sentido, engajar, nada mais é, do que envolver, conquistar os trabalhadores num mesmo propósito, que é o de contribuir para o crescimento da empresa.

Qual a importância de se engajar a equipe?

Não se trata apenas de um conceito bonito ou simbólico. O engajamento dos funcionários é uma necessidade para qualquer empresa que deseja aproveitar todo o potencial dos colaboradores.

Ora, basta entender que, se eles fazem os produtos ou serviços da empresa, quanto mais engajados, mais se dedicarão a essas tarefas. Mas mais do que isso. Engajar representa também uma economia de custos, uma vez que os profissionais passam a se dedicar mais, aumentando a produtividade.

Como é possível fazer o engajamento dos funcionários?

A verdade é que não existe uma única maneira de se fazer o engajamento dos funcionários. Pelo contrário, o melhor é tentar encontrar uma solução que mais se adeque às necessidades da sua empresa. Mesmo assim, seguem algumas dicas gerais.

Faça uma boa comunicação interna

Informações desencontradas e a falta delas, além do desconhecimento sobre as atividades da organização são fatores de desmotivação em qualquer área do mercado. Se o colaborador não entende a importância do seu trabalho e de seus colegas, dificilmente se sentirá parte de uma equipe e contribuirá com ela. Por isso, realize ações efetivas de comunicação interna para divulgar o crescimento da empresa e promover a integração entre os profissionais.

Reconheça e premie esforços

Ora, esse é um princípio básico de qualquer atividade humana. Não é só a empresa que quer crescer, os colaboradores também querem saber que seu trabalho está sendo bem feito e é apreciado pelos outros. Assim, crie programas de reconhecimento, prêmios e outras formas de mostrar aos funcionários que a empresa valoriza o esforço deles.

Ofereça benefícios

Uma boa política de benefícios serve para engajar pessoas e para atrair e reter talentos. Desta forma, considere não só os tradicionais (vale transporte, alimentação e plano de saúde), como também outros que possam ser mais personalizados e que demonstram a sua preocupação com o bem-estar deles, como academias de ginástica e convênios com farmácias e outros estabelecimentos.

Invista no bem-estar laboral

Por falar em bem-estar, ele deve ser oferecido mesmo dentro da empresa. Uma boa forma de engajar os colaboradores é fornecer meios que melhorem a qualidade de vida no dia a dia dele na organização, como móveis mais ergonômicos, massagens relaxantes e ginástica laboral.

Promova uma cultura organizacional

Por fim, nada é mais engajador do que promover um ambiente em que todos se sintam bem e fazendo parte de um projeto relevante. Neste sentido, busque cultivar uma cultura em que todos se sintam apreciados e incluídos.

Enfim, o engajamento dos funcionários depende de ações reais e do envolvimento de toda a organização. Os colaboradores precisam compreender a relevância do papel deles dentro da empresa e saber que ela também entenda isso.

Gostou do post? Quer conferir outras dicas sobre engajamento dos funcionários e outros assuntos relacionados? Então, curta nossa página no Facebook e veja mais conteúdos como este!

Vinicius Dias

Publicado Por:
Vinicius Dias- Analista de Marketing Digital

Compartilhe:
escrito por
Vinicius Dias
Pós-graduado em Gestão de Marketing Online. Atualmente responsável pela parte de Automação e Marketing Digital da empresa Cesta Nobre, foi gestor da loja online Elementar Bebidas e atuou como Analista de Marketing Digital/Eventos da empresa Ciashop Tecnologia e gerenciou os perfis sociais do Governo do Estado de São Paulo, com ênfase no segmento de Agronegócios.

4 respostas para “Quer aumentar o engajamento dos funcionários? Aprenda aqui!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado