O que é cultura de aprendizagem e como aplicá-la na organização?
Para se dar bem no mercado de serviços e garantir uma boa posição frente aos seus concorrentes é preciso estar em constante evolução, de modo a implementar novas ferramentas de trabalho e investir na capacitação dos colaboradores.
Isso porque essa medida garante que o seu negócio esteja antenado nas novidades e demandas do nicho que atua, fornecendo sempre um serviço de qualidade para os seus clientes.
Dentro desse assunto, uma das estratégias mais importantes que devem ser implementadas em sua empresa é a cultura de aprendizagem. Ela nada mais é que a instituição de práticas no dia a dia da empresa que visam o desenvolvimento contínuo das capacidades de todos os colaboradores.
Dessa forma, sua finalidade principal é manter os colaboradores em constante estado de inquietação, de modo a discutir tendências, aprimorar processos e pôr em prática novas soluções.
Agora que você sabe o que é e qual a importância desse tema, confira agora algumas das principais dicas sobre como aplicar a cultura de aprendizagem dentro da sua instituição!
Estimule a troca de comunicação
Além da empresa pensar em implementar cursos e treinamentos para a capacitação dos seus funcionários, é preciso também estimular a troca de comunicação entre os membros.
Isso porque o conhecimento dentro da empresa nem sempre é uniforme. Ou seja, há aqueles profissionais com mais anos de experiência e aqueles colaboradores que estão em suas fases iniciais de qualificação.
Por conta disso, instituir uma política pautada na troca de experiências e aprendizado é uma boa forma de garantir o desenvolvimento das equipes e possibilitar maior rendimento e produtividade entre os profissionais.
Recompense os colaboradores
Nem sempre é possível obter a total atenção e engajamento dos funcionários. Muitas vezes esses indivíduos acabam entrando em um estado de passividade, tornando pouco produtivos e proativos.
Para estimular a participação ativa dos membros, uma boa estratégia é recompensá-los pelo crescimento profissional e pela evolução de conhecimento e de performance no trabalho. Isso pode ser feito por meio da entrega de premiações ou na acréscimo de bonificações nos salários dos colaboradores.
Faça um acompanhamento das lideranças
Os líderes da empresa possuem papel de total importância para o crescimento do negócio, uma vez que eles são responsáveis por guiar, motivar e instruir os colaboradores nos processos e funções na empresa.
Sendo assim, uma medida válida é realizar um acompanhamento das lideranças de cada departamento e capacitá-los para gerarem bons resultados nas funções de gestão e administração de cada setor.
Dê feedbacks
Quando a empresa decide implementar a cultura de aprendizado, não deve se esquecer de realizar feedbacks contínuos sobre o desempenho das equipes. Isso porque essa medida cumpre a função de orientar os gestores sobre os resultados das ações tomadas dentro da empresa. Com isso, é possível modificar ou intensificar uma determinada meta ou proposta de crescimento.
Portanto, essas foram as principais informações acerca do que é e como aplicar a cultura de aprendizagem dentro da corporação. Vale ressaltar que dentro das estratégias para pôr em prática esse conceito, você pode utilizar plataformas online de aprendizado corporativo, treinamentos presenciais e reuniões focadas nas deficiências e projetos da empresa.
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