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Aprendizado

Você sabe como fidelizar clientes no seu posto combustível? Aprenda aqui!

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Como empreendedor, você já deve ter ouvido falar sobre fidelizar clientes. E, provavelmente, você já deve saber da importância que tem esse termo. Antes era importante ter um grande fluxo de clientes entrando e saindo do seu estabelecimento, mas hoje em dia isso se tornou inviável.

Atualmente, a proposta das empresas é trabalhar na retenção de clientes. A retenção é mais barata que a busca por novos clientes e tende a dar um retorno financeiro semelhante. Trocando em miúdos: mais vale conquistar o cliente que já está com você do que fazer propagandas buscando novos fregueses.

O mercado está cada dia mais competitivo e apenas ter um bom preço e atendimento não são suficientes para conseguir clientes. Pensando nesses detalhes e na sua falta de tempo, separamos neste artigo algumas dicas para fidelizar clientes no seu posto de combustível. Confira!

Conheça a clientela

É de suma importância conhecer sua clientela sempre que quiser propor alguma ação. Com a fidelização de clientes não é diferente: para fidelizar é preciso conhecer.

Uma das formas de conhecer os clientes é por meio do cadastro: peça aos consumidores que se cadastrem no seu sistema. Ofereça algum benefício aos clientes cadastrados, dessa forma você os incentivará a preencherem os dados.

Isso permite ter acesso aos nomes, horários de compra, o que consomem, etc. Essas informações são valiosas nas mãos de quem sabe utilizá-las para promover a marca.

Chame o freguês pelo nome

Um dos sons mais belos que alguém pode escutar é o próprio nome. Treine junto com seus funcionários para que, na hora de atender os clientes mais frequentes do posto, todos o chamem pelo nome.

É um exercício difícil de ser feito, ainda mais em postos com grande fluxo de carros. Por esse motivo, o cadastro de clientes, sugerido no tópico acima, é importante. À medida que os clientes vão se cadastrando e pegando os benefícios, todos os funcionários podem se lembrar dos nomes.

Estipule um horário fixo de trabalho

As pessoas normalmente seguem uma rotina. Isso significa que um cliente tende a abastecer sempre no mesmo padrão. Provavelmente, você deve ter algum cliente mais antigo que toda segunda-feira está no posto, no mesmo horário, e sempre pede a mesma quantidade de combustível, certo?

A ideia aqui é entender o padrão de todos os clientes. Isso pode ser feito alimentando o cadastro montado anteriormente. Com isso, você pode organizar o quadro de horas para que sempre os mesmos funcionários atendam os mesmos clientes criando, dessa forma, vínculos e intimidade maiores.

Aposte na caixa de sugestões

O contato e a formação de vínculos é uma via de duas mãos. O freguês também precisa ter espaço para poder se expressar e apontar o que gosta e o que não gosta no atendimento oferecido pelos seus funcionários.

Fidelizar clientes não é tarefa fácil. Muitas vezes, por causa das críticas apresentadas, você terá de mudar completamente o atendimento, treinar melhor um funcionário ou até mesmo repensar sobre uma contratação. Ainda assim, a caixa de sugestões é uma boa aposta para mostrar ao cliente que você se importa com ele.

A principal base da caixa de sugestões é que o que for escrito nela seja colocado em prática. A caixa não é um local para os clientes jogarem papéis escritos. A clientela precisa ver que as sugestões delas são lidas, aceitas e colocadas em prática.

Dê atenção às pessoas no carro

É muito comum chegar a um posto de gasolina e o frentista apenas perguntar o valor do abastecimento, ligar a bomba e só voltar a falar com as pessoas do carro quando é para receber o pagamento. Essa atitude precisa ser extinta do posto.

O atendimento ideal exige que todas as pessoas sejam bem atendidas e que o atendente fale com todos, não apenas com o motorista. Converse com as pessoas do carro, pergunte como estão, dê sugestões, tire dúvidas, faça o que couber na situação.

Tenha atenção redobrada com as crianças

Muitos pais decidem se vão a um lugar dependendo da forma como seus filhos são tratados lá. Dar atenção às crianças tem papel fundamental na hora de fidelizar clientes. Uma vez que a criança não receber a atenção que os pais esperam, você perde o cliente.

Tratando os filhos do seu cliente bem, você garante um freguês que voltará a abastecer no seu posto. Esse tratamento passa a ideia de que você é atencioso com as crianças e que você é ainda mais atencioso com o seu trabalho.

Aposte em um programa de fidelidade

A ideia de fidelizar clientes é que eles voltem ao seu posto e prefiram ele a qualquer outro. Uma das ferramentas que podem ajudar isso a acontecer é um programa de fidelidade. Dessa forma, além de preferir o seu posto por vários motivos, o cliente ainda tem o cartão fidelidade para acumular prêmios se ele continuar frequente.

O posto de combustível é um dos poucos estabelecimentos que pode apostar no cartão individual para fidelidade. O motivo é simples: o cartão fica dentro do carro, sendo impossível para o cliente se esquecer de levá-lo quando vai abastecer.

Incentive seus funcionários

A principal parte na hora de fidelizar clientes são os funcionários. Eles que vão estar em contato direto com todos os seus fregueses e, por isso, precisam estar motivados e bem treinados. Todas as sugestões anteriores acabam se tornando inúteis se os funcionários não participarem das ações.

Uma forma simples de incentivar os funcionários é ofertando a eles a cesta básica. Essa opção tem várias vantagens tanto para os empregados quanto para o empregador. Além de perceberem valor na cesta básica, coisa que não percebem no vale-refeição e no vale-alimentação, uma cesta básica bem montada também garante boa saúde aos colaboradores.

Seguindo essas etapas é possível garantir a volta dos clientes. Não é tarefa fácil fazer tudo dar certo, requer controle constante e muito esforço, mas no final sempre vale a pena! Esperamos que com essas sugestões o seu negócio possa crescer ainda mais!

Agora que você já sabe muita coisa sobre fidelizar clientes, que tal seguir nossas páginas do Facebook e do LinkedIn e ficar por dentro das novidades sobre este e outros assuntos? Esperamos que o artigo tenha sido útil para você!

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Nobre Cestas
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