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RH Moderno

Jornada do colaborador: veja as etapas e como melhorá-la

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A jornada do colaborador é importante para aumentar o engajamento dos profissionais em suas atividades. Se você deseja o crescimento de sua empresa, deve investir na jornada como uma forma de gestão.

Assim, a empresa deve fazer ações para que o colaborador passe sua vida laborativa na organização. Por isso, é importante conhecer as etapas da jornada do colaborador e como melhorá-las. Quer saber como? Conheça as etapas, a seguir!

Recrutamento

A primeira etapa da jornada do colaborador é o recrutamento — fase em que o candidato conhece a empresa, sua cultura e valores — para avaliar se deseja que aquela organização faça parte de sua trajetória profissional. Todos os dados com os quais o candidato tiver contato fazem parte da primeira etapa. Para que essa etapa torne a sua empresa atrativa, é importante acompanhar as avaliações públicas, melhorar a reputação externa e oferecer benefícios aos futuros colaboradores.

Seleção

Após o recrutamento, é hora da seleção — a segunda etapa na jornada do colaborador. A forma com que a comunicação com o RH e gestores ocorre influencia na relação do candidato com a empresa, não apenas pelas palavras, mas por ter assertividade e presteza, o que melhora a experiência do futuro colaborador. Um bom processo seletivo melhora a experiência do colaborador com a organização. Logo, é preciso que o processo seja claro, objetivo e confortável, a fim de que o candidato compreenda bem a proposta do trabalho.

Integração

A fase de integração é também conhecida como onboarding e serve para que o novo colaborador seja apresentado ao grupo e acolhido, além de receber as informações sobre o trabalho, conhecer os valores da empresa e ver como são aplicados na prática. O processo de integração deve engajar o colaborador, estimulando sua empolgação e dando toda assistência necessária. Outras formalidades também podem ocorrer, como a assinatura de contratos, login e senhas ou outras ferramentas digitais.

Desenvolvimento e retenção do colaborador

Devidamente integrado, é preciso avaliar o desenvolvimento do colaborador, suas aspirações profissionais e como a empresa pode auxiliar no seu crescimento, para alcançar novos cargos. Atue para que tudo seja uma boa experiência! Invista também na retenção. Como estratégia, ofereça salários competitivos, assegure qualidade de vida aos colaboradores, dê feedbacks, faça um plano de carreira e prepare a liderança para lidar, de forma cordial, com os funcionários. Assim, você diminui a taxa de dispensas.

Saída do funcionário

A jornada do colaborador termina com a saída do funcionário. Contudo, até nesse momento o colaborador pode lhe ensinar algo. Portanto, faça entrevistas no momento da dispensa e veja o que melhorar para que outras saídas não ocorram.

Oferecer uma boa jornada ao colaborador é importante para o crescimento de qualquer empresa, pois garante que o time esteja engajado e mais produtivo, diminui a rotatividade de funcionários, melhora o clima organizacional e aumenta a felicidade dos colaboradores. Lembre-se que funcionário satisfeito se dedica mais e gera produtos e serviços de qualidade. Por isso, dedique-se a uma gestão de recursos humanos responsável.

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escrito por
Luciana Xavier
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