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Gestão de Negócios

Comunicação interna: saiba como estreitar os laços na empresa

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Informações distorcidas, falta de entrosamento entre os colaboradores, falhas processuais, erros de execução e inúmeros outros problemas são decorrentes de uma comunicação interna ineficiente. Manter um sistema de comunicação objetivo e conciso entre líderes e funcionários é fundamental para direcionar as ações, traçar estratégias assertivas, estreitar os laços organizacionais e ajudar na geração de resultados para o negócio.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de como estreitar os laços na empresa por meio de uma comunicação interna eficiente. Acompanhe!

Entenda a importância de uma comunicação interna eficiente

Manter a equipe motivada e alinhada com os objetivos da empresa se torna um grande desafio, principalmente quando cada funcionário tem suas próprias pretensões dentro da organização. Ou seja, alguns almejam reconhecimento, outros, aumento de salário e há aqueles que procuram por benefícios corporativos — como parcerias com universidades, auxílio creche, assistência médica e odontológica e tantos outros.

Por isso, é essencial entender a importância de uma comunicação interna eficiente. Segundo levantamento realizado pela Love Mondays — comunidade on-line de carreiras — para avaliar a satisfação dos colaboradores, realizado com 3365 opiniões de usuários que acessam o portal, entre as principais reivindicações corporativas de funcionários aos seus líderes está a comunicação (765) e o reconhecimento (368), seguido de melhores salários (368) e maior transparência (256).

Reconheça os esforços de seus colaboradores

Reconhecer o esforço de um funcionário para executar suas atividades diárias é o primeiro passo para manter a equipe motivada e estimulada a fazer muito mais. O capital humano de uma empresa é o fator de maior importância e deve ser dada total atenção.

Reconhecer não é meramente pagar um benefício. Está bem longe disso! O reconhecimento é saber identificar quando o funcionário está fazendo algo muito bom pela organização e parabenizá-lo, estimulando a fazer cada vez mais e melhor. Oferecer um benefício por si só não garante motivação. O reconhecimento tem seu valor como uma iniciativa que estimula.

Além disso, empresas estão investindo nos chamados benefícios flexíveis e personalizados para motivar os funcionários. Ou seja, o funcionário passa a escolher o benefício que deseja, dentro das opções oferecidas pela empresa, conforme seu perfil, estilo de vida e necessidade. Essa estratégia de recompensa contribui para a redução da rotatividade interna e para atrair novos talentos para a empresa.

Ofereça perspectivas de trabalho

É importante criar estímulos para envolver os colaboradores com os objetivos da empresa, elevando o nível de satisfação e comprometimento de cada um para o alcance de melhores resultados. Oferecer oportunidades de crescimento para colaboradores é um dos itens mais importantes dentro de uma organização.

Quando uma empresa cresce, o colaborador também quer crescer. E quando organizações deixam de demonstrar para seus funcionários os bons resultados de seu trabalho, o crescimento que tiveram e a contribuição dos seus esforços para o alcance dos objetivos, elas acabam perdendo talentos e retendo pessoas desmotivadas, que não estão satisfeitas com suas tarefas.

Na falta de perspectiva de crescimento dentro da organização, o profissional troca de empresa, muitas vezes até para ganhar menos. E isso não significa uma desvantagem, pois num outro ponto de vista seria “ter que pagar um preço necessário para poder crescer”, ou seja, ter uma oportunidade de reconhecimento do seu trabalho por meio de uma promoção ou de uma posição melhor dentro de outra organização.

Torne o trabalho interessante e a equipe engajada com uma boa comunicação Interna

Satisfação e engajamento dos colaboradores não são a mesma coisa. Você pode ter um funcionário que adora a empresa, tem um ótimo relacionamento com a equipe e uma boa remuneração, porém não está engajado com as atividades da organização e, por isso, acha o trabalho extremamente tedioso.

Esse tipo de situação se estabelece em empresas altamente burocráticas, onde os funcionários não têm qualquer tipo de liberdade em opinar, dar sugestões ou mesmo participar do crescimento da companhia. Incentivar o pensamento criativo e desencorajar aquela mentalidade de que é preciso cumprir o horário calado é a melhor forma de engajar o time e ter trabalhadores mais felizes com as funções que desempenham.

Além disso, funcionários se sentem mais motivados quando participam das decisões e fazem parte do crescimento da organização.

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escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
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