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Gestão de Pessoas

Entenda como funciona o RH digital na prática

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Uma das coisas que mais se tem falado na área de gestão de pessoas é sobre as mudanças no RH. Entre as diversas definições do novo período, uma coisa é certa: vivemos um momento de RH digital.

Mas o que isso significa e qual é o real impacto desses processos em uma organização? É disso que falaremos neste texto. Continue a leitura e descubra por que sua gestão de RH precisa investir em um mindset digital.

O significado de RH digital

Ao percebermos as mudanças que vêm acontecendo na sociedade, é fácil notar alguns pontos. Um deles é que tudo gira em torno da internet e da tecnologia. Nesse contexto, é claro que essas transformações sociais e industriais chegariam ao mercado corporativo.

Então, quando falamos de RH digital, nos referimos à atualização desse setor para um modelo mais contemporâneo, que se beneficia das inovações tecnológicas.

As características do novo RH

Essa nova era digital do RH começa a mudar diversos aspectos. Um deles é a forma pela qual o setor é percebido e sua atuação dentro da empresa.

Antes, era comum a área de Recursos Humanos ser lembrada pelo seu cuidado com as burocracias, com a papelada e com a análise dos currículos, um a um, antes de uma contratação.

Isso mudou completamente e, agora, o RH tem características como:

  • fazer recrutamento de talentos de forma mais precisa;
  • usar a tecnologia para otimizar os processos;
  • contar com profissionais mais especializados e atualizados;
  • trabalhar com documentos digitalizados e compartilhados em rede;
  • ter maior poder de decisão junto aos executivos da empresa;
  • tomar melhores decisões a partir de dados coletados.

O funcionamento do RH digital na prática

A gestão que deseja aderir ao RH digital precisa, inicialmente, mudar o mindset e entender os benefícios da tecnologia, vendo como um investimento as ferramentas que serão agregadas ao trabalho.

Na prática, a realização de algumas rotinas muda. Veja abaixo quais processos passam a ser corriqueiros nesse novo momento.

Recrutamento digital

A ideia de currículos de papel entregues no RH da empresa ficou para trás. A tendência é o recrutamento digital, em que profissionais cadastram suas informações em bancos de talentos.

Assim, eles são encontrados pela empresa por meio de tecnologias de filtragem de dados. É possível aumentar o escopo de busca e encontrar os melhores talentos do mercado.

Uso de inteligência artificial

Diferentemente do que mostrava o imaginário do cinema antigo, a inteligência artificial não substitui o trabalho humano. Pelo contrário, ela é aliada ao permitir que profissionais trabalhem de forma estratégica e mais rápida.

Entre as soluções de IA, podemos destacar, por exemplo, os chatbots e os simuladores. A coleta, a análise e a interpretação de dados também é um recurso valioso de inteligência artificial. O uso de Big Data favorece a tomada de melhores decisões baseadas em dados concretos.

Automação de processos

Processos tradicionais do RH, como controle de férias, folha de ponto, benefícios e pagamentos, são facilmente automatizados por sistemas de gestão.

A automação é um recurso que dá mais tempo aos profissionais de RH para que eles trabalhem de forma analítica, propondo soluções para o crescimento da empresa e para o bem-estar dos colaboradores.

Gamificação

Transformar práticas de rotina em desafios engajadores é o papel da gamificação. Essa é mais uma inovação do RH digital, que tem o poder de motivar as pessoas da empresa e dinamizar situações. Uma excelente aplicação da gamificação está nos cursos de educação corporativa, em que os funcionários podem ter uma experiência de maior valor.

Como pudemos ver ao longo do texto, são muitas as transformações trazidas pelo RH digital. Por sua vez, a gestão que investe nelas certamente sai na frente de seus concorrentes em um mercado cada vez mais competitivo.

Para que você conheça um pouco mais sobre as novas tecnologias, separamos este outro artigo sobre os benefícios do Big Data no RH. Não deixe de ler!

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escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
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