?>
Gestão de Negócios

Conheça 5 atividades de team building para empresas

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Na área de RH, as atribuições vão muito além de ter um bom processo de recrutamento e seleção de pessoas. Entre outros pontos, também é preciso pensar em formas de integrar a equipe. Nesse sentido, você já ouviu falar em atividades de team building para empresas?

Basicamente, o conceito de team building consiste em uma técnica estratégica para fomentar o bom e velho espírito de equipe — o que pode aumentar a motivação dos colaboradores, criar vínculos de amizade, potencializar a criatividade e melhorar a comunicação entre os setores.

Para que você entenda melhor o assunto, neste artigo, separamos 5 atividades de team building que podem ajudar a otimizar a rotina empresarial. Confira!

1. Desenvolva dinâmicas que gerem engajamento

A fim de produzir bons resultados e fazer com que a empresa conquiste seus objetivos, os colaboradores precisam estar entrosados uns com os outros. As dinâmicas de grupo não devem ser uma exclusividade do processo seletivo e são muito bem-vindas em qualquer estágio dentro da organização.

Tendo isso em vista, pense em jogos que unam as pessoas em torno de um objetivo, de modo a resolver problemas que podem ser atribuídos ao dia a dia dos trabalhadores. Pode-se aplicar desafios como um “escape room”, em que os colaboradores precisam ter espírito de equipe se quiserem vencer o jogo.

2. Acrescente atividades esportivas ao calendário

Lidar com várias responsabilidades diariamente é algo que exige muito do cérebro, o que pode gerar estresse no trabalho e, consequentemente, possíveis problemas de saúde. A melhor forma de lidar com isso é influenciar os funcionários a terem práticas saudáveis, sendo que oferecer atividades físicas é uma boa saída para isso.

Colocar tarefas esportivas no calendário da empresa é uma maneira eficaz de reduzir o índice de faltas por questões de saúde e ainda de produzir bem-estar entre os setores. Sendo assim, seria interessante organizar campeonatos de futebol, de basquete ou de vôlei, entre outros esportes que proporcionem satisfação com o ambiente de trabalho.

3. Ofereça workshops de vários assuntos

Uma boa gestão de pessoas não está relacionada a só buscar excelentes colaboradores para desempenharem um papel de excelência em suas funções, mas também tem a ver com conhecê-los melhor e gerar pontos de conexão com a equipe. Colocar atividades de team building para empresas que valorizam os gostos dos funcionários é algo que traz ótimos resultados.

Você pode aproveitar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), por exemplo, e colocar, no cronograma, workshops com assuntos diversos que incentivem uma sinergia entre as pessoas. Oficinas de desenvolvimento de aptidões — tais como aulas de teatro, de gastronomia, de dança etc. — também têm um bom engajamento.

4. Promova ações solidárias

Por mais que o nosso país tenha adversidades e a nossa rotina seja desgastante, muitas vezes, quando nos unimos em torno de uma causa humanitária, a energia que emana de encontros assim é fantástica. Por isso, incentivar ações beneficentes se torna uma ótima forma de integrar as equipes, além de fazer o bem para o próximo.

Escolha uma ONG e busque parcerias para realizar eventos em que todos possam colaborar, como montagem de uma biblioteca comunitária, entrega de cestas básicas, arrecadação de brinquedos e assim por diante. Por mais simples que sejam, boas ações fazem com que as pessoas mudem de alguma maneira, e isso reflete positivamente no trabalho.

5. Organize comemorações com a equipe

Claro que as comemorações entre os setores não podem faltar, pois essa é uma forma de dizer que a empresa quer manter um bom clima organizacional e valorizar a vida pessoal de cada um. Nesse sentido, as viagens de incentivo são excelentes para que todos se conheçam melhor, possam se divertir e tragam experiências inesquecíveis na bagagem.

Além disso, comemorações como cafés da manhã, almoços, festas temáticas e demais tipos de interações podem ser benéficas para proporcionar um ambiente de alegria e estimular a comunicação entre os setores. O famoso happy hour também tem seu valor, pois é um momento de descontração que estreita laços de amizade e confiança.

Portanto, reveja como estão os processos no RH para motivar os colaboradores e considere incorporar atividades de team building para empresas no seu planejamento, pois essa é uma estratégia que pode ter como resultado a alta produtividade que você tanto almeja.

Curtiu este post? Aproveite que está aqui e aprenda como fazer um teste comportamental em 4 etapas!

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado