?>
Educação Executiva

Gestão transparente: saiba como garantir mais confiança aos colaboradores

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A transparência tem sido um valor cada vez mais buscado nas empresas, seja pela necessidade de conformidade com as leis, seja pela manutenção de uma boa imagem. No entanto, uma gestão transparente pode fazer bem mais pelas companhias, sendo uma importante ferramenta para favorecer o seu crescimento.

Além disso, uma das grandes vantagens é contribuir para um ambiente mais agradável, que motive os colaboradores e aumente a produtividade. Afinal, quando as informações são compartilhadas por todos, fica mais fácil eles se identificarem com os valores e os objetivos da organização.

Diante disso, adotar uma gestão transparente se tornou uma necessidade e um desafio para as empresas que querem se desenvolver em suas áreas de atuação. Para ajudar você, neste artigo mostramos os benefícios deste modelo de gestão e como adotá-lo na sua empresa. Acompanhe!

O que caracteriza uma gestão transparente?

Trata-se de um modelo de gestão em que o gerenciamento das atividades é compartilhado, podendo ser acompanhado por todos os membros da equipe. Isso pode ser feito por meio de ferramentas gerenciais em que todas as tarefas e informações são inseridas e atualizadas constantemente, de modo que possam ser facilmente entendidas pelos profissionais.

Mais do que isso, a gestão transparente também é uma forma de lidar com as pessoas no dia a dia. Dessa forma, um gestor ou líder que preze pela transparência deve sempre compartilhar as informações com seus liderados e integrá-los na tomada de decisões.

Para que esse modelo funcione, é fundamental manter um fluxo organizado de informações, pois elas precisam ser exibidas de maneira ordenada e que favoreça o entendimento por todos. Ou seja, o sistema adotado deve ser simples e objetivo, priorizando aquilo que é mais importante para o progresso da equipe.

Como implementar uma gestão transparente na prática?

O problema é que muito se fala em gestão transparente, mas nem sempre se sabe como chegar a ela. Obviamente, isso vai depender bastante da cultura organizacional e do tamanho da empresa, entre outros fatores. Também não é algo a ser conquistado da noite para o dia. De qualquer forma, seguem algumas boas práticas a serem adotadas.

Melhore a comunicação interna

Um passo importante é melhorar a comunicação entre os colaboradores e os setores, por meio de ferramentas eficientes. Podem ser aproveitados os canais já existentes, como murais e intranet, enquanto outros podem ser criados, como chats e aplicativos.

Mas essa comunicação não deve ser unilateral, ou seja, apenas da direção para os seus subordinados. Deve-se incentivar a troca de informações e conhecimentos constantemente, de modo que todos saibam o que está acontecendo e quais as decisões estão sendo tomadas, tendo o espaço necessário para participar desse processo.

Diminua a burocracia operacional

Muitas vezes, a gestão transparente é prejudicada pelo excesso de burocracia e hierarquia. Por isso, o ideal é reduzir ao máximo as barreiras entre os gestores e as pessoas, favorecendo a interação entre todos.

Inclua a equipe nos processos de decisão

O processo de decisão pode levar muito tempo. Até se concretizar, podem acontecer muitos ruídos na comunicação, gerando um clima de incertezas que prejudica a produtividade dos colaboradores. Assim, o melhor é tentar incluir as pessoas nas decisões. Ainda que eles não possam participar de modo mais ativo que pelo menos possam acompanhar e entender o que está acontecendo no momento.

Invista em tecnologias de gestão

Algumas ferramentas, como softwares e aplicativos, podem ajudar no controle e no acompanhamento das tarefas por todos. Esses sistemas permitem que cada uma realize suas atividades entendendo como elas se inserem em um fluxo bem maior. Ou seja, dão uma visão completa sobre o trabalho da equipe, de modo mais participativo.

Contrate pessoas que valorizam a transparência

De nada adianta tentar adotar uma gestão transparente sem que as pessoas também não compartilhem dos mesmos valores. Por isso, é importante buscar colaboradores dispostos a compartilhar e preservar as informações de modo confiável, desde a contratação. Para tanto, inclua esse quesito no recrutamento e na seleção dos profissionais.

Incentive a transparência entre todos

Isso não significa que a transparência não deva ser incentivada. Ou seja, é fundamental que os líderes e o setor de recursos humanos saiba motivar os colaboradores a serem transparentes, o que ajuda a reduzir conflitos e prevenir problemas relacionados à conduta das pessoas.

Quais os benefícios de uma gestão transparente?

Talvez você já tenha percebido algumas vantagens de manter uma gestão transparente na empresa. Mas de todo modo, a seguir listamos alguns benefícios em adotar esse modelo de gestão.

Aumento da confiança

Quando os colaboradores fazem parte dos processos de decisão, eles se sentem envolvidos, por isso, passam a confiar mais na organização e nos seus gestores. Essa confiança reforça os laços entre os profissionais, que se sentem mais responsáveis pelas suas funções, passando a ter maior comprometimento com as suas entregas, pois entendem o impacto do seu trabalho.

Maior engajamento

O resultado é que eles se sentem mais engajados e realmente inseridos em um contexto bem maior. Assim, com o tempo tendem a entregar resultados ainda melhores, se sentindo motivados e conscientes da sua importância dentro da organização.

Atração e retenção de talentos

Desse modo, também podemos dizer que a gestão transparente é uma maneira de atrair e reter talentos, um grande desafio para as empresas na atualidade. A transparência desde o processo de recrutamento e seleção demonstra o quanto a empresa se preocupa com o candidato e como ele será tratado caso decida fazer parte daquela organização.

Maior controle de gastos

Por fim, destacamos que a gestão transparente também envolve um maior controle sobre os gastos, uma vez que os colaboradores estão mais motivados e entendem como a utilização dos recursos afeta a companhia como um todo. Assim, eles podem ser mais eficientes e contribuir para uma maior eficiência e redução de custos.

Essas são apenas algumas dicas para você implementar uma gestão transparente na sua empresa. Lembre-se que esse é um trabalho constante e que deve contar com a participação de toda a equipe. Em pouco tempo os benefícios poderão ser percebidos, contribuindo para um ambiente mais confiável e colaborativo.

Gostou de saber como implementar uma gestão transparente? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que mais pessoas possam conferir essas dicas!

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

Uma resposta para “Gestão transparente: saiba como garantir mais confiança aos colaboradores”

  1. 137290 887146hi!,I like your writing so a good deal! share we communicate far far more about your write-up on AOL? I need a specialist on this area to solve my problem. Could be thats you! Looking forward to see you. 628494

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado