Engajamento e retenção de talentos: qual a importância para a empresa?
Para se dar bem no mercado de serviços e garantir uma boa posição frente à concorrência é fundamental que as empresas invistam no aperfeiçoamento da sua gestão, bem como implementem novas ferramentas tecnológicas visando elevar a produtividade e eficiência dos trabalhos internos. Outro fator muito importante e que, por vezes, é negligenciado pelos empresários, diz respeito ao estímulo para o engajamento dos colaboradores e para a políticas de retenção de talentos.
Esses dois atributos são essenciais para o crescimento do negócio, já que não basta ter boas ferramentas para o desenvolvimento se os funcionários não estão estimulados a dar o seu melhor. Tendo como base esse fato, ao investir em ações que gerem satisfação no time, bem como o sentimento de pertencimento à corporação, eles certamente trabalharão com mais empenho e dedicação, o que é excelente para aumentar a agilidade, eficiência e performance da produção.
Caso você ainda não esteja convencido sobre a importância do engajamento e retenção de talentos, preparamos este artigo contendo os principais argumentos. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Qual a relação entre engajamento e retenção de talentos para o sucesso da empresa?
Antes de falarmos sobre como aumentar o engajamento e retenção de talentos dentro da empresa, é fundamental explicarmos mais a fundo qual a relação entre esses dois pontos. Isso por que ter esse entendimento ajuda os gestores a trabalharem suas estratégias tendo um melhor direcionamento para cada objetivo em específico, além de unir ações para que os dois conceitos andem juntos e produzam os resultados esperados para o sucesso do negócio.
A esse respeito, no campo produtivo, não são todos os líderes que conseguem trabalhar uma boa gestão de pessoas. Somado a isso, várias empresas negligenciam ou não se preocupam com a implementação de uma política de valorização dos seus funcionários, dando maior valor apenas ao investimento em tecnologias e na apuração de lucratividade do seu campo de trabalho.
Entretanto, esse é um grande erro, já que todo o resultado produzido por uma organização depende diretamente da condição de rendimento dos profissionais que operam nos setores. Por isso, é muito importante e necessário existirem medidas que possam estimular a participação proativa dos membros da instituição.
Nesse caso, quando falamos em aumentar o engajamento dos colaboradores, pensamos em estratégias para mudar a mentalidade de ação do time por meio do reconhecimento de produtividade, melhora dos benefícios corporativos, premiações pelo alcance de metas e por aí vai. Note que essas pequenas ações têm potencial para elevar de forma significativa o rendimento final de todo o grupo de colaboradores.
Quando sua empresa começar a realizar essa estratégia de forma eficaz, consequentemente surgirão funcionários que apresentam serviços diferenciados e eficientes. É aí que sua gestão deve viabilizar planos para reter esses talentos, pois é mais lucrativo para a empresa investir em propostas para segurar os funcionários que se destacam na empresa, do que realizar novos processos de contratação e treinamentos.
Como melhorar o engajamento e retenção de talentos?
Agora que você já sabe qual a relação entre engajamento e retenção de talentos é fundamental saber como esses pontos podem ser trabalhados dentro da empresa. Sendo assim, confira algumas dicas essenciais!
Faça um bom plano de carreira para os colaboradores
A primeira medida que podemos citar como uma boa forma de melhorar o relacionamento da empresa com seus colaboradores é por meio da viabilização de um bom plano de carreira. Isso porque essa estratégia é uma das melhores formas de despertar o interesse dos profissionais em ascender dentro da empresa. Com isso em mente, nada melhor do que ter na instituição colaboradores dispostos a produzirem mais e crescer dentro da corporação.
Invista na profissionalização da equipe
Outro ponto de grande relevância é investir na profissionalização dos seus funcionários. A implementação de cursos e treinamentos é uma boa forma de demonstrar aos membros que sua empresa se importa com o crescimento profissional. Dessa forma, busque capacitações que estejam alinhadas às atividades e objetivos do negócio, de modo a fazer com que seus funcionários aumentem os conhecimentos técnicos e possam produzir com maior desempenho e profissionalismo.
Estude as aptidões dos colaboradores
Dentro do campo produtivo será possível encontrar vários perfis de colaboradores apresentando vocações distintas. Nesse caso, é uma boa estratégia realizar um estudo interno buscando conhecer mais a fundo o modo de trabalho de cada membro. Isso pode ser alcançado também por meio da análise de produtividade e competência nas diversas tarefas e funções que são desempenhadas dentro da empresa.
Ao estudar esses dados, será possível delegar funções específicas e separar as equipes por meio de aptidões. Essa é considerada uma estratégia válida e relevante, pois quando um colaborador trabalha em uma função que não corresponde a sua vocação, as chances de abandonar o serviço são bem maiores. Além disso, a empresa pode perder um profissional que iria produzir muitos resultados se fosse encaixado no lugar certo.
Ofereça benefícios para os funcionários
Por fim, não podemos deixar de citar a importância de oferecer benefícios para os funcionários. Embora a maioria das empresas já disponham de algumas vantagens no contrato, como vale transporte e cesta básica, é interessante buscar novas opções para diferenciar as condições de trabalho em meio à concorrência.
Ao perceber que na sua empresa as condições de emprego são superiores às oferecidas nos demais estabelecimentos, os seus funcionários desejarão permanecer onde estão. Esse é um bom diferencial competitivo e tem potencial de gerar o engajamento e retenção de talentos. Sendo assim, você deve realizar um mapeamento do perfil de colaboradores e propor benefícios corporativos que possuem ligação com os funcionários.
Se a maioria dos membros forem jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, por exemplo, você pode implementar bolsas de estudos e cursos profissionalizantes como parte dos benefícios. Isso certamente trará maior motivação e rendimento dos colaboradores, além de ser excelente para o sucesso do negócio.
Portanto, essas foram as principais informações acerca da importância do engajamento e retenção de talentos para a empresa. Percebe-se que com algumas medidas e ações estratégicas, é possível estimular a proatividade e participação dos membros para o sucesso do negócio.
Gostou do artigo? Então confira também nosso post sobre formas de valorizar o colaborador por meio da premiação de funcionários!