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Educação Executiva

Como engajar os colaboradores no home office

Tempo de leitura estimado: 5 min.

O estilo de trabalho remoto já era comum em diversas empresas no Brasil e no mundo, mas após a pandemia do novo Coronavírus muitas marcas se viram obrigadas a aderir a esse estilo e aceitar o desafio de manter o engajamento no home office da sua equipe.

Manter uma equipe animada e motivada não é uma tarefa fácil, ainda mais quando não existe um contato físico entre os colaboradores e a relação entre empresa e colegas parece esfriar a cada dia que passa. 

Por esta razão, preparamos este texto com dicas para te ajudar a manter seus colaboradores motivados mesmo de longe, garantindo um ambiente saudável e unido mesmo sem o contato físico. 

Por que manter os colaboradores engajados é tão Importante?

Muitas pessoas ainda se perguntam se realmente vale a pena investir tempo, dinheiro e esforço no seu time de colaboradores. 

Afinal de contas, eles estão sendo pagos apenas para prestar o serviço e não para fazer amizades, e é aí que a maioria se engana.

Cada vez mais estamos vendo que o trabalho não se tornou apenas a razão pela qual as pessoas ganham dinheiro.  Atualmente se tornou o seu ambiente de convívio e aprendizado diário.

Um colaborador que trabalha com assessoria tributária chega a passar mais tempo no trabalho do que com a sua própria família. Prova disso é que os colaboradores não são apenas colegas de trabalho, mas se tornam verdadeiros amigos. 

Por isso, investir no engajamento dos seus colaboradores é mostrar que você se preocupa com a relação entre eles e com o desempenho de cada um em sua determinada função. 

Sem contar que esse engajamento gera ainda mais comunicação entre empresa e colaborador, o que permite que ele se sinta à vontade para expressar suas ideias e opiniões para ajudar a empresa a resolver algum problema.

Home Office

Em um ambiente como o home office, as opções de engajamento entre os colaboradores e líderes se tornam mais limitadas devido à falta do convívio e contato físico, mas ele não se torna impossível.

No entanto, não são todas as empresas que conseguem aderir ao home office, principalmente durante este momento difícil vivido pelo mundo.

Por exemplo, uma empresa de descupinização precisa de colaboradores presentes no local de trabalho externo para realizar o seu serviço.

Mas, se você possui o privilégio de poder trabalhar da sua casa em segurança e com conforto, essas dicas podem te ajudar a continuar mantendo um relacionamento e comunicação direta com seus colaboradores.

O que significa engajamento?

Muitas pessoas ainda confundem engajamento com motivação, o que são coisas totalmente diferentes e vamos te explicar o porquê. 

Quando falamos de motivação, nos referimos a tudo aquilo que impulsiona e incentiva o indivíduo a agir de determinada maneira, ou seja, com um comportamento já esperado. 

Já quando falamos de engajamento, nos referimos a pessoas que se oferecem de forma voluntária a realizar determinada tarefa com base na comunicação e intimidade que possuem com as pessoas ou grupos ao seu redor. 

Enquanto a motivação já espera e sabe qual será o comportamento do indivíduo em seguida.

O engajamento se preocupa em manter uma relação direta e íntima para que a pessoa se sinta à vontade o suficiente para se voluntariar a realizar determinada ação.

Pense em sua equipe

Quando uma equipe investe no engajamento de seus colaboradores, ela está investindo em uma relação duradoura entre empresa e empregados, mostrando que eles também possuem voz e espaço para demonstrar as suas ideias e opiniões.

Assim como em um escritório de investigação confirmatória, onde todos sempre precisam se manter atentos a informações e pistas, o engajamento entre todos da equipe precisa ser constante para que as ideias se relacionem entre si e o resultado seja como o esperado.

Criar um engajamento não é fácil e nem acontece do dia para a noite, mas também não é um bicho de sete cabeças como a maioria pensa. 

Quais os maiores desafios do home Office?

Após o anúncio da pandemia do novo Coronavírus no Brasil, a maioria das empresas precisaram aderir ao estilo de trabalho remoto que não era comum até então, e se deparam com inúmeros desafios que pareciam invencíveis. 

Realmente, colocar todos os seus colaboradores para trabalhar em casa do dia para a noite e sem saber sobre as condições e realidades de cada um deles não é uma tarefa fácil, mas felizmente todos foram se adaptando ao estilo de trabalho que permanece até hoje.

Assim como fazer a gestão de folha de pagamento de uma empresa requer esforço, paciência e determinação, manter uma equipe engajada a distância está longe de ser um mar de rosas por conter diversos desafios nesse processo, alguns deles são:

  • Perda de foco durante o dia;
  • Falta de comunicação imediata e direta com os colegas;
  • Demora em determinados processos e respostas;
  • Problemas com a internet ou computador;
  • Ausência do convívio e contato físico.

Mas, como tudo na vida, existem meios e formas de tornar esse processo mais simples e prático e é sobre isso que vamos falar agora. 

Dicas para manter a sua equipe engajada no home office

Como mencionamos anteriormente, manter uma equipe engajada está longe de ser uma tarefa fácil, mas separamos algumas dicas para te ajudar com isso. Confira: 

Faça reuniões diárias

Uma das coisas que os colaboradores mais vem sentindo falta com o home office, é a ausência das conversas e trocas com seus líderes e colegas de trabalho, mas mesmo a distância é possível tornar isso realidade. 

Reúna a sua equipe no início ou no fim do expediente não só para falar sobre os números e resultados, mas para compartilharem as dores e alegrias do dia a dia. 

Essas reuniões vão muito além do que só falar sobre o trabalho em si, elas servem para criar um relacionamento e intimidade maior entre todos os colaboradores e mantê-los engajados com as suas tarefas. 

Não esqueça do endomarketing

O endomarketing é uma área que vem crescendo drasticamente nos últimos tempos e sendo aderida por diversas empresas que desejam incentivar os seus colaboradores e mantê-los engajados no dia a dia.

Você pode fornecer brindes e presentes para seus colaboradores uma vez ao mês como uma forma de agradecimento e reconhecimento pelo esforço e dedicação deles no dia a dia da empresa. 

Esses presentes e brindes variam de acordo com a empresa e os próprios colaboradores, talvez um prefira ganhar um plano odontologico para fazer um tratamento de forma mais prática e outro prefira um ingresso para o cinema. 

Essa ação cria um vínculo ainda maior entre a empresa e o colaborador, mantendo-o cada vez mais engajado e satisfeito com os seus líderes e sua empresa. 

Faça eventos e treinamentos online

Outra dica muito eficaz é preparar eventos ou treinamentos online para engajar ainda mais os seus colaboradores com a empresa e ainda por cima ensinar algo novo a eles. 

Você pode trazer um especialista na área de consultoria fiscal e tributária para dar uma palestra online por meio de plataformas como o Zoom, Google Meet ou até o próprio YouTube. 

Isso mostra como você está preocupado em manter os seus colaboradores por dentro de tudo o que acontece em suas áreas de atuação mesmo a distância, trazendo ainda mais conhecimento para torná-los profissionais melhores. 

Além disso, os deixa por dentro de algumas questões que fazem parte do dia a dia da empresa, como questões administrativas, gastos para abrir uma empresa, que poderão humanizar a sua empresa perante os colaboradores. 

Faça Feedbacks regularmente

O feedback é um dos pontos mais importantes no trabalho de qualquer pessoa ou empresa. 

Não há como uma administradora de condomínios, por exemplo, saber se o seu atendimento é bom se seus clientes não derem um feedback falando sobre isso. 

Assim como você, no papel de líder ou empresa, precisa de feedbacks regulares para saber o que está bom e o que precisa ser melhorado, seus colaboradores também necessitam do seu.

Por isso, chame seus colaboradores em particular pelo menos de quinze em quinze dias para falar um pouco sobre o seu desempenho, elogiar os pontos positivos e resultados e prestar ajuda para resolver alguns problemas que podem aparecer. 

Sem esse feedback você deixa os seus colaboradores perdidos e sem saber o que fazer, mas com o retorno apropriado e regular eles estarão aptos a fazer um trabalho ainda melhor.

Mostre e empatia e solidariedade

O home office tem sido um grande desafio para muitas pessoas, foi difícil para alguns se adaptar a esse estilo de trabalho e dar conta de que as coisas são muito diferentes em casa do quem em um escritório. 

Por isso, conversar com seus colaboradores sobre os problemas e desafios que você também passa mostra que o trabalho remoto não está sendo um processo fácil para ninguém, mas que juntos isso pode ser um pouco mais leve. 

Compreenda quando aquele colaborador não conseguir entrar na reunião por problemas com a internet ou com o filho que acabou acordando e chorando no meio da discussão. 

Essa compreensão mostra que você entende o que ele está passando e sabe que pode acontecer com qualquer um. 

Não deixe de demonstrar que você está por perto para ajudá-lo no que precisar. 

Essas são algumas dicas que achamos válidas e eficazes para tornar o home office ainda mais tranquilo para os seus colaboradores e ao mesmo tempo engajá-los a continuar fazendo um trabalho cada vez melhor.

Invista em benefícios

O distanciamento social promoveu uma quebra de laços intrapessoais entre colaborador e empresário, além disso, em   alguns casos, empresas tiveram que cortar alguns benefícios de seus funcionários.

Porém, manter benefícios como a cesta de alimentos pode trazer vantagens a saúde, bem estar e os colaboradores se sentirem acolhidos nesse momento de pandemia.

Pensar na saúde e bem estar dos colaboradores é uma das formas de engajar a equipe mesma a distância.

Considerações finais

Que esse artigo possa ter te ajudado a entender um pouco mais sobre a importância do engajamento dos seus colaboradores e os meios pelos quais você consegue fazer isso. 

Eles são peças fundamentais para que os resultados da sua empresa cheguem da forma que você espera, por isso, merecem uma atenção e dedicação especial no dia a dia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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escrito por
Estela Lima
Estela Lima é formada em jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e possui experiência em assessoria de imprensa e assessoria digital. Atualmente trabalha como redatora e assessora do blog Business Connection, escrevendo sobre diversos assuntos do mundo dos negócios.

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