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Gestão de Pessoas

Como o ambiente de trabalho contribui na retenção de funcionários

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Você saberia dizer se seus colaboradores estão satisfeitos com o ambiente de trabalho? Sabia que a insatisfação pode levá-los a buscar outras experiências mais gratificantes? Pois é, reter funcionários é hoje uma das maiores preocupações das empresas.

De fato, as organizações estão cada vez mais investindo em um ambiente de trabalho descontraído, que resulte em funcionários satisfeitos, metas batidas e rendimentos a mil. No entanto, para isso, o gestor necessita de um feeling a mais, aliado a uma mudança de comportamento.

Essa situação pode ser facilmente resolvida se o gestor se aproximar do seu colaborador, tornando a distância entre eles menor. Assim saberá identificar seus anseios e necessidades. Veja como conseguir isso e trazer vantagens para ambos!

Manter-se o mais próximo possível de seus funcionários

A proximidade entre gestor e colaborador só contribui para um ambiente de trabalho harmônico e produtivo. Uma boa relação se constrói a partir do conhecimento do que ocorre na rotina diária. Um gestor inacessível não compreende as necessidades dos funcionários.

Por isso, é essencial que o gerente seja sensível a isso, se abra para ouvir sua equipe e busque entender seus anseios e opiniões.

Uma boa sugestão seria o gestor programar horários, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, para ouvir seus funcionários. Seria um canal para que eles expusessem alguma sugestão ou solicitação — dando a eles uma liberdade maior para expressar suas pretensões em relação à empresa.

Identificar problemas e buscar soluções

Com a proximidade estabelecida, é possível que o gestor identifique seus erros, acertos, necessidades e desejos. Dessa forma, serão mais práticas as tentativas de buscar as soluções adequadas para os casos que se apresentarem.

Por isso, não há nada mais eficaz do que solicitar a seus funcionários que apontem os problemas mais comuns no ambiente de trabalho. Afinal, o gestor não convive com eles, ele tem seu próprio ambiente; portanto, para saber o que se passa, ele precisa saber ouvi-los.

O gestor deve estar preparado para os problemas que virão à tona, que podem ser relacionados a várias questões, como alimentação, benefícios, temperatura ambiente, espaço físico, conforto, local para descanso, sistema computacional lento, dentre muitos outros.

Oferecer desafios

O bom profissional não se acomoda, é ávido por desafios em sua carreira — ele os encara como uma chance de aprendizado. Assim, se a empresa mantiver um ambiente cômodo, mantendo o profissional na zona de conforto, muitas vezes o encorajará a buscar novas experiências, que proporcionem essa adrenalina a mais na sua vida profissional.

No entanto, o administrador deve ficar ciente de que desafios devem ser pautados em indicadores palpáveis, para que eles sejam executados com chances de serem cumpridos. Do contrário, terão efeito negativo, sendo motivo de frustração para o funcionário.

Fazer o colaborador se sentir parte do negócio

Quando existe perspectiva em qualquer coisa que façamos, a motivação passa a ser bem maior, não é mesmo? Assim é também no trabalho, visto que quando o profissional vê um sentido maior para suas tarefas, passa a desempenhá-las com mais esforço e dedicação.

Quando a organização delega responsabilidades a seus colaboradores com atribuições que fazem a diferença para a empresa, ela está contribuindo para que eles se sintam valorizados. O empenho e a motivação dos funcionários, certamente, serão bem maiores.

Oferecer benefícios

Muitas empresas acreditam que oferecer um pacote de benefícios pode contribuir para a retenção de funcionários. De fato, esse é um grande atrativo e de forma nenhuma deve deixar de ser oferecido, no entanto ele precisa agradar a todos.

O aconselhável é que, antes de instituir um programa de benefícios, seja feita uma consulta para saber a opinião dos funcionários, visto que a ideia é satisfazer a todos e muitas vezes eles têm necessidades que não são percebidas.

Cesta básica, assistência médica, vale-alimentação, vale-cultura, plano odontológico e bolsas de estudo são alguns dos benefícios opcionais que as empresas podem oferecer a seus colaboradores.

Garantir uma comunicação clara e objetiva

A empresa que tem por objetivo um bom relacionamento com o colaborador precisa manter seus canais de comunicação eficazes — assim, não haverá margem para fofocas e mal-entendidos. Diante disso, é bom valorizar a comunicação “cara a cara”, principalmente entre gestores e funcionários.

Mas como esse diálogo pode ser estimulado? Simples, criando-se estratégias que possam tornar a conversa e o feedback mais frequentes entre líderes e liderados. Uma delas seria a criação de um espaço de relaxamento e descanso comum a todos— onde se otimizaria maior contato. Outra estratégia seria o uso de ferramentas de comunicação interna para assuntos do trabalho — como intranets.

Criar um ambiente agradável

Empresas bem-sucedidas investem em ambientes de descanso com uma série de atividades para seus colaboradores, com sala de jogos e espaços confortáveis para o bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho.

Algumas organizações, inclusive, disponibilizam para suas equipes sessões de ginástica laboral, que são realizadas no trabalho durante o expediente. Elas têm por objetivo manter a boa saúde e evitar algumas lesões que ocorrem por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

As sessões baseiam-se em alongamentos nas várias partes do corpo, como cabeça, tronco, membros superiores e membros inferiores e, geralmente, têm a duração de 10 a 15 minutos.

Atrair a nova geração

Com uma participação cada vez maior no mercado de trabalho, a geração Y — também conhecida como geração do milênio ou geração da internet — que tem como maior característica o engajamento com determinada causa, deve ser valorizada.

Para isso é importante que se crie uma infraestrutura adequada para ela. Uma das formas de atraí-la seria por meio de um plano de carreira no qual o funcionário possa vislumbrar possibilidades de crescimento.

Outra característica dessa geração é a facilidade que ela tem de mudar de emprego. Por isso, a empresa deve criar estratégias especiais para sua retenção, visto que são novos talentos em busca de desafios.

Você curtiu esses exemplos de como criar um ambiente de trabalho que contribua para a retenção de funcionários? Continue, então, com a sua visita em nosso blog e leia também esse outro artigo “Como motivar funcionário que reclama de tudo?”!

Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

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escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
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