?>
Gestão de Negócios

Entenda como escolher fornecedores para sua empresa

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Muitos empresários ficam em dúvida sobre como escolher fornecedores adequados para a empresa e não é para menos. Isso porque mercado é bastante amplo e, geralmente, é possível encontrar inúmeras companhias que oferecem os serviços ou produtos que o negócio precisa.

Diante dessa grande oferta, é importante analisar alguns fatores antes de escolher seus fornecedores para evitar problemas como atraso na entrega, má qualidade do trabalho, entre outras situações.

Quer algumas dicas sobre o assunto? Então continue a leitura e saiba mais!

A importância de contratar bons fornecedores

Os fornecedores são uma parte fundamental da empresa, afinal, dificilmente ela conta com todos os itens e conhecimentos necessários, tais como matéria-prima, equipamentos, alimentação para colaboradores, serviços para divulgação, entre outros.

Ao procurar por mão de obra ou produtos no mercado, é essencial realizar parcerias com profissionais ou organizações que tenham credibilidade e boa reputação, pois a atuação deles tem bastante influência nos resultados.

Sendo assim, além de apresentar um bom custo-benefício, os fornecedores devem trabalhar com qualidade, dentro do prazo e de acordo as normas e legislações vigentes — pois um problema, por menor que seja, pode afetar a reputação da sua companhia.

Melhores formas de escolher fornecedores

A tarefa de escolher bons fornecedores não é tão simples. Além de fazer pesquisas e realizar cotações em diferentes empresas, é preciso considerar uma série de fatores para garantir que o negócio será bom para ambos. A seguir, confira os principais.

Qualidade

Verificar a qualidade dos produtos ou serviços prestados antes de contratar um fornecedor é de extrema importância. Cheque a reputação dele e procure pela opinião de outros clientes para se certificar da qualidade daquilo que está sendo oferecido.

Uma matéria-prima inferior ao padrão de sua empresa, por exemplo, compromete a experiência de seu cliente e, consequentemente, interfere nos resultados do negócio. O mesmo acontece com alimentos da cesta básica dos colaboradores, pois produtos vencidos ou com embalagens danificadas podem demonstrar que a companhia não se preocupa com os funcionários e isso pode deixá-los desmotivados.

No momento do cadastro do fornecedor, muitas organizações solicitam referências comerciais. Essa atitude é positiva para averiguar diferentes fatores, inclusive a qualidade do trabalho e a confiabilidade da empresa.

Preço

O preço é outro item que deve ser analisado com cautela, portanto, não se deixe levar por valores baixos. Faça um comparativo entre diferentes fornecedores do ramo para descobrir os preços praticados no mercado e selecione aqueles que apresentam o melhor custo-benefício. Leve em consideração outros critérios como qualidade, variedade de produtos ou serviços, custo do frete etc.

Prazos de entrega

Entregar o trabalho dentro do prazo é algo fundamental, pois um atraso, por menor que seja, pode atrapalhar toda a sua produção, prejudicar o relacionamento com cliente, entre outras situações.

Por isso, é importante conferir se a empresa escolhida para ser a fornecedora tem boa reputação em relação ao cumprimento das entregas na data, se os prazos são adequados ao que você precisa ou se ela tem flexibilidade para se adequar a sua demanda.

Comunicação

Durante o contato com o fornecedor, observe se a comunicação é eficiente. Se houver dificuldades já durante a fase de cotação — para envio de orçamento ou esclarecimento de dúvidas, por exemplo — isso pode ser um mau sinal.

O fornecedor deve ser parceiro de seu negócio e estar alinhado com sua estratégia e, para que isso aconteça, é necessário que a comunicação seja clara e ágil para resolver problemas, apresentar novidades do mercado e negociar valores e formas de pagamentos.

Viu como escolher fornecedores é uma tarefa importante? Com essas dicas, você já sabe quais são os principais fatores que devem ser analisados antes de tomar uma decisão. Como última dica, vale citar criar um cadastro para ter o contato e as informações de diferentes empresas caso ocorra algum imprevisto e você necessite de novas opções.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quais critérios você considera antes de contratar um fornecedor? Escreva nos comentários e vamos conversar!

Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x