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Gestão de Negócios

Como personalizar cestas de fim de ano para agradar diferentes perfis?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

O final de ano é um momento importante para as pessoas e, por isso, é muito comum a realização de confraternizações nas empresas. Trata-se também de uma oportunidade interessante para quem deseja presentear e incentivar os funcionários, de forma criativa e cativante.

Como você já deve imaginar, os próprios colaboradores já aguardam por benefícios diferenciados. Frustrar essa expectativa pode comprometer não só o engajamento do colaborador, mas a relação com a empresa. Assim, personalizar cestas de fim de ano é uma forma de surpreender, encantar e, ao mesmo tempo, entregar um presente útil.

Preparamos este artigo para que você conheça um pouco mais sobre as cestas de fim de ano e entenda suas vantagens!

Criar laços com os colaboradores nunca foi tão importante!

Os últimos anos foram muito desafiadores para as empresas. Não só pela pandemia causada pelo Covid-19, mas também por uma mudança de pensamento e por um avanço nos valores sociais.

Ainda que já se perceba um movimento das pessoas para seus antigos postos de trabalho, o home office continua existindo e, provavelmente, veio para mudar o pensamento de muitos negócios e seus respectivos colaboradores.

Se aproximar do colaborador e entender suas demandas, é fundamental. São eles que dão o rosto à sua empresa e que, na maioria das vezes, conhecem a fundo os produtos e serviços ofertados. Por que, então, esse aspecto é importante?

Marcas humanizadas e empregadoras têm mais resultados

Marcas humanizadas e que valorizam o employer branding conseguem se comunicar efetivamente com seu público interno e externo. Se antes isso era importante, agora se tornou fundamental!

Foi-se o tempo em que um presente de fim de ano representava apenas uma “lembrança”. Agora, essas ações carregam consigo muito mais significado e importância.

Mas, afinal, como personalizar uma cesta e agradar os diferentes perfis de funcionários? Existem alguns passos básicos para que esse processo tenha mais sucesso, sem que a economia e os valores da empresa sejam deixados de lado.

Quer demonstrar a gratidão da sua empresa por mais um ano de dedicação e aumentar o engajamento dos funcionários para os próximos 12 meses? Então, siga com a leitura!

Realize um breve levantamento das preferências dos funcionários

O primeiro passo para oferecer cestas personalizadas para seus colaboradores é saber quais são os produtos desejados por eles. O importante é fazer um levantamento sobre quais itens poderiam agradá-los e, da mesma forma, não trazer riscos à saúde de ninguém.

Você pode enviar uma pesquisa interna, com perguntas chaves e que vão definir suas escolhas. Muitas vezes, temos proximidade com os nossos colaboradores e colegas, mas não sabemos detalhes importantes das suas preferências. A pesquisa é uma estratégia interessante até mesmo para ter novas ideias.

Outra ação possível é também dividir as perguntas por setores, fazendo com que a cesta seja ainda mais personalizada. A seguir, veja algumas informações que precisam constar na sua pesquisa sobre o perfil dos funcionários:

  • idade;
  • número de colaboradores;
  • cargo;
  • produtos desejados;
  • gostos e preferências quanto às marcas;
  • alergias ou intolerâncias a determinados alimentos.

Além disso, você pode identificar necessidades específicas de acordo com a cultura organizacional da sua empresa.

Verifique a possibilidade de realizar uma demanda personalizada

Configurar ou personalizar cada cesta individualmente não seria viável, já que os custos seriam muito altos ou isso não seria aceito pelos fornecedores. Contudo, agora que você já fez um levantamento das preferências dos funcionários, pode escolher ou até mesmo sugerir produtos para a cesta de fim de ano de forma que ela fique personalizada para agradar a maioria.

Se 80% dos entrevistados disseram preferir o arroz da marca X, por exemplo, enquanto o somatório de todas as outras marcas mencionadas equivale a 20%, oferecer a cesta com o arroz da marca X é a escolha sensata para agradar seus funcionários.

Claro que esse é um exemplo simples. Ao personalizar a cesta, algumas questões mais delicadas podem surgir, como algum colaborador dizer que tem alergia à marca X.

Para esses casos, o recomendado é alertar o funcionário sobre os riscos de ingerir o produto e explicar para ele que essa foi a escolha da maioria. No entanto, um outro item que ele desejava foi o vencedor na preferência — sempre deixando claro que a cesta de fim de ano é uma forma de valorização e reconhecimento que visa beneficiar a todos, em conjunto.

Faça uma pesquisa de preços e melhores fornecedores

Pois bem, é chegada a hora de escolher o fornecedor da cesta de fim de ano da sua empresa. Nesse momento, você precisa ponderar quais oferecem um preço acessível e, ao mesmo tempo, são flexíveis quanto à personalização ou até ajudam nessa tarefa.

