Inteligência artificial no processo recrutamento e seleção? Veja!
A inteligência artificial no recrutamento e seleção de pessoas poupa tempo e promete resultados mais precisos. Parece mágica, mas é apenas a tecnologia alinhando esses processos às necessidades do mercado.
Outra boa notícia é que a inteligência artificial faz com que todos ganhem, do candidato à empresa, passando pelo profissional de Recursos Humanos (RH). Este adquire uma poderosa ferramenta de trabalho e não precisa ser substituído.
Ficam no passado algumas práticas, como a entrega de currículos impressos nas portas das empresas ou o envio deles por e-mail, aguardando uma resposta que, muitas vezes, não vem. O momento é outro e inclui jogos, desafios de lógica e até robôs.
Que tal dar esse grande passo na evolução dos processos de recrutamento e seleção na sua empresa? Continue a leitura e saiba mais sobre essa tecnologia.
O que é inteligência artificial no recrutamento e seleção?
No universo de RH, aplicativos e sites modernizaram técnicas de recrutamento e seleção de pessoas e conseguiram economizar tempo e dinheiro. Além disso, atraíram candidatos com perfil mais jovem e adaptável. Essa foi uma grande revolução, mas outra estava por vir.
Assim como qualquer outro profissional de Recursos Humanos, você sofre com o excesso de trabalho operacional e a falta de tempo que isso ocasiona. E nem foi citado o custo disso para a empresa, não é verdade?
Por mais que a tecnologia modernize a vida das pessoas, ela ainda não havia chegado ao ponto em que os problemas dos candidatos, da empresa e dos profissionais de RH fossem resolvidos ao mesmo tempo.
A solução para essas questões veio por meio de uma tecnologia: inteligência artificial no recrutamento e seleção. Essa tecnologia possibilitou a evolução dos métodos operacionais, alinhando as necessidades e expectativas de todos.
Os profissionais, por exemplo, conseguem encontrar vagas de acordo com seus perfis. Parece óbvio, mas o ganho é maior do que você imagina. Isso aumenta a satisfação dele na empresa e a consequente retenção do talento.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial é uma tecnologia que possibilita sistemas simularem o pensamento humano. Em outras palavras, eles vão além das ordens específicas programadas e passam a tomar decisões autônomas.
Essas decisões ocorrem a partir da análise de dados. Nos processos de recrutamento e seleção, a inteligência artificial avalia os candidatos e destaca aqueles que têm mais potencial para trabalhar na sua empresa.
O sistema não substitui o profissional de RH, mas faz uma análise isenta de parcialidade e preconceitos, considerando, ao mesmo tempo, múltiplos fatores. E entrega métricas, dados, indicadores e mais em tempo real.
Os programas de inteligência artificial no recrutamento e seleção também divulgam as vagas na internet, criam banco de cadastros com os currículos e seguem um modelo estruturado para cada perfil desejado.
Observe que essa solução tecnológica oferece mais qualidade e precisão na seleção de candidatos, ao mesmo tempo que reduz o trabalho operacional.
Quais os benefícios da inteligência artificial nesses processos?
A inteligência artificial traz diversos benefícios aos processos de RH e gestão. Por conta disso, separamos aqui alguns deles para que você conheça. Veja!
Reduz custos
A redução de custos ocorre na diminuição do uso de ferramentas, como plataformas de recrutamento, redes sociais e sites parceiros. O sistema de inteligência artificial usa e-mails, SMS, Skype e a própria plataforma para falar com os candidatos.
Combate o turnover
Em alguns processos, como recrutamento, seleção e treinamento de profissionais, são investidos tempo e dinheiro. Por isso, a contratação deve ser precisa para evitar que o novo colaborador não tenha o perfil alinhado com o da empresa.
Quando você consegue um profissional que tem o mesmo fit cultural de sua companhia, diminui as chances de ele ficar insatisfeito e ir embora.
Acelera os processos
Computadores e sistemas conseguem fazer mais correlações simultâneas ao mesmo tempo. Isso aumenta a velocidade do trabalho e acelera os processos. Ponto positivo, pois evita perder bons candidatos para as concorrentes.
Melhora a experiência do candidato
Processos longos e demorados e a falta de comunicação entre a empresa e o candidato são fatores que prejudicam o engajamento dos profissionais. Contudo, a inteligência artificial no recrutamento e seleção vai na contramão disso e não permite que ninguém fique sem resposta.
Aumenta a automação de processos
Outra vantagem da inteligência artificial é que, em determinados níveis, ela aprende e consegue aumentar a quantidade de tarefas e processos automatizados. Trata-se de uma interação mais profunda na qual homem e máquina colaboram entre si.
Como as empresas podem utilizar essa tecnologia?
Agora é o momento de partir para a prática. Separamos aqui o que deve ser feito pela empresa para aproveitar essas novas tecnologias. Acompanhe.
Selecionar currículos
As dificuldades na economia fazem com que certas vagas sejam viralizadas e o número de candidatos aumente bastante. No entanto, ler e selecionar currículos é algo que toma tempo e, convenhamos, está sujeito a falhas.
É impossível ler uma grande quantidade de currículos sem deixar passar um ou outro detalhe importante durante a avaliação de competências. O problema é que isso leva, em alguns casos, à seleção de um perfil diferente do desejado.
A inteligência artificial no recrutamento e seleção consegue fazer essas tarefas de modo mais rápido e, ao mesmo tempo, preciso. A partir de dados lançados por você, ela os analisa de maneira objetiva e segue o parâmetro definido.
Interagir com candidatos
Esse é um dos pontos no qual o RH mais sofre com os candidatos. A falta de interação, principalmente por causa do volume de profissionais que se candidatam às vagas, faz com que a comunicação seja falha.
Eles não obtêm respostas em um tempo satisfatório e muito menos apoio durante certas etapas do recrutamento ou seleção. Para tal, existem duas frentes.
A inteligência artificial nos processos de recrutamento e seleção pode ter um chatbot para esclarecer as principais dúvidas dos candidatos. Ela também consegue responder e-mails de forma personalizada e mais humana.
Construir e ajustar modelos estruturados
Para que a inteligência artificial consiga cruzar dados dos perfis dos profissionais nos processos de recrutamento e seleção, é preciso antes criar o modelo de candidato ideal. Tarefa sua e das demais áreas envolvidas, ok?
A partir de um modelo estruturado, o programa consegue verificar o grau de semelhança entre ele e cada candidato. Além disso, consegue indicar quem apresenta, por exemplo, o melhor desempenho a partir de uma dinâmica ou game.
No entanto, a inteligência artificial também pode receber ajustes nos modelos estruturados. Você lembra de que, dependendo do nível, ela pode aprender? Isso é chamado de machine learning.
Nele, o sistema ajusta o perfil desejado cada vez que recalcula as informações do novo candidato ideal — tornando os processos mais precisos, reduzindo custos e otimizando o tempo da sua equipe.
Viu como a tecnologia pode ser uma grande aliada do RH? Com a ajuda da inteligência artificial no recrutamento e seleção, sua empresa tende a desfrutar desses e de outros benefícios, como a criação de uma vantagem competitiva em relação às outras organizações.
Existem outras formas complementares de você reduzir custos e ganhar agilidade na atração e retenção de talentos. Siga nossas páginas nas redes sociais para conhecê-las e se manter bem informado. Estamos no Facebook e no LinkedIn