?>
Gestão de Pessoas

Gestão de RH: saiba como ser um bom recrutador e engajar os candidatos!

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Quando se fala sobre gestão de RH, é muito comum focar em ações que aumentem a produtividade da equipe e os resultados da empresa. No entanto, processos como o de recrutamento não são trabalhados da maneira certa, para proporcionar um retorno positivo.

Em muitos casos, candidatos são mal-informados sobre os benefícios, não recebem as respostas do andamento do processo e, quando são contratados, chegam com uma expectativa diferente daquela esperada pela empresa. Por isso, suas ações precisam ser direcionadas para o caminho certo.

Continue a leitura e descubra como ser um bom recrutador e engajar os candidatos.

Adote uma postura imparcial

No processo de recrutamento, assim como no dia a dia da gestão de RH, é fundamental que você adote uma postura imparcial. Não cabem julgamentos e, muito menos, preconceitos — de qualquer tipo.

Essa postura precisa ser adotada desde o instante no qual você se propõe a escolher candidatos para as vagas que tem. Mesmo durante a avaliação de currículos, permaneça focado nos pontos que são essenciais para os cargos.

Trabalhe como um agente multiplicador e faça com que essa postura seja repetida pelos demais.  

Seja transparente durante o processo

A transparência do recrutador contribui muito com o nível de satisfação dos candidatos. Por esse motivo, seja transparente durante o processo de recrutamento. Explique, detalhadamente, tudo o que envolve a vaga.

Seu objetivo é atrair aquele candidato que realmente tem interesse em trabalhar na sua empresa. Além disso, esse profissional precisa ter o perfil comportamental e as habilidades de que a corporação necessita.

Se você deixa o candidato mal-informado, ele pode ser contratado com uma expectativa diferente da necessária para uma boa produtividade.

Fale sobre os pontos positivos e aqueles que precisam de melhoria

Dê feedbacks! Essa troca de informações não existe apenas quando o candidato é contratado. Fale tanto sobre os pontos positivos que o profissional tem, quanto sobre aqueles que podem e devem ser melhorados.

Em muitos casos, você vai perceber que essa troca vai surtir o efeito esperado — que é o do candidato buscar o próprio desenvolvimento. Até o momento, muitos profissionais permanecem carentes desse tipo de orientação.

Para dialogar com eficiência, use um tom ameno e demonstre sua preocupação com o crescimento desses profissionais.

Apresente os benefícios oferecidos por sua empresa

O que a sua empresa tem a oferecer? Essa pergunta é uma das mais frequentes no processo de recrutamento. Contudo, ela não é verbalizada e, na maioria das vezes, é feita mentalmente pelos candidatos.

Acredite: eles têm vergonha de perguntar sobre os benefícios! E muitos recrutadores mantêm essas informações sob sigilo, guardando-as a sete chaves para o dia em que a escolha for anunciada — sabe-se lá o motivo.

Não seja esse tipo. Fale sobre os benefícios que sua empresa oferece e explique-os, detalhadamente, para que não fiquem dúvidas.

Mantenha seus candidatos atualizados

Se você realmente deseja engajar os candidatos, não se comporte como a maioria dos profissionais de gestão de RH — que, simplesmente, deixam os profissionais sem notícias a respeito do processo.

Essa falta de comunicação é uma das mais graves falhas existentes na área de Recursos Humanos. Se o candidato não passou, não há motivos para encerrar a comunicação e deixar a pessoa esperando uma resposta.

Sendo assim, mantenha seus candidatos atualizados — independentemente da escolha da empresa.

Com essas atitudes no processo de recrutamento, você contratará candidatos mais engajados e alinhados com o perfil da companhia. Além disso, fará uma gestão de RH mais transparente e produtiva.

Ao acertar no perfil dos candidatos, você também contribui com a redução da rotatividade. Saiba mais neste outro artigo sobre o assunto e descubra quanto ela custa para a empresa.  

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Uma resposta para “Gestão de RH: saiba como ser um bom recrutador e engajar os candidatos!”

  1. 979120 665688I like this internet site really much so considerably superb information. 733162

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado