?>
Gestão de Pessoas

Descubra como implementar a diversidade na empresa

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A diversidade na empresa tem sido implantada nas culturas organizacionais. Isso porque o ambiente empresarial vem acompanhando as tendências do mercado, cada vez mais multicultural.

É fato que o desafio das instituições aumenta, pois precisam promover o respeito entre seus colaboradores e serem cuidadosos ao tratar da diversidade. Foi para responder os principais questionamentos sobre o tema, que fizemos este post. Fique conosco!

O que é diversidade na empresa?

Diversidade na empresa é trabalhar com grupos de colaboradores de diferentes gêneros, etnias, sexualidades e deficiências. É preciso aprender com as diferenças, a fim de promover inclusão, respeito e crescimento.

Cabe ressaltar que o objetivo não é privilegiar a contratação de pessoas do mesmo grupo, sendo assistencialista ou caridoso. Logo, as empresas devem recrutar sem distinções. É primordial focar em agregar valores à empresa e estimular a produtividade e a felicidade de todos os seus colaboradores.

Como funciona a diversidade no âmbito empresarial?

Após o recrutamento, as empresas precisam cuidar dos novos talentos, com finalidade de viabilizar o diálogo e extrair suas melhores ideias. Os novos colaboradores podem ser organizados em grupos inclusivos, por líderes capazes de aplicar suas sugestões.

Para auxiliar o desenvolvimento da diversidade na empresa, é essencial criar grupos de apoio permanentes. Tais grupos amparam e ouvem pessoas, além de criar ações para promoção da diversidade. Dessa forma, será possível valorizar os profissionais e incentivar a produtividade.

Qual a importância da diversidade na empresa?

A diversidade na empresa é importante para aumentar a sua competitividade. Além disso, oferece outras vantagens como as que você verá nos próximos tópicos.

Redução da rotatividade

Ao investir em inclusão, a empresa evita a rotatividade de colaboradores. Devido à exclusão que ocorria nos ambientes de trabalho, pessoas se desligavam das empresas, por não conseguirem manter uma boa convivência com seus colegas. Quando as equipes profissionais acolhem a diversidade, os funcionários sentem-se pertencentes à organização e continuam no cargo, impedindo a necessidade de novas contratações.

Aumento da produtividade e criatividade

Em locais que oportunizam a diversidade, há o aumento da produtividade, já que o diálogo estimula a concretização de novos projetos. Ao rejeitar a intolerância, estimula-se a cooperação entre os funcionários, ampliando os rendimentos. Ainda, é notório que colaboradores apoiados contribuem mais com sugestões. Por estarem engajados, as ideias circulam livremente dentro das equipes. E, a fim de serem originais, os funcionários apresentam criatividade, com conceitos novos e livres, beneficiando as empresas.

Adequação ao perfil dos clientes

A diversidade na empresa precisa refletir as alterações sociais, que influenciam o perfil dos clientes. Quanto mais diversificados são os colaboradores, maiores as possibilidades de que serviços e produtos da empresa atinjam maior parcela do público.

Quais os benefícios para a imagem da empresa?

Como se pode observar, empresas que investem em mão de obra diversificada, desempenham a responsabilidade social. Tal responsabilidade é a ação voluntária, adotada pelas organizações, que visa promover igualdade social. Também, há valorização da imagem da empresa, que tem seus funcionários como propagadores da visão de tolerância. Essa passa a ser bem-vista, sendo considerada um lugar inclusivo e bom para se trabalhar.

Diante disso, é importante ressaltar que a diversidade na empresa atrai os clientes de diferentes perfis. Para isso, é necessário que o setor de recrutamento defina metas e estratégias de contratação que priorizem a diversidade. Entre elas, pode-se citar a realização processos seletivos imparciais, bem como a criação de perfis pensados para diversidade.

Gostou dessas informações? Então, siga-nos no Facebook, Youtube e LinkedIn e tenha acesso a mais conteúdos como este.

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado