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Educação Executiva

Gestão por competência: saiba como funciona e quais as vantagens

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Uma empresa de sucesso é aquela que consegue alinhar as competências dos funcionários e os objetivos da organização. Tais competências são habilidades que o colaborador usa para realizar determinada tarefa, que devem ser observadas pela gestão de pessoas ao traçar o planejamento estratégico da empresa.

A gestão de pessoas deve avaliar o desempenho de cada funcionário e, junto com outros conhecimentos sólidos, basear-se na gestão por competência, grande aliada na tomada de decisões assertivas, capazes de levar a empresa ao crescimento. Quer saber como a gestão por competência funciona? Leia mais a seguir.

O que é a gestão por competência?

Para desenvolver ao máximo o comportamento de seus colaboradores e gerenciar suas habilidades técnicas, sua empresa pode aplicar a gestão por competência, uma metodologia usada pelo setor de RH (Recursos Humanos).

A gestão por competência tem como objetivo gerenciar os funcionários de acordo com seus perfis profissionais, destacando seus pontos a melhorar e suas fortalezas, para então ajudá-los a se desenvolver.

Quando sua empresa investir no aperfeiçoamento de seus funcionários, receberá o máximo de retorno das competências coletivas e individuais, o que vai aumentar a produtividade e performance de todos. Por isso, a gestão por competência também recebe o nome de gestão do desempenho.

Qual a importância da gestão por competência?

A gestão por competência consegue equilibrar a capacidade dos funcionários e a necessidade da empresa. Assim, você realiza um trabalho de acompanhamento do aperfeiçoamento do profissional, a fim de melhorar os índices de desempenho.

Quando um funcionário não se sente bem utilizado em suas funções, tende a não permanecer na empresa. Isso vai gerar problemas a outros setores, como os ligados ao recrutamento e seleção e aquele a que o colaborador pertencia.

Dessa forma, a gestão por competência é uma estratégia usada para fomentar a cultura de feedbacks, o que melhora a gestão de talentos da organização, já que reconhece as habilidades do funcionário e as usa da melhor forma.

Como fazer gestão por competência em uma empresa?

Agora que você entendeu a importância da gestão por competência é hora de saber como implantá-la em sua empresa. Para lhe ajudar, fizemos um passo a passo detalhado. Observe a seguir:

1. Mapear as competências dos funcionários

Para começar a fazer a gestão por competência é preciso mapear os principais conhecimentos e habilidades dos funcionários que são fundamentais para o crescimento de sua empresa.

Nesse momento, liste as competências que melhorariam o desempenho da organização. Podemos exemplificá-las como habilidades que:

  • destaque sua empresa no mercado, cada vez mais competitivo;
  • são primordiais para o sucesso da empresa no mercado de atuação;
  • estejam de acordo com os objetivos estratégicos organizacionais;
  • corresponda à cultura organizacional da sua empresa.

Busque identificar de 4 a 6 competências primordiais para sua organização, desde que sejam específicas. Mais que isso é difícil de encontrar e apenas vai lhe desgastar. Foque em uma quantidade de competência razoável, que consiga gerenciar.

2. Delimitar os papéis e as responsabilidades

A gestão de pessoas se qualifica quando a gestão por competência é empregada, pois os papéis e responsabilidades são delimitadas. O segundo passo permite que a empresa controle as competências.

Após realizar o mapeamento das competências, você deve categorizar os colaboradores conforme as habilidades que considera fundamentais, definindo pelo que o funcionário será responsável e por que motivo.

Lembre-se que você precisa explicar para seus colaboradores os requisitos para esses papéis e responsabilidades. É preciso também criar um setor para controlar a mudança e alterar as habilidades sempre que for necessário.

3. Realizar treinamento

Para uma gestão por competência eficiente, a empresa deve investir em treinamentos. Um funcionário bem treinado sabe como utilizar suas habilidades. Ele tem o conhecimento necessário para exercer seus talentos e contribuir com o crescimento da organização.

Pense que o colaborador quando não é bem treinado não sabe como explorar suas competências. Por isso, procure escalar o profissional que tem a capacidade ideal para a função a ser exercida.

4. Investir na comunicação interna

Outro ponto primordial para implantar essa gestão é a comunicação interna. Você precisa explicar sobre as competências para seus colaboradores. Para isso, disponibilize a todos um manual explicativo, liste as habilidades e suas definições na intranet ou faça um mural de avisos com informações importantes.

A comunicação é crucial para gerenciar as competências, pois você pode usá-la para dar reforços positivos quanto a processos essenciais, junto aos funcionários, o que pode ser feito por diversos canais internos.

5. Monitorar os resultados

O último passo é um dos mais importante. Isso porque, depois de aplicar a gestão por competência, deve-se avaliar o desempenho dos colaboradores, para saber se as mudanças realizadas foram efetivas no ambiente de trabalho.

Por mais que as competências sejam mais permanentes e constantes, nada impede que elas sejam avaliadas sempre que não refletirem mais as necessidades de sua empresa ou não a apoiarem. Então, revise suas listas de competências periodicamente.

Quais os principais benefícios de implantar a gestão por competência?

Sua empresa só tende a ganhar com a implantação da gestão por competência. Se ainda não está convencido, listamos os principais benefícios que seu RH pode conquistar. Essas vantagens vão te incentivar a aplicar este tipo de gestão de talentos. Veja a seguir:

  • conseguir a colaboração do funcionário;
  • aprimorar a compreensão das competências e o desempenho que se espera;
  • melhorar a produtividade;
  • otimizar a retenção de talentos;
  • integralizar talentos de forma consistente;
  • tornar o recrutamento e seleção mais inteligente;
  • aperfeiçoar a eficiência operacional;
  • descrição de cargos mais compatíveis com a necessidade da empresa.

A gestão por competência é uma ferramenta para levar sua equipe ao máximo desempenho. Por isso é tão importante implementá-la em sua empresa! Agindo dessa forma, você consegue alinhar as suas expectativas quanto aos talentos à realidade do seu negócio, alinhando as metas da organização.

Se você quer se destacar por ter uma boa gestão de pessoas, escolha por um modelo de gestão por competências que reflita seus valores.

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escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
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