?>
Gestão de Negócios

Como fazer uma gestão de clima organizacional eficiente em tempos de crise?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A pandemia causada pelo coronavírus durante o ano de 2020 causou muitas mudanças na sociedade, gerando perdas pessoais e econômicas, alterando as relações de trabalho e causando o adoecimento das pessoas, devido ao isolamento. É por isso que um bom líder precisa saber como fazer uma gestão de clima organizacional adequada, para contornar estes desafios.

As empresas também sofreram muito com a pandemia. Sendo impedidas de funcionar normalmente, muitas recorreram ao home office e ao atendimento online de seus clientes. Com os colaboradores em casa, o clima organizacional foi muito impactado, afetando o desempenho e as relações interpessoais da equipe.

Interessante, não é mesmo? Então, continue com a gente e descubra mais sobre como fazer uma boa gestão de clima organizacional nos tempos de crise!

Como fazer uma boa gestão de clima organizacional

Entenda o clima organizacional

O clima organizacional pode ser resumido como um indicador que mede a satisfação dos colaboradores da empresa. Ele abrange a maneira como a pessoa se identifica com a organização, se ela se sente valorizada, sua relação com o gestor, se as políticas dos recursos humanos estão atendendo às suas necessidades, entre outros.

Faça pesquisas

Converse com a sua equipe para descobrir quais são os pontos positivos e negativos com os quais estão vivendo, durante a pandemia. Sugira mudanças e tente flexibilizar os protocolos para aliviar o momento que o colaborador está passando. Se for um assunto recorrente entre os membros da equipe, faça uma reunião online com todos e tentem chegar a uma solução.

Estimule um ambiente de confiança e enfrentamento

Reserve um tempo nas reuniões para ouvir o colaborador, demonstrando que deseja escutar suas opiniões e receios sobre o assunto. Com respeito e educação, é possível criar um ambiente de confiança mútua, onde a equipe se sinta confortável para expressar suas ideias e dúvidas, sem ser advertido por isso.

Promova o trabalho em equipe e a solidariedade

Outra dica de como fazer uma boa gestão do clima organizacional é promover o trabalho em equipe e a solidariedade entre as pessoas. Isso permite que um colaborador ajude o outro em momentos de dificuldade, distribuindo as funções e mantendo a produtividade. O compartilhamento de experiências beneficia a toda a equipe.

Esteja atento e ofereça feedbacks assertivos

Neste período, é muito importante se atentar à saúde mental, mas o gestor não pode se descuidar de seus outros compromissos. Observe o desempenho da equipe e ofereça feedbacks assertivos, quando necessário. Além disso, estabeleça estratégias e forneça soluções para os desafios que os colaboradores possam encontrar.

Toda crise afeta os colaboradores de uma forma diferente. Enquanto alguns estão utilizando essa oportunidade de ficar mais tempo em casa para cuidar da saúde e estreitar os laços familiares, outros encontram dificuldades em conciliar todas as responsabilidades. O importante é manter um canal de comunicação sempre aberto, para quem desejar usar.

Como vimos, apesar de todas as dificuldades que a pandemia causou, é muito importante manter uma boa gestão do clima organizacional. Ele pode ajudar, tanto o colaborador quanto a empresa, a passar por esta crise, com o mínimo de impacto. Com a colaboração e o empenho de todos, vamos vencer a pandemia, sem grandes problemas!

Gostou de saber sobre como funciona a gestão de clima organizacional em tempos de crise? Então, não deixe nos seguir em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado