Como melhorar o relacionamento entre RH e funcionários?
Os profissionais da área sempre buscam ferramentas e estratégias para melhorar a gestão de pessoas, porém, algumas vezes, se esquecem de fortalecer o relacionamento entre RH e funcionários.
Essa aproximação é igualmente importante para a função, pois ela permite entender as necessidades e as preferências dos trabalhadores de modo a estabelecer estratégias mais certeiras, além de ser uma oportunidade de disseminar a cultura da empresa.
Se você percebe que os funcionários só buscam o setor de RH para solucionar problemas burocráticos, talvez seja o momento de investir em ações para melhorar o relacionamento entre esses públicos. A seguir, apresentaremos algumas sugestões. Acompanhe!
Incentive a visita aos departamentos da empresa
A área de RH tem papel estratégico dentro da organização e é responsável por diversas tarefas como recrutamento e seleção, planejamento de política de benefícios, organização de eventos internos e ações para motivação e engajamento dos colaboradores.
Diante disso, é bastante comum que os profissionais da equipe fiquem focados no trabalho e dificilmente saiam da sala durante o expediente, entretanto, é importante incentivar o relacionamento com funcionários de outras áreas. Planejar algumas visitas semanais a outros setores é uma forma de se aproximar e conhecer melhor os trabalhadores.
Abra espaço para que os funcionários tirem dúvidas
Geralmente, os colaboradores só procuram a equipe de RH para resolver questões burocráticas relacionadas a benefícios, folha de pagamento, horário ou alguma reclamação, não é mesmo? Contudo, esse relacionamento pode ser aprimorado com ações para facilitar a comunicação entre as áreas, o que contribui, inclusive, com a motivação do time.
Muitas empresas estabelecem canais para tirar dúvidas, receber sugestões e reclamações — demonstrando interesse em ouvir a opinião dos trabalhadores — o que contribui para a motivação e o engajamento interno, pois o funcionário percebe que sua opinião é valorizada.
Outra maneira de incentivar a comunicação entre as áreas é organizar pequenos eventos como coffee break ou rodas de conversas com o RH, assim os profissionais têm a oportunidade de esclarecer as dúvidas das equipes, identificar questões que afetam negativamente o ambiente de trabalho e também transmitir a cultura e os valores da empresa.
Utilize eventos para melhorar o relacionamento entre RH e funcionários
Em muitas empresas a área de RH é responsável por organizar eventos para o público interno, tais como comemoração de aniversários, datas temáticas e ações de bem-estar. São excelentes oportunidades para incentivar o relacionamento entre os colaboradores de diferentes setores.
Desse modo, após organizar o evento é importante que você ou sua equipe também participem dele, assim, além de interagir com outras pessoas, vocês conseguirão perceber qual foi a receptividade da ação, podendo identificar o que precisa ser aprimorado.
Faça a integração de novos funcionários
Fazer a integração de um colaborador recém-contratado é uma forma de adaptá-lo ao novo ambiente e às pessoas da empresa. Além disso, torna-se uma oportunidade de apresentar a equipe de RH e informar que eles estão ali para dar o suporte necessário a esse novo funcionário.
Se a integração se tornar uma rotina, a aproximação dos trabalhadores com a área de recursos humanos poderá ser facilitada.
É importante fortalecer o relacionamento entre RH e funcionários para gerar confiança entre os públicos e conseguir entender as reais necessidades deles, alcançando resultados satisfatórios com as ações planejadas.
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