Home office e trabalho remoto: saiba mais sobre essas tendências!
As relações trabalhistas e a rotina nas empresas estão mudando. Com isso, estão surgindo novas tendências, como home office e trabalho remoto, que têm transformado a maneira como encaramos o trabalho e contribuído para uma maior produtividade.
A verdade é que, em um cenário de desafios, tanto para trabalhadores quanto para empregadores, há a necessidade de se adaptar mais rapidamente às mudanças.
Por isso, se você ainda não sabe como adotar essas modalidades na sua empresa, continue a leitura do post e entenda tudo sobre o assunto!
O que é home office e trabalho remoto?
As duas modalidades de trabalho costumam ser confundidas e, às vezes, até são usadas como sinônimos. No entanto, enquanto o home office significa o fato de um colaborador realizar o serviço em casa, trabalho remoto se refere ao uso de ferramentas tecnológicas (como telefone, Skype, e-mails, softwares e aplicativos) para se trabalhar à distância.
Dessa forma, a diferença fundamental entre home office e trabalho remoto é que o primeiro se refere à permanência do profissional na sede; já o segundo, representa uma forma de interação dos colaboradores com a empresa — ou seja, as modalidades são, na verdade, complementares.
Quais os benefícios dessas tendências?
Agora que já entendemos a diferença conceitual entre eles, podemos passar a tratar home office e trabalho remoto como uma coisa só. Pois, quando falamos em vantagens, por exemplo, os dois são bem parecidos.
A seguir, veja os principais benefícios de adotá-los na sua empresa:
- ajuda o colaborador a se dedicar melhor a uma tarefa que requer mais atenção e tempo;
- reduz o estresse com o trânsito e o tempo perdido com o deslocamento de casa;
- diminui a perda de tempo e a falta de concentração com interações desnecessárias dentro da empresa;
- diminui o custo da empresa com transporte, energia elétrica e outros insumos;
- reduz o risco de contágio de doenças e outros problemas;
- otimiza o tempo gasto com reuniões;
- aumenta a motivação do colaborador e a percepção de valorização do trabalho dele;
- contribui para o aumento da produtividade e do engajamento do colaborador.
Como garantir que funcionem da melhor forma?
Por mais vantajoso que seja adotar home office e trabalho remoto na empresa, é bom destacar que eles podem não ser a melhor opção para todos os colaboradores ou tipos de negócio.
Nem todo mundo está preparado para lidar com a situação, que exige muito profissionalismo e comprometimento. Da mesma forma, a organização precisa estar preparada para administrar a relação remota.
Sendo assim, é fundamental oferecer as condições para que o colaborador trabalhe remotamente da mesma maneira que faria as tarefas na empresa. Para isso, ele deve ter equipamentos de qualidade, próprios ou não.
Além disso, é importante utilizar ferramentas que facilitem a comunicação com os outros colaboradores alocados na sede da empresa ou em casa, como softwares e aplicativos que permitem a interação e a colaboração entre eles. Outro detalhe importante é ficar de olho nas regras para esse tipo de trabalho, já instituídas pela Reforma Trabalhista.
De qualquer maneira, é necessário que o gestor saiba identificar quando, como e por quem podem ser adotados home office e trabalho remoto. Afinal, se forem bem planejados e empregados corretamente, eles podem contribuir bastante para aumentar a produtividade e reduzir custos na empresa.
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Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing