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Gestão de Pessoas

Descubra agora a importância do comportamento organizacional nas empresas

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Um dos principais objetivos dos gestores é garantir o rendimento da sua empresa e, assim, obter o crescimento do negócio diante da concorrência. Dessa forma, muitos destinam esforços na implementação de ferramentas tecnológicas e na qualificação do seu time de colaboradores.

No entanto, a falta de um estudo específico sobre a demanda interna da sua instituição pode fazer muita diferença nos resultados finais de produtividade. Tendo isso em mente, é possível destacar que o desenvolvimento de estratégias, como o comportamento organizacional, podem fazer toda a diferença.

Esse conceito, na prática, é o conjunto de atitudes utilizadas pelos funcionários de uma companhia, no âmbito corporativo, as quais são baseadas em seus costumes. Dessa forma, poderá ser analisado como as pessoas se comportam, considerando sua interação com o local de trabalho.

Para melhor estudá-lo, alguns fatores devem ser observados, como os índices de rotatividade e produtividade, entre outros capazes de indicar a eficácia (ou não) da empresa. Diante da importância do tema, fizemos este post. Fique conosco para entender melhor!

O que é o comportamento organizacional?

Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre o que vem a ser o termo “comportamento organizacional” dentro de uma empresa. Basicamente, é tido como um modo de estudo e análise de condutas, tanto individuais quanto coletivas, entre líderes e colaboradores, bem como suas implicações no ambiente de trabalho, tendo a finalidade de identificar como as pessoas podem ser mais produtivas.

Baseia-se no entendimento e diagnóstico das necessidades das equipes, dos colaboradores individualmente e de todos os setores da empresa. Seu principal objetivo é validar as condições necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos internos, dispondo do uso de técnicas e estratégias para estimular a motivação e engajamento dos membros em prol dos objetivos e metas estipulados pela gestão.

Sendo assim, o comportamento organizacional gira em torno de tudo aquilo que é relevante para estimular o sucesso do negócio, por meio da estruturação de um ambiente harmonioso em que os funcionários possam desempenhar as suas funções com tranquilidade e segurança.

Como esse comportamento é definido?

O comportamento organizacional pode ser definido tendo como base alguns conceitos fundamentais que compõem as características naturais dos membros e da organização. São eles:

  • comportamento motivado;
  • definições holísticas;
  • características individuais;
  • dignidade humana;
  • valores;
  • interesses e necessidades;
  • e vários outros aspectos.

Qual a importância do comportamento organizacional nas empresas?

Por meio do estudo do comportamento organizacional nas empresas, é possível melhorar a produtividade, estimular os resultados, reduzir o turnover, aumentar a motivação e avaliar o caminho para o crescimento da companhia. Além disso, essa análise do comportamento organizacional nas empresas torna as ações mais qualificadas, otimizando os processos delas.

Para isso, a empresa deve elaborar uma política de valorização de seus funcionários, gerando um comportamento cada vez mais positivo. Outro ponto é que, a partir desse conhecimento, certos problemas podem ser evitados, o que contribui para o desenvolvimento de métodos para alcançar resultados positivos, melhorando a comunicação e o entrosamento entre empregadores e empregados.

Como ajuda a melhorar o desempenho na empresa?

Agora que você tem uma melhor noção sobre o que é o comportamento organizacional e qual a sua importância para o sucesso de uma empresa, é fundamental especificarmos como essa estratégia pode contribuir para o desempenho da corporação. Podemos começar salientando que os empreendimentos que não possuem uma política focada nesse objetivo podem acabar tornando suas estratégias e ações internas mal sucedidas.

Isso porque os planos e projetos devem ser pensados levando em conta a característica do seu time e do perfil de profissionais da sua empresa, para que alcancem, de fato, os resultados esperados. O estudo sobre o comportamento organizacional permite aproximar o setor administrativo das equipes de trabalhadores, de modo a entender suas demandas, bem como maneiras de pensar e agir.

Além disso, pode propor soluções e metas que possam estimular a proatividade e o engajamento de todos os profissionais. Sendo assim, empresas que negligenciam esse tema acabam perdendo grandes oportunidades de fazer o seu negócio crescer, podendo, como consequência, sofrer a estagnação das atividades internas.

 

O comportamento organizacional nas empresas é o conjunto de atitudes praticadas pelos funcionários de uma companhia, no âmbito corporativo, as quais são baseadas em seus costumes. Dessa forma, poderá ser analisado como as pessoas se comportam, considerando sua interação com o local de trabalho.

Para melhor estudá-lo, alguns fatores devem ser observados, como os índices de rotatividade e produtividade, entre outros capazes de indicar a eficácia (ou não) da empresa.

Diante da importância do tema, fizemos este post. Fique conosco para entender mais!

A importância do comportamento organizacional nas empresas

Por meio do estudo do comportamento organizacional nas empresas, é possível melhorar a produtividade, estimular os resultados, reduzir o turnover, aumentar a motivação e avaliar o caminho para o crescimento da companhia.

Além disso, essa análise do comportamento organizacional nas empresas torna as ações mais qualificadas, otimizando os processos delas. Para isso, a empresa deve elaborar uma política de valorização de seus funcionários, gerando um comportamento cada vez mais positivo.

Outro ponto é que, a partir desse conhecimento, certos problemas podem ser evitados, o que contribui para o desenvolvimento de métodos para alcançar resultados positivos e melhorar a comunicação e o entrosamento entre empregadores e empregados.

Tipos de comportamento organizacional

Controlador

É aquele em que o profissional tende a ter controle gerencial, tendo impactos diferentes. Assim, o funcionário pode ser fiel seguidor de normas e regulamentos, sendo rígido e com pouca autonomia. Normalmente, não é o tipo de pessoa adepta a mudanças.

Por sua vez, há também o controlador voltado ao resultado. Ele sempre quer ver resultados, cobrando isso de si mesmo e de sua equipe. É bem presente em ambientes hostis, com a avaliação do funcionário por seu desempenho e resultados.

Responsável

É um dos comportamentos mais desejados pelas empresas, pois o colaborador tem postura de assumir compromissos administrativos e cumpri-los, além de executar todas as obrigações e tarefas que lhe são indicadas, no prazo determinado.

O funcionário tem iniciativa, é proativo, age conforme os objetivos da empresa e termina todas as demandas definidas.

Ético

Ter ética é essencial em todos os setores da sociedade. Nas empresas não é diferente. O funcionário deve observar os princípios morais que orientam o trabalho de uma organização.

Ele precisa agir com responsabilidade, integridade, retidão, respeito ao trabalho dos colegas, equidade e capacidade de reconhecer erros. Ainda, ser ético é cumprir, à risca, todas as tarefas profissionais, obedecendo o padrão que a empresa determinou.

Perseguidor

Esse é um tipo de comportamento destrutivo para as empresas. Isso porque o funcionário importuna e assedia outro, a fim de constrangê-lo, seja por palavras ofensivas ou palavrões, seja por chamar atenção em público.

O perseguidor pode destruir o desempenho e a produtividade no setor de trabalho, bem como gerar problemas de saúde, como depressão e estresse.

Assim, quando se sentirem encurralados, os demais colaboradores devem relatar as situações de assédio aos seus superiores. Quando for o caso, um advogado pode ser procurado para que as devidas providências sejam tomadas.

Processo de avaliação do comportamento organizacional nas empresas

O processo de avaliação do comportamento organizacional nas empresas analisa alguns níveis: individual, grupal e empresarial.

O nível individual considera o perfil do funcionário e sua personalidade e características pessoais, tais como seu modo de trabalhar e desempenhar suas tarefas diárias. Além disso, seu rendimento e sua produtividade são levados em conta, bem como o desempenho de suas funções. Nesse nível, são examinadas competências e habilidades próprias, as quais podem ser desenvolvidas, assim como as motivações do funcionário, que o levam a cumprir seu trabalho com maior excelência.

Por sua vez, o nível grupal diz respeito aos setores e áreas que constituem uma empresa, em especial sobre as relações entre os funcionários e os processos de comunicação, para saber a eficiência e se é necessário melhorá-los. Tudo isso visa tornar o grupo mais unido e eficiente.

Por fim, tem-se o nível empresarial, que trata da estrutura, dos valores e da cultura organizacional, examinando as regras e o ambiente de trabalho.

Ferramentas de avaliação

Para verificar como está o comportamento organizacional nas empresas, podem ser utilizadas ferramentas de avaliação. Veja algumas delas!

Avaliação 360 graus

É uma avaliação completa de um colaborador, por analisar diferentes pontos de vista sobre ele, coletando a opinião de empregadores, funcionários, clientes e colegas de trabalho. Logo, esse profissional vai ser analisado de forma mais holística.

Essa avaliação deve ser conduzida por um profissional de RH e feita de uma forma discreta, para que quem for ouvido não tenha medo de falar o que realmente acha sobre uma pessoa.

Autofeedback

Para avaliar um grupo de trabalho, o autofeedback é ideal para que os profissionais de RH tenham uma visão mais abrangente sobre suas tarefas e seu relacionamento.

Esse tipo de avaliação é dividida em duas partes, sendo a primeira aquela em que o funcionário fala de si mesmo, apresentando seus pontos fracos e fortes. Já na segunda parte, o empregador vai responder um questionário sobre os pontos fracos e fortes de um funcionário específico.

Estudando esses dois pontos de vista, o indivíduo ficará ciente sobre suas habilidades e competências, assim como suas deficiências. Dessa forma, ele poderá melhorar seu desempenho profissional.

Pesquisa de satisfação com o cliente

É uma avaliação feita pelos clientes que já foram atendidos, por meio de uma pesquisa que mede o grau de sua satisfação.

Tal pesquisa pode ser objetiva ou subjetiva, identificando pontos como a abordagem inicial, conhecimento técnico do atendente e atenção recebida. Nesse caso, as falhas do atendimento vão ser reconhecidas, a fim de serem corrigidas.

Avaliação do superior hierárquico

Essa avaliação pauta-se somente na opinião do chefe, que vai considerar comprometimento, conhecimento técnico, honestidade e espírito de equipe.

A grande desvantagem da avaliação do superior é a insegurança para tomada de decisões, pois seu conteúdo é prejudicado pelo relacionamento ruim entre líderes e liderados, além da falta de compreensão do gestor diante dos funcionários.

Como se pode observar, o comportamento organizacional nas empresas é muito importante para seu crescimento. Isso porque, a partir dele, consegue-se manter um ambiente mais saudável e produtivo. Ademais, é possível fortalecer a comunicação entre líderes e liderados, auxiliando a gestão de pessoas e a redução do turnover. Logo, entender esse comportamento é adquirir as informações necessárias para que a empresa ganhe mercado.

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escrito por
Vinicius Cabral
Especialista em Marketing Digital
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