?>
Direitos

Diversidade cultural nas empresas: qual a importância?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Implementar a diversidade cultural nas empresas não é uma tarefa fácil, porém, é algo que vem sendo defendido é abordado em grandes e pequenos negócios devido aos benefícios que isso traz para o mercado de trabalho. 

Muitas pessoas ainda não sabem o que é a diversidade cultural, quais grupos estão inclusos nele e qual a importância de adotá-lo na sociedade e dentro do mundo corporativo. 

Por isso, produzimos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre diversidade cultural e qual a importância dela nos dias atuais dentro das empresas, ajudando-as a construírem um ambiente de respeito e amor. 

O que é diversidade cultural? 

A diversidade cultural pode ser entendida como o conjunto de grupos sociais com características diferentes das tradicionais e que formam a sociedade de hoje, pregando a liberdade e o respeito acima de tudo. 

A ideia da diversidade cultural é juntar o que há de diferente na sociedade para que todos conheçam as histórias, desafios e lutas enfrentadas por aquele determinado grupo de pessoas. 

Portanto, abraçar a diversidade cultural dentro de um negócio vai muito além de oferecer brinde personalizado para empresa, é mostrar o respeito e carinho por meio deste gesto para os seus funcionários. 

Isto posto, alguns dos grupos que englobam a diversidade cultural hoje em dia são. 

LGBTQIA+

O grupo é formado por lésbicas, gays, bissexuais, transexxuais, assexuais e diversas outras pessoas que não se reconhecem dentro do padrao heterossexual visto em grande numero na sociedade. 

O Brasil é o país que mais mata pessoas deste grupo social em todo o mundo, isso prova como o preconceito e a homofobia, infelizmente, ainda fazem parte do cotidiano.

Independente da orientação sexual, gays, lésbicas e transexuais também sonham em ter uma carreira de sucesso, ganhar dinheiro e realizar seus sonhos, assim como qualquer outro indivíduo.

Porém, o mercado de trabalho também acaba reforçando esse preconceito e rejeitando candidatos deste grupo simplesmente por acharem que a sua orientação sexual poderá influenciar no seu desempenho profissional. 

Alguns profissionais acham que contratar um homossexual para trabalhar em uma fábrica de prensa hidraulica não seria vantajoso por achar que ele não possui força sulficiente para o cargo, um preconceito instaurado na sociedade e que precisa ser mudado. 

PCD 

Este grupo é muito conhecido e vem conquistando o seu lugar de destaque dentro do mercado de trabalho após muito esforço e lutas,.

Essas, são pessoas que sofrem com alguma incapacidade física e acabam sendo menosprezados pela sociedade. Eles podem ser:

  • Cadeirantes;
  • Paraplégicos;
  • Tetraplégicos;
  • Cegos e ou surdos;
  • Pessoas com deficiências intelectuais. 

Muitas empresas e sites de vagas já estão fornecendo vagas para este grupo social, o que gera ainda mais esperança quando o assunto é encontrar uma boa oportunidade dentro de suas áreas. 

As pessoas que compõem esse grupo social são muito subestimadas devido às suas limitações físicas, mas que não as impedem de realizar um ótimo trabalho. 

Lembrando que uma pessoa paraplégica não irá conseguir trabalhar em algumas funções, por exemplo.
No entanto, pode trabalhar na recepção de uma clínica veterinária fornecendo informações como a ultrassom em cachorro valor

Há sempre espaço e oportunidades para todas as pessoas dentro do mercado de trabalho, assim, basta ter atenção e cuidado na hora de oferecer vagas que cubram o que os candidatos e a empresa precisam. 

Mulheres 

Por mais empoderadas e profissionais que as mulheres mostrem ser hoje em dia, ainda existe muito machismo e preconceito para ser quebrado dentro de empresas que acreditam que apenas homens são capazes de exercer um bom trabalho. 

Isso se torna ainda pior quando uma promoção acontece para um homem e as mulheres nem sempre são cotadas para tal.

E quando conseguem, são vítimas de piadas e brincadeiras de mau gosto que colocam em crédito seu caráter e seus valores.

Seja em uma empresa de locação de impressoras multifuncionais SP ou em uma empresa de comunicação, as mulheres sempre precisam demonstrar o dobro de esforço e profissionalismo se quiserem crescer e construir uma carreira de sucesso. 

Felizmente, vemos mulheres ocupando lugares de destaque cada vez mais rápido, o que nos enche de esperança e alívio. 

Mas, ainda existe um longo e árduo caminho a ser percorrido para que todas as mulheres sintam essa mesma esperança.

Negros

O Brasil ainda é um dos países com o maior número de casos de racismo e com mais da metade da população sendo negra. Caso este que gera incoerência com tudo o que vivemos e com tudo o que esse grupo de pessoas já passaram. 

Hoje, se um negro pegunta por uma porta de vidro blindada preço em uma loja, ele é visto com um olhar de maior cuidado e atenção, como se ele fosse fazer algo de ruim na loja após esclcarecer essa simples dúvida. 

Vemos nos telejornais diversas pessoas negras serem agredidas e até mortas apenas por serem quem são, e com isso, se tornarem vítimas do racismo que ainda é tão vigente em nossa sociedade. 

Normalmente, não vemos pessoas negras em cargos importantes como no gerenciamento de riscos ocupacionais de uma empresa, o que mostra como o mercado de trabalho ainda precisa melhorar e muito. 

Lembrando que o racismo e todos os outros problemas que afetam os grupos sociais mencionados são problemas estruturais e existem há muitos e muitos anos e que não irão mudar do dia para noite. 

Porém, é possível tornar o mundo, a sociedade e o mercado de trabalho espaços cada vez mais abertos para o novo e para o diferente. 

Esses são alguns dos grupos presentes em nossa sociedade que mais sofrem quando tentam se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho.  Ou mesmo a uma promoção para crescer na empresa em que já atuam.

Como mencionamos, ainda existe muita coisa para ser feita e debatida para que todas essas pessoas consigam realizar os seus sonhos e provar que são ótimos profissionais, independente de qualquer outra coisa. 

Qual a importância da diversidade cultural nas empresas? 

Muitas pessoas ainda se perguntam qual a importância da diversidade cultural dentro de uma empresa.

Isso porque acham que as pessoas devem apenas entregar bons resultados e o fato delas serem mulheres, homossexuais ou deficientes físicos não faz diferença. 

Mas, vivemos em uma geração onde os números e os resultados já não são os pilares mais importantes da vida, e muito menos de uma empresa. 

Hoje, os grandes negócios se preocupam em realizar não só a gestão de redes, mas a gestão de pessoas. 

Isso significa que as empresas estão enxergando esses grupos sociais como oportunidades de aprender e trazer inovação para seu negócio. 

Imagine que você seja um homem, branco, de classe média alta e heterossxeual que está a procura de um portão de alumínio de correr valor, o que você acha que irão pensar de você quando conversar com um atendente de uma loja? 

Provavelmente, irão se dirigir com muito respeito a alguém que, de acordo com o estereótipo criado pela sociedade, é alguém muito importante. 

Diferente da maneira com a qual eles tratariam um negro, um homossexual ou um cadeirante, por exemplo. 

A diversidade Contribui para a empresa

Portanto, trazer pessoas para a sua empresa com essas características prova que seu negócio não segue os estereótipos e preconceitos da sociedade. Mas se preocupa em abrir espaço para todos aprenderem. 

Uma pessoa que segue todos os padrões que são dados como normais para a sociedade jamais irá entender com propriedade os preconceitos. Por isso precisamos de pessoas que já sofreram com isso para ouvir e aprender com eles. 

Assim, você irá trazer para a sua empresa diversos benefícios como: 

  • Mais respeito e empatia;
  • Troca de experiências;
  • Ideias novas e personalizadas;
  • Inovação;
  • Melhor imagem da empresa perante o mercado;
  • Cultural organizacional de qualidade. 

São alguns dos pontos que podem ser conquistados pela sua empresa por meio de vagas direcionadas para esses grupos sociais. 

É importante cuidar desses funcionários e fornecer benefícios como mentoria para lideres com o objetivo de ajudá-los a se tornarem profissionais e pessoas melhores para se destacarem no mercado de trabalho. 

A luta que eles enfrentaram e ainda enfrentam não é fácil. Mas é possível passar por ela de uma maneira mais leve contando com pessoas de bem que entendem que a diversidade. 

Considerações finais 

Abrir vagas que selecionem apenas candidatos destes grupos sociais é uma prova de que a sua empresa não se preocupa apenas com resultados. Isso mostra que a sua empresa pensa em um  mundo melhor e com mais respeito. 

É necessário entender cada dia mais que o desempenho não está ligado a  cor da sua pele, orientação sexual, capacidade física ou gênero. Mas sim, ao esforço, garra e amor que coloca em tudo o que faz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe:
escrito por
Estela Lima
Estela Lima é formada em jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e possui experiência em assessoria de imprensa e assessoria digital. Atualmente trabalha como redatora e assessora do blog Business Connection, escrevendo sobre diversos assuntos do mundo dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado