?>
Gestão de Negócios

Saiba como montar uma equipe de logística

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Pela falta de mão de obra qualificada no mercado, montar uma boa equipe de logística no Brasil tem sido uma grande dificuldade. O precário investimento público em educação e recursos humanos faz com que, muitas vezes, os empreendimentos optem por soluções improvisadas que não atenderão às suas necessidades.

Dessa forma, encontrar bons parceiros para a sua empresa vem se tornando cada vez mais importante e, mesmo que os tempos no país estejam difíceis, com a cooperação as coisas podem melhorar.

Saiba agora como montar uma equipe de logística para a sua empresa. Continue lendo!

O setor de logística

Como uma área fundamental da gestão, a logística é responsável por promover recursos, informações e equipamentos necessários para o bom funcionamento de todo um negócio. Mesmo que alguns dados não indicam formalmente a existência de um setor próprio para executar tais funções, é notório que ela sempre está presente, seja de forma centralizada ou descentralizada.

Normalmente, as atividades relacionadas à logística compõem-se de quatro pontos principais: um sistema de gerenciamento e automação de depósitos, a gestão de transporte e distribuição de carga, administração empresarial integrada e o planejamento dos materiais necessários.

O profissional da área

É fundamental que as pessoas atuantes na área de logística tenham um conjunto multidisciplinar de conhecimentos com foco em aplicação prática. Além disso, elas precisam possuir um perfil correto para a atividade, sendo uma pessoa proativa, ter uma boa comunicação e ser organizada.

Contudo, não é difícil encontrar profissionais com formação mais genérica ou até mesmo de outras áreas de atuação no exercício das atividades logísticas. Porém, levando em conta a demanda por pessoas desse setor, algumas instituições de ensino disponibilizam cursos técnicos e de graduação com formações ligadas à logística, que, gradualmente, abastecem o mercado.

Capacitação técnica

As pessoas que optarem pela capacitação na área da logística têm competência para gerenciar e planejar instalações e operações nesse ramo, buscando sempre a implementação de planos de melhoria e diminuição de gastos em um nível operacional.

Assim, ele é treinado para observar e constatar situações variadas que poderão ocorrer ao longo do caminho.

Graduação em logística

Os técnicos ou analistas nessa área são as pessoas que cumpriram a carga horária exigida por meio de um curso de graduação e tornaram-se especialistas na função. Esses profissionais estão prontos para assumir um cargo gerencial na equipe de logística de uma empresa, ou ainda, atuar em ramos relacionados à pesquisa e ao desenvolvimento de métodos para a melhoria da logística.

A alternativa da terceirização

Se o empreendimento estiver interessado na terceirização, há boas alternativas no mercado, bem como se pode optar por outros meios, como os observados no mercado norte-americano: iniciativa de se contratar executivos por certo tempo, com propósitos estabelecidos anteriormente.

Ainda que se escolha a terceirização de toda a equipe de logística, é fundamental que o empresário selecione com cautela aqueles que vão compor o seu time no exercício das funções de cada tipo de empreendimento.

Portanto, é necessário sempre ter em mente que a função exercida deve ser integrada como um único processo, e não como a junção de atividades isoladas, visto que a desarticulação de departamentos promove entraves no fluxo de informações e materiais.

E aí, gostou do nosso texto sobre como montar uma equipe de logística? Deixe o seu comentário no post e compartilhe suas dúvidas e experiências!

 Publicado Por:
Vinicius Dias –  Marketing Digital

Compartilhe:
escrito por
Nobre Cestas
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x