?>
Gestão de Pessoas

Inovação e gestão de pessoas: Os desafios do RH na era da transformação digital.

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Olá, queridos leitores!

Me chamo Cammila Yochabell, sou potiguar (natural de Mossoró), apesar de ser formada em Petróleo e Gás e ter atuado nesta indústria, a área que me acolheu foi a de gestão de pessoas. O que me tornou uma profissional com expertises diversas e diretas com o ser humano, seja ele operacional ou altos executivos. Foram 7 anos em empresas multinacionais de grande porte industrial e em tecnologia. Fiz inúmeros cursos de extensão e vivências em países como Estados Unidos, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. Também possuo um MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Recursos Humanos pela FGV em São Paulo.

Sempre tive em mente que seria empreendedora. O mundo corporativo é lindo, mas não era para mim. Inquieta como sou, e com sonhos altos de ser uma agente transformadora no mundo. Descobri após os 30 anos qual seria a minha missão de vida, o meu verdadeiro propósito e foi em 2016, que uni esta descoberta com a vontade de empreender e fundei uma HR TECH.

A minha startup surgiu de uma necessidade que tive como profissional desempregada em outro país e que precisava voltar para a sua terra e trabalhar. Estava no meu último mês de estudos na Oceania e todos os dias buscava maneiras de destacar o meu perfil profissional aos olhos dos recrutadores. Foi aí que me veio a ideia de fazer um vídeo currículo. 

Contudo, como tenho experiência como recrutadora, no mesmo momento troquei de chapéu e pensei:  Se eu, como recrutadora, recebesse um vídeo na caixa de e-mail, teria receio de ser spam ou vírus, sem falar que encheria minha caixa. Talvez um link no YouYube ou Vimeo seria menos arriscado, mas ainda como ferramentas populares, pensaria duas vezes antes de clicar.

Bingo! Era isso, uma plataforma de empregos com a tecnologia vídeo! Procurei por algo similar e apesar do vídeo ser um dos itens mais acessados na internet, na época não tinha nada como a minha ideia. De imediato voltei para o Brasil e comecei a arquitetar a Jobecam, hoje a melhor plataforma de empregos por vídeo do país.

Foi fácil tirar do papel, pois eu conhecia todas as ferramentas existentes no mercado. Inclusive aquelas de entrevistas gravadas e que no final, não reduzia de fato o tempo da seleção. Usei todo o conhecimento, angustias que passei, quando era recrutadora e desenhei algo que realmente sanasse a nossas dores na seleção, sem esquecer do principal: a experiência do candidato.

Nesta trajetória houve muitos avanços, começamos com o foco no vídeo currículo, depois incluímos as entrevistas gravadas com inteligência para ranquear os perfis em vídeo mais aderentes. Em setembro de 2018 lançamos a opção de entrevista às cegas por vídeo, que funciona como The Voice das Entrevistas, com objetivo reduzir os vieses inconscientes existentes nas fases de seleção.

Nós aplicamos um fundo esfumaçado nos vídeos, máscara na voz do candidato e o recrutador ou gestor só o conhecerá de fato, após apertar o aprovar e o levar para a próxima fase do processo.

Eu tenho ficção por pessoas. Apesar de sanar uma dor de tempo e custo para as empresas, dar a oportunidade do profissional ser visto além de um pedaço de papel, fazer ele reduzir seu tempo e consequentemente gastos indo em várias etapas das entrevistas e principalmente, ser analisado por suas habilidades, experiências e diferenciais, é a minha missão.  Este é o meu propósito e é isto que compartilho diariamente com a equipe que tenho hoje.

Então, falaremos muito disso por aqui, inovação, tecnologia e principalmente pessoas pois nada se constrói sem tê-las em primeiro lugar.

Fica o convite para me acompanhar neste blog tão rico da Cesta Nobre e interagir conosco para que possamos gerar muito conteúdo de qualidade para todos vocês.

Um forte abraço!

Cammila YochabellPublicado Por: 
Cammila Yochabell 
Fundadora da Jobecam

Compartilhe:
escrito por
Cammila Yochabell

Uma resposta para “Inovação e gestão de pessoas: Os desafios do RH na era da transformação digital.”

  1. […] gestores de pessoas e seu relacionamento com seus liderados. Por isso, é primordial investir em tecnologia na gestão de pessoas, com o intuito de agilizar aos processos. Quer saber quais são as 4 maiores vantagens dessa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado