?>
Gestão de Pessoas

Entenda como os indicadores de produtividade beneficiam a sua empresa

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Gerenciar é medir. Se você ainda não conhece os indicadores de produtividade, certamente não sabe quais são os pontos forte e fracos da equipe. Consequentemente, é possível que seus treinamentos não sejam eficientes.

Também conhecidos como KPIs (Key Perfomance Indicators), essas informações servem para diagnosticar a empresa, ou seja, relacionar os recursos empregados no processo produtivo com o que será entregue pela equipe.

Ainda não acredita que os indicadores podem contribuir para o diferencial competitivo? Então, continue a leitura e entenda de vez o por quê de medir a produtividade da empresa e quais são os mais os índices mais comuns.

Indicador de qualidade

Como tempo é dinheiro, é importante fazer mais em menos tempo. Porém, não se pode abrir mão da qualidade do produto final. Esse indicador varia de uma empresa para a outra, pois a medição leva em consideração os padrões preestabelecidos pela organização e a exigência do cliente.

Inicialmente, deve ser determinado um padrão de avaliação para que seja possível analisar os resultados e, posteriormente, se aplique medidas corretivas. É observado o descarte, o retrabalho, desperdícios, entrega no tempo correto dentre outros fatores.

Indicador de lucratividade

Os resultados positivos nas vendas nem sempre representam que a saúde financeira está boa. Isso porque o lucro é calculado com base na porcentagem de rentabilidade. É preciso levar em conta os gastos fixos e variáveis do mês para descobrir o valor líquido.

Com os indicadores de lucratividade, é possível identificar a eficiência operacional, que é obtida de forma percentual. Esse dado auxilia o gestor a tomar a decisão sobre continuar ou não um projeto e descobrir o retorno de um trabalho desenvolvido.

Indicador de turnover

É um dos principais índices usados pelo RH. O turnover é a relação entre os funcionários que entraram e saíram da empresa em um determinado período de tempo, ou seja, a rotatividade da equipe.

Valores elevados indicam problemas de gestão de pessoas e afetam a produtividade. A partir da análise dos dados consegue-se identificar falhas na liderança, no ambiente de trabalho, no clima organizacional, no plano de carreira, benefícios oferecidos e outros detalhes.

Indicador de conversão de vendas

Quantos atendimentos são realizados até que seu funcionário consiga fechar uma venda? Não sabe? Então, esse indicador vai ajudar. Com base nesse dado, você será capaz de redefinir procedimentos internos e alavancar os resultados.

Se o número for baixo, significa que sua equipe precisa de treinamento, incentivos, orientação e recursos. Pode demonstrar também que a qualidade do seu produto ou serviço deixa a desejar ou até mesmo apontar que seu empreendimento atua sobre um público-alvo errado.

Indicador de capacidade

Quem busca medir a produtividade, quer saber qual é a quantidade que sua equipe ou determinado colaborador consegue produzir em um certo tempo. É com esse índice que o gestor consegue obter a resposta.

Ao ter em mente quanto tempo um processo pode durar e com a utilização dos relatórios de produção do período, decisões quanto ao treinamento, investimento, produto, processos, contratação, demissão e ambiente podem ser tomadas.

Indicador estratégico

Os indicadores darão a você os números do desempenho da equipe. Mas, como interpretá-los? A mensuração deve ser estratégica, levando em consideração as metas e objetivos para o período. É assim que sabemos se os processos estão sendo eficazes ou não.

Quando os resultados estão abaixo do esperado, o gestor deve analisar se os objetivos estão condizentes com a situação da empresa, monitorar os processos, encontrar a estratégia mais adequada para o momento e otimizar a produção.

Com o acompanhamento de perto desses valores, consegue-se estabelecer metas corretamente, conhecer melhor a equipe, além de determinar um padrão de avaliação de desempenho e desenvolver planos de ações eficazes.

Diante dos detalhes empresariais que os indicadores de produtividade conseguem entregar, percebe-se sua importância para o acompanhamento das estratégias de negócio, uma vez que ele funcionará como um termômetro capaz de avaliar o grau do sucesso. 

Você conhece outros indicadores de produtividade que não foram citados aqui? Então, comente abaixo, explique qual é e como ele está ajudando na melhoria contínua da sua organização!

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado