Como o ambiente de trabalho afeta a produtividade?
Um bom líder deve ficar atento a qualquer fator que atrapalhe a produtividade de uma empresa. Algumas condições, em um ambiente de trabalho, podem interferir de maneira negativa no rendimento dos funcionários, fazendo com que percam o foco.
Como gestor, você tem essa preocupação? Será que está atento a essas influências? São detalhes que ao primeiro olhar parecem não fazer muita diferença, mas que somados podem contribuir para o sucesso de qualquer ambiente corporativo.
Confira os fatores que mais influenciam a produtividade de uma equipe!
Ambiente desorganizado
Um aspecto que influencia muito no astral e rendimento dos funcionários é a organização e limpeza do espaço no qual trabalham. Manter o local de trabalho limpo e organizado é um dos pré-requisitos para que tudo flua de maneira satisfatória.
Um ambiente onde se possa encontrar tudo que se deseja rapidamente, sem o incômodo de procurar algo, facilita o trabalho e evita alterações de humor.
Para que a ordem e organização se mantenham no ambiente de trabalho é essencial que todos cooperem — mantendo sempre tudo em seu devido lugar.
Comunicação ineficiente entre gestor e colaboradores
O gestor deve se manter sempre conectado com sua equipe. A comunicação entre chefia e funcionários é fundamental para que o trabalho flua normalmente.
É necessário que os colaboradores recebam todas as instruções, de determinado trabalho, detalhadas, como o tempo que deverá levar e de que forma devem executá-lo.
Fique atento a ruídos de comunicação que podem comprometer o trabalho e o dia a dia de sua equipe.
Problemas nas relações interpessoais
Em um ambiente corporativo, é muito saudável para a empresa que as pessoas se relacionem satisfatoriamente. Uma equipe que convive bem, tem mais motivação e foco para o trabalho.
É desejo de qualquer gestor um convívio saudável. Para isso, é necessário que exista diálogo e respeito no ambiente de trabalho. O líder é também responsável por manter esse ambiente favorável, intervindo sempre em qualquer situação de atrito entre funcionários.
Ambiente de trabalho barulhento
O excesso de ruído pode afetar a concentração e produtividade de muitos colaboradores de uma empresa — visto que alguns tipos de tarefas requerem foco sem interrupções.
Os atuais espaços de trabalhos, onde não há divisórias nem paredes — que têm por objetivo a interação interpessoal — podem interferir na produtividade de muitas pessoas. Esses ambientes apresentam altos níveis de ruído.
Converse e pense em soluções. Fones de ouvido com música, dias de home office, áreas em que o silêncio seja regra: tudo que colabore para concentração e produtividade das pessoas.
Iluminação ineficiente
É essencial, para um espaço saudável e produtivo, uma boa iluminação. Já é provado que ambientes escuros ou mal iluminados podem interferir negativamente na concentração dos funcionários, além de fazerem com que eles forcem a visão.
Muitas vezes, grande parte do cansaço apresentado por alguns colaboradores pode estar ligado a essa iluminação deficiente. O recomendável é o máximo aproveitamento da luz natural, que é a que traz mais conforto aos olhos.
Falta de feedback
Quem é que não deseja que seu time conquiste o máximo de produtividade? Só que, para isso, é necessário que haja o seu feedback — ou seja, dar um retorno do resultado do trabalho de cada um, elogiando ou criticando, mas dando sempre uma posição de como estão sendo os efeitos.
Isso é necessário para o crescimento e aprimoramento do trabalho — como vamos melhorar em algo do qual não sabemos se obtivemos sucesso. Muitas vezes os funcionários não melhoram por não saberem no que estão errando. Alguns talentos podem ser desperdiçados dessa forma. Fique atento!
E você, o que achou deste artigo. Viu como em várias situações o ambiente de trabalho pode atrapalhar a produtividade de uma equipe? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude seus amigos a manterem seus colaboradores produtivos e satisfeitos!