Gestão de vale transporte: 3 dicas para ganhar eficiência
Um dos principais objetivos dos gestores é aumentar o engajamento e a produtividade dos seus colaboradores. Para isso, uma das principais estratégias realizadas é o uso de benefícios corporativos. Eles contribuem para uma maior qualidade de vida dos funcionários, ajudando a estimular a satisfação e a felicidade dos membros.
Dessa forma, a implementação desses recursos é sempre vista com bons olhos pelos gestores. No entanto, vale ressaltar que você deve ter atenção no momento de gerir os benefícios, de modo a realizar um controle eficiente e minimizar erros e problemas nesse processo.
A esse respeito, recursos mais comuns, como o vale transporte, devem ser padronizados e geridos de maneira otimizada e efetiva, já que há alguns fatores que precisam ser levados em conta nessa atividade.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre a gestão de vale transporte, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Qual a importância de fazer uma boa gestão de vale transporte?
Antes de mais nada, vale comentar que a gestão de vale transporte não se baseia em apenas realizar as recargas nos cartões, mediante a demanda de passagens pedidas pelos colaboradores ao serem admitidos. Essa administração vai muito além e permite que os gestores tenham maiores resultados com esse tipo de processo. Entre os principais benefícios, podemos citar a maior economia ao direcionar vales equivalentes ao número de funcionários, bem como:
- maior controle por meio de um acompanhamento mais detalhado sobre o uso do benefício por profissional;
- redução de burocracia, uma vez que a gestão eficiente de vale transporte é capaz de otimizar procedimentos e ações ligadas ao fornecimento desse recurso;
- maior conforto aos funcionários, já que o benefício é entregue em prazos e valores previamente estabelecidos.
Como fazer uma gestão de vale-transporte eficiente?
Confira agora três dicas de como realizar uma gestão eficiente de vale transporte!
1. Evite o uso indevido
Um dos procedimentos considerados como fraudes que podemos encontrar entre funcionários é relacionado à venda do benefício para terceiros, o que pode acarretar até mesmo em demissão por justa causa. Sendo assim, ter o controle do uso do vale transporte é uma das melhores formas de a empresa evitar o uso indevido e diminuir gastos com eventuais fraudes.
2. Conte com suporte
Outra dica que pode ajudar bastante a sua empresa a implementar um bom controle de benefícios corporativos é por meio do auxílio de um parceiro. Ou seja, ao contratar um suporte terceirizado, a empresa consegue delegar a função de gerenciamento dos recursos para garantir o sucesso e rendimento de seus processos de gestão. Essa medida pode ser de grande utilidade, principalmente, para aquelas empresas que possuem uma grande taxa de rotatividade de funcionários.
3. Tenha um bom controle
Esse benefício é de uso pessoal, intransferível e é concedido apenas para o uso do transporte entre a residência e o local da empresa e vice-versa. Caso o empregado não faça uso de transporte público para se locomover até o seu trabalho, a empresa não tem obrigação de fornecer o benefício. Dessa forma, uma das primeiras medidas que devem estar presentes nessa gestão é a orientação clara aos funcionários sobre a utilidade do vale, podendo otimizar a entrega a aqueles que realmente fazem uso.
Essas foram as principais informações acerca de como garantir eficiência em sua gestão de vale transporte. Percebe-se que, ao seguir algumas estratégias específicas, é possível alcançar bons resultados com a administração dos benefícios corporativos.
Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos e familiares possam estar por dentro dessas dicas!