?>
Educação Executiva

Como ser líder em meio à pandemia

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A pandemia do COVID-19 pegou todos de surpresa. As empresas foram obrigadas a se adaptar a novas realidades e o conceito de liderança na pandemia se modificou.

Os gestores precisam estar preparados para liderar sua equipe nesse momento complicado.

Para isso, é ideal estar aberto a novas maneiras de trabalhar e de se comunicar com as equipes e os clientes.

No texto a seguir você vai ler sobre os desafios que a pandemia trouxe para o meio empreendedor, maneiras de engajar sua equipe no home office e dicas de como ser um líder melhor nesse contexto em que estamos vivendo.

Continue a leitura para ter as informações necessárias e passar por esse momento de forma mais segura.

Os desafios da pandemia

As tecnologias já promoviam mudanças organizacionais importantes em todas as empresas.

No momento atual, essas modificações se unem às medidas de distanciamento social essenciais para o bem-estar e a saúde de todos.

Nessa realidade, o gestor tem que se esforçar para manter as dinâmicas produtivas equilibradas. 

Para isso, os gestores devem dar todas as condições para os funcionários poderem trabalhar em regime de home office.

Saiba mais sobre os desafios que a pandemia traz para o trabalho a seguir.

Manter uma comunicação eficiente

A corretora de seguros em Curitiba não pode mais operar presencialmente, mas o trabalho não pode parar.

Esse fato demanda uma nova dinâmica de comunicação, tanto interna, quanto externa.

É hora de repensar as formas de organizar a comunicação entre os funcionários. Afinal, o regime de home office muda as condições de trabalho.

Leve em consideração as outras obrigações diárias dos funcionários, como cuidar da casa e dos filhos. Não ultrapasse as rotinas cotidianas de cada um. Trabalho excessivo nesse momento só vai trazer mais cansaço e desânimo para todos.

Isso também vale para você, líder da empresa. Se você dedicar todo o tempo do seu dia exclusivamente para o trabalho, não sobrará período para você cuidar de outros assuntos tão importantes quanto a sua atividade profissional.

Ter objetivos coerentes

É natural que empresas de automação industrial no Rio de Janeiro desejem manter o mesmo nível de produção, apesar da pandemia.

Mas, é preciso ter em mente que todas as dinâmicas sociais mudaram. O prejuízo que você pode ter hoje é a prosperidade de amanhã. 

Defina objetivos e metas coerentes com a realidade e evite excesso de trabalho para sua equipe.

Não é hora de dobrar metas ou definir objetivos grandiosos. Mantenha-se realista e se esforce para manter o regime normal de trabalho.

Peça feedbacks

Esteja sempre atento ao comportamento da sua equipe e do seu público. Os feedbacks deles são a bússola da sua atuação profissional.

Se as empresas de administração de condominios estão recebendo muitas reclamações de moradores ou de funcionários, é sinal de que a comunicação não está funcionando como deveria.

O papel de todo líder é se comunicar ativamente com todos os setores para continuar oferecendo o melhor produto ou serviço possível.

Caso as entregas estejam atrasadas, por exemplo, procure explicar para seus clientes. O pior a se fazer no momento é ignorar críticas e deixar a clientela no escuro.

Como engajar seus funcionários no home office

De acordo com uma pesquisa de março de 2020 realizada com 800 líderes de recursos humanos ao redor do globo, 88% das empresas adotaram o home office durante a pandemia.

Essa taxa é de 43% no Brasil, sendo que em 2018 apenas 5,2% dos trabalhadores brasileiros atuavam em casa, segundo o IBGE.

Como adaptar todas as operações produtivas para o ambiente doméstico? Aprenda como fazer isso nos tópicos a seguir.

Contato face a face

O regime de home office impede que todos os membros de uma mao de obra terceirizada em fortaleza tenham contato presencial.

Desse modo, reformular as medidas de comunicação é vital para que a empresa funcione normalmente.

Use os aplicativos de comunicação, como Facebook Messenger e WhatsApp, para agilizar os processos do dia a dia.

É importante ter bom senso e saber acionar os funcionários em horários convenientes para eles. 

Controle de produtividade

Suponha que na pandemia um despachante florianópolis esteja passando por um momento de baixa nos negócios.

Não é fácil controlar a produtividade no contexto da pandemia. Existem muitas variáveis que podem afetar o trabalho, como:

  • Problemas familiares;
  • Problemas financeiros;
  • Diminuição do número de clientes;
  • Falta de insumos.

Você, como líder, tem que saber como lidar com essa situação para evitar que a empresa entre em uma crise mais profunda.

A pandemia é uma realidade muito nova. Por isso, os empreendedores ainda estão descobrindo como avaliar a produtividade de maneira satisfatória à distância.

Reuniões frequentes

Para garantir que tudo está correndo como deveria, procure aumentar a frequência das reuniões.

Dessa forma, você terá mais contato com os colaboradores e mais acesso a informações essenciais para o funcionamento do negócio.

Plano de ação para a COVID-19

Todo bom líder precisa manter sua equipe informada sobre a pandemia. Apresente um plano de ação para a COVID-19 como forma de tentar tranquilizar os funcionários.

Uma boa alternativa é oferecer um plano de saude individual porto seguro para eles. Assim, as pessoas se sentirão mais seguras e mais motivadas para o trabalho.

Não finja que não tem nada acontecendo. Reconheça as dificuldades e converse abertamente sobre o que todos estão vivendo, para mostrar que você se importa com o bem-estar de todos os envolvidos.

Personalização da gestão

Entre os gastos para abrir uma empresa está a previsão de situações em que trabalhadores não possam exercer suas funções plenamente.

A pandemia aumenta a possibilidade desse tipo de ocorrência.

Em uma distribuidora de produtos profissionais para cabeleireiros,por exemplo, parte da equipe administrativa está trabalhando de casa. No entanto, alguns funcionários têm filhos, e por isso precisam dividir seu tempo em casa. Outros estão em um processo de adaptação mais lento do que seus colegas. 

Quando isso acontecer, o que fazer?

É possível que você tenha que flexibilizar o ritmo de trabalho de acordo com as necessidades de cada um. 

Não hesite em falar com seus colaboradores e encontrar a melhor forma de adequar as atividades diárias. 

Como ser um bom líder na pandemia?

É natural estar se sentindo inseguro no contexto pelo qual passamos. Afinal, são muitas mudanças simultâneas e muitas incertezas.

Administrar produtividade, lucratividade e vida pessoal pode ser um desafio tremendo.

Confira a seguir dicas para se sair bem nessas áreas.

Informe-se

Um líder de verdade está sempre se informando para analisar as melhores maneiras de atender à sua equipe e a seus clientes.

A pandemia acarreta mudanças drásticas a todo momento. Procure sempre se manter informado para acompanhá-las.

As informações de fontes seguras são ferramentas para gerir sua empresa de forma adequada.

Adapte-se às mudanças

Realizar mudanças estruturais nas empresas é essencial nesse momento. Não tente operar normalmente, pois isso vai trazer consequências muito graves a curto e longo prazo.

Esteja aberto a novas ideias. Não hesite em ousar. O mercado continua sendo dominado pelas empresas que apresentam diferenciais para seus clientes.

Seja compreensivo

Como já foi dito acima, estamos em um período que exige muita sensibilidade. Seja compreensivo com seus colaboradores.

Afinal, uma empresa não existe sem uma equipe saudável. Se os trabalhadores estão passando por problemas, isso se refletirá no desempenho deles.

Caso você precise trabalhar em regime presencial, certifique-se de que todos os protocolos de segurança sejam seguidos. A instalação de climatizador e ar condicionado pode também ser necessário para garantir a circulação de ar. A saúde de todos é determinante para uma boa produtividade.

Cuide de si mesmo

Um líder precisa estar bem para fazer uma boa liderança. Não se cobre tanto, procure manter a calma e o foco.

A busca pelo equilíbrio fará diferença na dinâmica de produção da empresa e os resultados refletirão isso.

Não é fácil estar à frente de tantas pessoas que dependem das suas decisões. Para não ficar sobrecarregado, sempre procure pedir auxílio de sócios e funcionários.

Você não precisa tomar todas as decisões sozinho, afinal de contas. Empreender é cooperar.

Use computação em nuvem

Às vezes, se limitar às ferramentas de comunicação mais comuns não é a melhor opção. Atualmente, existem muitas opções que usam a computação em nuvem.

Essa forma de armazenamento facilita o acesso a documentos de vários tipos. Pode ser uma boa solução para agilizar a comunicação à distância com todos os membros da empresa.

Tenha a garantia de que todos saibam usar essas plataformas, caso não saibam, forneça treinamentos e capacitações.

Novas realidades, novas soluções

Todo o mundo está passando por uma situação inédita há séculos. Os efeitos da pandemia do COVID-19 ultrapassam barreiras geográficas e sociais.

No entanto, é importante manter a calma nesse momento, apesar de tudo.

Se há uma nova realidade no horizonte, há novas soluções sendo desenvolvidas nesse exato momento.

Mantenha-se informado e você será capaz de tomar as melhores decisões para seu time de colaboradores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe:
escrito por
Estela Lima
Estela Lima é formada em jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e possui experiência em assessoria de imprensa e assessoria digital. Atualmente trabalha como redatora e assessora do blog Business Connection, escrevendo sobre diversos assuntos do mundo dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado