Como motivar funcionário que reclama de tudo?
Sabe aquele funcionário que só reclama? Critica tudo e, em alguns casos, influencia até os que estão ao seu redor com indagações negativas sobre a empresa. Isso é péssimo e gera um clima tenso e nada propício para um ambiente produtivo de trabalho.
Mas como motivar funcionário insatisfeito? O que fazer para que ele não contamine os colegas e não venha a interferir na produtividade da empresa?
Para qualquer gestor, essa situação é muito delicada e requer análise e cuidado para ser solucionada. A seguir, confira algumas dicas do que pode ser feito para resolver o problema!
1. Avalie a situação
É muito comum ouvir a expressão “livre-se dele”. No entanto, essa não deve ser a primeira alternativa. Antes disso, outros fatores devem ser observados.
O correto é analisar a situação e saber se a insatisfação do colaborador têm sentido. Uma pessoa questionadora e desmotivada, muitas vezes, pode revelar algo na empresa que não vai bem e que pode ser melhorado.
O próprio gestor pode estar cometendo ações equivocadas em relação à administração. Exemplo disso seria um chefe centralizador e até mesmo injusto. Ou seja, você pode não estar se dando conta de atitudes ruins que toma.
Nessas situações, uma autoanálise do gestor é necessária. Isso pode ser um alerta para você mudar de estratégias para motivar funcionário.
2. Chame para uma conversa
Um bom líder é aquele que observa seus funcionários e percebe quando algo não vai bem com a rotina. Assim, a melhor atitude a ser tomada, ao se deparar com um funcionário desmotivado, é chamá-lo para uma conversa.
Isso deve ocorrer o mais rápido possível, tendo em vista que funcionários, quando estão nesse estágio da desmotivação, tendem a “contaminar” quem estiver por perto, como uma tentativa de ganhar força na sua insatisfação.
Chame a pessoa para conversar, demonstre interesse por seus questionamentos e procure estabelecer um acordo.
3. Dê feedback
Muitos motivos podem gerar insatisfação entre os colaboradores. Um deles é a falta de feedback da administração. Sem saber se seu trabalho está sendo bem executado, se está no caminho certo ou não, o funcionário pode se tornar acomodado e desmotivado, o que é péssimo para a produtividade.
O correto é o gestor dar retorno ao colaborador a respeito do trabalho feito. Assim, ele se sentirá mais útil no ambiente da empresa.
4. Valorize os bons resultados
Apontar falhas e pedir melhor rendimento não é o suficiente. Ao perceber que os resultados estão surgindo, valorize e ofereça recompensas. Demonstrar preocupação com os colaboradores é uma boa estratégia para os gestores que precisam encontrar uma forma para motivar funcionário.
5. Repreenda com educação
Muitas vezes, uma boa “puxada de orelha” pode surtir efeitos. Quando as reclamações não condizem com a realidade e a produtividade cai, a melhor coisa a fazer é repreender o comportamento incorreto. Assim, o funcionário vai cair na real e valorizar mais o trabalho.
Contudo, para que a ação seja efetiva, não saia aos gritos: ser educado faz toda a diferença e evita um mal-estar desnecessário.
6. Ofereça benefícios para motivar funcionário
Pode parecer que não, mas oferecer benefícios pode contribuir muito para a motivação e dedicação de cada colaborador. A cesta básica é um deles. Ao oferecer essa vantagem aos seus funcionários, a empresa demonstra um cuidado especial com a alimentação de cada um deles.
Na verdade, os benefícios aos colaboradores são formas indiretas da compensação total. É uma maneira de motivar os funcionários unindo forças e expectativas. Eles reconhecem e valorizam muito esse cuidado!
7. Demita
Muitas vezes, o que o funcionário realmente deseja é ser demitido. Após conversar francamente com seu colaborador, um gestor mais experiente consegue identificar esse tipo de anseio. Nesses casos, a melhor alternativa é demitir a pessoa antes que ela cause danos à produtividade da empresa.
Assim, se você não conseguir resultados positivos por meio de algumas conversas e o quadro se mantiver da mesma forma, a demissão é realmente a melhor solução, tanto para a empresa quanto para o colaborador.
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Publicado Por:
Vinicius Dias – Marketing Digital