Mas, calma! Se os funcionários souberem que a cesta teve uma espécie de consultoria do fornecedor, isso não vai desvalorizar o presente. Muito pelo contrário, fará com que o colaborador se sinta especial ao ponto da empresa ir atrás de alguém que entende do assunto. Veja, a seguir, alguns 5 pontos que vão ajudar você a escolher o melhor fornecedor para sua cesta de fim de ano:

  • perfil do público: definido pelo levantamento das preferências dos funcionários, que citamos antes; é importante que o fornecedor tenha soluções alinhadas ao perfil do público;
  • budget: identifique quanto a empresa poderá investir nas cestas de fim de ano e se o orçamento do fornecedor é compatível;
  • fornecedor ideal: essa pesquisa envolve alguns fatores que ajudam a encontrar aquele que atende às necessidades da sua empresa, como: reconhecimento no mercado, crescimento ao longo do tempo, atendimento personalizado, profissionais capacitados, estrutura técnica, se realiza testes para seleção dos produtos, é pontual na entrega etc.;
  • mix de produtos: no caso de uma cesta personalizada, é importante que o fornecedor seja flexível na montagem e escolha dos produtos; assim, veja se ele permite a troca, inclusão e retirada ou até mesmo a completa montagem da sua cesta;
  • entrega: por último, veja se o fornecedor pode entregar no horário e local convenientes para sua empresa.

Escolha a decoração adequada das cestas, de acordo com os perfis diagnosticados

A principal vantagem de uma cesta de fim de ano é que ela presenteia com itens que, muito provavelmente, o funcionário não poderia comprar — como um espumante para brindar a data com a família, por exemplo.

Mas, nem sempre este é o contexto. Algumas vezes, a cesta só vem para deixar a mesa do seu colaborador ainda mais rica e diversificada. Afinal, quem não gosta de ganhar este tipo de presente?

Mesmo que você oferecesse um vale-presente de R$ 100,00, a chance de ele ser gasto em produtos de primeira necessidade é grande. Assim, a data não teria um grande impacto e não transmitiria a mesma emoção para toda a família do colaborador.

Confira algumas dicas para incrementar ainda mais a sua cesta!

Pense na logística da entrega

Seus colaboradores estão atuando de home office ou continuam presencialmente na sua empresa? Você pode definir um dia para que eles recebam a cesta no escritório ou para que o presente seja entregue em casa. É interessante, também, disponibilizar as duas opções.

Ter um planejamento para a entrega é muito importante para que ninguém fique sem a sua lembrança do fim de ano e para que a logística não atrapalhe a sua operação. Além disso, um estudo de viabilidade vai fazer com que este processo seja mais barato e prático.

Crie, junto com o fornecedor, uma decoração

Assim, fica clara a importância de uma decoração que valorize a cesta e faça com que o funcionário perceba o esforço do RH em oferecer um momento especial para ele. A fim de atingir esse objetivo, seu levantamento sobre as preferências dos colaboradores é de grande valia para diagnosticar os perfis e compreender seus gostos.

Portanto, você pode incluir entre as perguntas qual é a cor preferida do entrevistado ou quais imagens remetem à alegria, por exemplo. Se você perceber uma tendência nas respostas, basta segui-la. Caso as declarações sejam muito diferentes, pode agregar itens para que todos identifiquem símbolos relacionados à emoção das festas de final de ano.

Elabore uma mensagem especial

Quais são os objetivos da sua empresa para 2022? Como vocês estão trabalhando os valores do negócio e como os colaboradores estão envolvidos nas ações? Pensar em uma mensagem de fim de ano pode parecer simples, mas é sempre um desafio colocar aspectos tão complexos e importantes no papel.

Um texto positivo, pode ajudar com que a mensagem seja entendida por seu colaborador com mais efetividade. É importante que ele se sinta parte do todo, afinal é peça importante para o funcionamento do negócio.

Tenha em mente que o objetivo é surpreender e encantar cada um dos seus funcionários. Ou seja, fazer com que eles sejam impactados pela decoração externa e tenham uma sensação deliciosa ao abrir a cesta e descobrir o que tem dentro.

Como você viu, oferecer um presente customizado e útil para seus colaboradores não é uma tarefa difícil. Basta seguir os passos deste texto e eles serão surpreendidos com uma gratificação que agrada a todos os perfis!

Gostou deste artigo? Já definiu como vai personalizar cestas de fim de ano da sua empresa? Então, conheças as categorias e tipos de cesta que temos, para montarmos juntos um kit de acordo com as preferências dos seus funcionários!

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escrito por
Vinicius Cabral
Especialista em Marketing Digital
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