?>
Gestão de Pessoas

Saiba como controlar o estresse no trabalho

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Como controlar o estresse no trabalho? Essa é uma das maiores dúvida dos colaboradores e seus supervisores dentro de uma organização. Isso porque o estresse é considerado a doença do Século XXI, responsável por atrapalhar a qualidade de vida das pessoas.

Esse mal gera inúmeros problemas na saúde, como dores de cabeça, perda de memória ou problemas de concentração, bem como distúrbios emocionais e diminuição da produtividade, os quais impedem a boa realização das tarefas do seu setor de trabalho.

Pensando nisso, vamos apresentar dicas de como lidar com conflitos no ambiente de trabalho, de forma inteligente, a fim de evitar prejuízos a saúde mental e física dos colaboradores. Leia esse post para entender mais!

1. Defina prioridades

As prioridades podem ser estabelecidas por meio de uma lista de tarefas a serem executadas em um dia, com metas diárias a serem cumpridas. Todavia, o seu não cumprimento pode gerar estresse aos colaboradores, por se sentirem cobrados ou pressionados por elas.

Para mudar esse quadro, é recomendado analisar as tarefas diárias, reduzindo aquelas que não são necessárias e priorizando outras mais importantes. Contudo, é necessário ser realista sobre a média de tempo investido para conclusão de cada atividade. Por isso, não defina um tempo curto para as atividades que delegam longa duração.

2. Trabalhe em equipe

Investia no trabalho em equipe para diminuir o estresse no trabalho. Assim, as tarefas não ficam centradas somente em um colaborador, mas compartilhadas entre os membros da equipe. Além disso, experiências e fraquezas podem ser partilhadas no seu interior, com a compensação de pontos fortes de outro colega, bem como mensagens de positividade.

Logo, trabalhar com outros colaboradores é importante para receber e dar apoio, pensar em soluções de problemas e desabafar sobre a tensão apresentada no ambiente de trabalho, garantindo que todos se mantenham em equilíbrio. Para isso, as empresas devem investir em gestão de pessoas, com o foco apenas no cuidado de todos os colaboradores.

3. Reconheça suas fontes de estresse

Nem sempre o estresse é causado pelo trabalho, de forma direta. Para saber as razões do estresse, o colaborador deve investigar seus hábitos, sentimentos ou desculpas dadas, que podem ocasionar essa doença.

Por vezes, seus pensamentos e comportamentos destrutivos são ignorados, quando deveriam ser tratados, tornando-se indutores do estresse em sua vida. Entre eles, pode-se citar a procrastinação, a ansiedade, brigas com a família, etc. Atente-se ao o que ocorre na vida pessoal dos indivíduos, pois são essas situações que influenciam a vida no ambiente de trabalho.

4. Trabalhe com o que goste

Mesmo seguindo todas as dicas listadas acima, situações de estresse podem acontecer. O segredo então é aumentar a satisfação dos colaboradores, proporcionando atividades que tenham valores conforme os seus, para que todos se identifiquem com a função, fazendo com que todos gostem do seu trabalho na empresa.

Portanto, quem entender como controlar o estresse no trabalho vai conseguir atitudes mais pacíficas de seus colaboradores, alcançando vantagens para o time, uma vez que é gerado uma atmosfera tranquila e melhorando o clima organizacional. Quem cuida de seu time aumenta sua produtividade e qualidade dos serviços e produtos ofertados ao cliente, conquistando cada vez mais o mercado em que atua.

Gostou dessas informações? Então veja outros posts seguindo-nos no Facebook, Instagram e Linkedin!

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado