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Gestão de Negócios

Como criar um plano de assinatura? Confira passo a passo

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Saber como criar um plano de assinatura se tornou um dos grandes assuntos da atualidade. Isso porque os serviços por assinatura vêm se destacando no mercado e se tornaram uma possibilidade para os empreendedores que precisam se reinventar.

Um plano de assinante deve oferecer bons serviços e produtos, além de experiências afetivas e praticidade para seus clientes, a fim de se tornar uma grande aposta de negócio. Quer entender como funciona um plano de assinatura? Confira neste post!

O que é o plano de assinatura e como ele funciona?

Um plano de assinatura é um tipo de negócio virtual, um e-commerce, com foco nas plataformas digitais e fidelização de clientes. São oferecidos cafés, cervejas artesanais, produtos de beleza, livros, streaming e outros por plano de assinatura.

Nesse modelo, o consumidor vai pagar um valor periodicamente para uma empresa, de modo semanal, mensal, semestral ou até anualmente, em troca de um produto ou serviço, concedido de modo recorrente, a ser recebido em casa ou acessado pela internet.

Qual o passo a passo para criar um plano de assinatura?

Agora que você sabe o que é um plano de assinatura, é hora de aprender a como criá-lo. Todo bom negócio inicia com um planejamento eficiente. Logo, você deve investir tempo em planejar o passo a passo da criação do plano de assinatura. Veja como fazer!

1. Determinar o produto ou serviço

Se tem dúvida de qual produto ou serviço sua empresa deve comercializar, faça uma pesquisa de mercado, para definir qual seu público-alvo e conhecer as necessidades que devem ser satisfeitas.

Assim, você vai saber qual público vai consumir os produtos que deseja ofertar ou em qual nicho fará parte, analisando os planos de assinatura concorrentes. Por isso é tão importante realizar um planejamento e testes quanto à aceitação do produto ou serviço.

O ideal é que você comercialize um produto ou serviço que não seja encontrado fácil no mercado, negociando a exclusividade. Contudo, antes de investir todo o seu dinheiro em estoque, veja se seu produto é de fato inovador e será bem aceito pelo seu público.

2. Investir na construção da sua marca

Construir sua marca é importante, afinal de contas, quem assina um plano de assinatura também paga pela experiência que a negociação lhe dá. Sem uma marca fortalecida, você estará negociando apenas pelo preço mais barato.

Se pretende ter boa rentabilidade, contrate um profissional do branding para fazer um planejamento quanto a sua identidade visual, posicionamento nos meios digitais, diferenciais perante os concorrentes e outros aspectos essenciais para o crescimento de seu negócio.

Lembre-se que é necessário oferecer mais que preço baixo. Você pode investir em valor agregado, concedendo brindes ou um plus inesperado para quem contratar com sua empresa.

3. Calcular o valor do plano de assinatura

Você pode usar o valor do plano de assinatura como estratégia de venda e um tipo de marketing. Por isso, é importante considerá-lo com cuidado se quiser conquistar novos clientes ou fidelizar aqueles já assinantes.

Fato é que o cálculo do valor do plano de assinatura vai ser de acordo com o produto ou serviço ofertado e quantidade de assinantes. Você ainda deve considera:

  • custo com logística;
  • custos com produção;
  • custos com divulgação e marketing;
  • valores com o administrativo;
  • custo com valor agregado à negociação.

Para fomentar as contratações, você pode criar diferentes planos de assinatura, para que o cliente tenha a opção de assinar mensal, semestral ou anualmente, por exemplo. Entretanto, é importante deixar os planos simples de serem compreendidos e contratados.

4. Divulgar seus serviços

Tão importante quanto decidir o qual o produto ou serviço comercializado é divulgar o novo negócio. Antes de lançar seu plano de assinatura, inicie o contato com seu público-alvo por meio de canais de comunicação, como rede social, e-mail marketing ou blog.

Outros recursos também podem ser utilizados, como a divulgação por anúncios pagos no Facebook e Instagram ou por meio do Google Ads. Assim, você atingirá mais pessoas em menor tempo.

Você pode dar aos futuros assinantes uma prévia do que está sendo oferecido, com a concessão de 30 dias de uso grátis. Isso fará com que as pessoas queiram realizar as assinaturas e alavancará sua empresa.

5. Ter uma boa plataforma para gerenciar as assinaturas

Como foi dito, o plano de assinatura é um tipo de negócio e-commerce. Por isso, você precisa ter uma boa plataforma, capaz de gerenciar todas as assinaturas. Essa plataforma precisa ser capaz de catalogar as contratações mensais, semestrais ou anuais, para facilitar seu controle.

Ainda, ela deve realizar as cobranças por boleto ou direto no cartão de crédito de cada assinante de forma automática, já que o pagamento será recorrente. Assim, escolha uma plataforma que alavanque suas vendas, a qual tenha:

  • site personalizável para sua marca;
  • método de gestão;
  • diagnóstico em tempo real das métricas;
  • sistema de proteção de dados, principalmente dados bancários;
  • diversas formas de pagamento;
  • não cobre percentual elevado sobre as vendas.

Para saber se um site oferece todas as características citadas, o recomendável é que você faça um teste antes de iniciar a venda do plano de assinatura, verificando se todas as funções contratadas funcionam ao comando do usuário.

Quais os principais desafios de um plano de assinatura?

Negociar um plano de assinatura é cheios de desafios. A empresa deve assegurar a qualidade do produto oferecido e uma boa entrega, pois os clientes são exigentes e esperam o melhor fornecimento.

A empresa também deve investir em marketing, para atrair assinantes. Deve-se mostrar o produto, a ideia e o site de forma a agradar seu público-alvo, assim como deve-se demonstrar a confiabilidade de seus produtos e serviços, que de fato irão chegar em suas residências.

Criar um plano de assinatura pode ser bastante rentável para sua empresa e pode ser a solução de problemas dos seus clientes, desde que ofereça produtos de qualidade. Nesse mercado por assinatura, destaca-se a Cesta Nobre, uma empresa responsável pela produção e comercialização de cestas de alimentos e cestas de natal. Investir na Cesta Nobre é a certeza que receberá produtos criteriosamente selecionados. Se escolher assinar com a Cesta Nobre, pode conceder aos seus funcionários cestas mensais, como modo de beneficiá-los. Pense nisso para melhorar seu ambiente corporativo.

Ficou interessado em nossos serviços ou teve alguma dúvida? Entre em contato conosco para mais esclarecimentos. Teremos prazer em atendê-lo!

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escrito por
Vanessa Faria
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