Como escolher uma empresa de cesta básica? Veja 10 dicas!
ra oferecer cestas com marcas famosas e descuidar do resto que está por trás da entrega, isto é, o bom atendimento é uma parte essencial na hora de estabelecer a confiança. Perceba se a empresa tem um canal de atendimento de fácil acesso, independentemente se será no site, nas redes sociais ou qualquer outro meio disponível.
A comunicação entre o seu negócio e a prestadora do serviço deve ser eficiente, afinal, imprevistos podem acontecer em algum momento, e você precisa de um suporte de prontidão para auxiliar a sua tomada de decisão. Quanto melhor o atendimento antes, durante e depois da aquisição, maior será o valor percebido do produto — algo que gera credibilidade no mercado.
É preciso desenvolver um bom diálogo com a empresa parceira e contar com os processos devidamente organizados, a fim de encontrar as melhores soluções conforme as necessidades do seu negócio e, consequentemente, dos colaboradores.
Lembre-se de que, quanto melhor for o atendimento prestado pela empresa, mais você vai levá-la em consideração na hora da escolha. Afinal de contas, é com ela que você vai ter uma verdadeira parceria, é nela que você terá que confiar para que seu negócio dê certo, garantindo a satisfação dos funcionários. Então, sempre busque aquela empresa com a qual você sentir mais afinidade.
6. Busque um parceiro que tenha flexibilidade
Essa é uma qualidade indispensável. Afinal, tudo pode acontecer com a sua organização. As vendas, por exemplo, podem aumentar de uma hora para outra, ou então, pode acontecer o contrário.
O ideal é que a empresa de cestas básicas possa acompanhar toda essa mudança, apresentando condições flexibilizadas e tendo um bom jogo de cintura nesse momento. Poucos gestores dão atenção a esse ponto e fecham contratos extremamente rígidos, considerando apenas a capacidade de vendas do atual momento.
É preciso olhar para o futuro, antes de fechar o negócio. A dica, nesse caso, é conversar bastante sobre o assunto e tirar as dúvidas, antes da assinatura do contrato. Tenha em mente que a flexibilidade deve ser um ponto primordial na hora de escolher a empresa fornecedora. Ela tem que ser maleável e compreender o momento que seu negócio está passando para propor soluções que auxiliem na mudança.
7. Busque referências e indicações
Com toda certeza, você não é a única pessoa que está buscando uma empresa de cesta básica. Por isso, é importante fazer pesquisas de mercado e considerar instituições que já fecharam negócio com os fornecedores que você quer avaliar. Tenha atenção às avaliações positivas e negativas a respeito da empresa especializada e verifique se há processos judiciais contra a marca, por exemplo.
O networking é uma ótima maneira de manter o contato ativo com outros empresários para “trocar figurinhas”. O diálogo é sempre um bom caminho para conseguir e passar informações para outras empresas e fechar parcerias.
Não se esqueça de que a Internet é uma excelente ferramenta de busca, portanto, faça uma lista de especializadas na entrega de cestas básicas e visite sites, blogs e redes sociais para obter mais informações. Alguns sites disponibilizam comentários, então, procure ler alguns relatos para saber um pouco mais sobre o negócio e os produtos ofertados por ele.
8. Observe os valores da empresa
A comunicação mantida com a empresa fornecedora é um dos maiores indícios de que você está fazendo negócios com a pessoa errada. A demora para tirar dúvidas ou para enviar orçamentos, por exemplo, mostra a qualidade da instituição.
Quando a empresa é capaz de manter um tempo baixo de resposta, isso deixa claro que ela está realmente interessada em negociar e oferecer um serviço de qualidade. Se não existir esse comprometimento e essa preocupação, já saiba que o restante da logística também não funciona bem.
Ou seja, os valores da empresa não vão ao encontro do que você busca. Não se pode confiar em um negócio que tem esse tipo de atitude para entregar qualidade e pontualidade aos seus funcionários, concorda?
9. Avalie o desempenho do serviço
O serviço de logística dos fornecedores precisa ser avaliado, tendo em vista que o seu planejamento estratégico está em jogo, e lidar com atrasos pode gerar altos índices de insatisfação por parte dos seus colaboradores. Lembre-se de que o profissional já conta com o benefício em determinada data, por isso, o não cumprimento dos prazos estabelecidos pode gerar problemas para o seu negócio.
Questione a fornecedora se ela se preocupa em levar a cesta básica a domicílio ou entregar na empresa mesmo, a fim de comunicar isso aos funcionários e, assim, eles poderem se organizar melhor. Vale checar aspectos como a área de atendimento, a agilidade nos processos, o tempo de entrega das cestas, a pontualidade e demais fatores que determinam se a empresa presta um serviço de excelência ou não.
É importante buscar empresas de cesta básica que tenham um sistema tecnológico eficiente para lidar com a cadeia de suprimentos, utilizando o que há de mais moderno na rastreabilidade dos produtos e dando dinâmica à separação e expedição dos pedidos. Além disso, veja se a fornecedora dispõe da capacidade produtiva necessária para atender ao volume de funcionários que tem em seu estabelecimento.
10. Fortaleça o relacionamento com o fornecedor
Uma dica é sempre criar uma relação de confiança e cumplicidade com a empresa fornecedora. É muito importante que você compartilhe informações com ela.
Se você conhecer bem o modo como a logística da empresa funciona e ela souber algumas etapas da sua, certamente, vocês vão trabalhar de maneira mais harmônica, cumprindo prazos e entregando qualidade. Mas saiba que isso torna ainda mais necessário ser bastante criterioso na hora escolha da empresa fornecedora.
Mais que tudo, é preciso ter em mente que essa empresa não vai ser só mais uma a prestar serviço para você. Ela é uma verdadeira parceira. Ao entender esse ponto, você estará pronto para investir tempo e pontuar inúmeros critérios na escolha.
Para concluirmos, prefira uma empresa de cesta básica que preze pelas normas de segurança, meio ambiente e ofereça produtos que valham a pena serem distribuídos, com o intuito de motivar a sua equipe.
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