?>
Liderança e Motivação

Como um líder democrático age em uma empresa?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A liderança democrática apresenta um novo modelo de gestão empresarial, que permite a participação de todos os colaboradores nas tomadas de decisões, com o líder orientando sua equipe e dividindo as tarefas e responsabilidades dentre os funcionários.

O líder democrático é o gestor ideal, por ser capaz de adaptar à atividade as novas formas de produção de produtos e serviços, uma vez que atua em um ambiente de trabalho flexível. A liderança democrática contribui demais para o crescimento da empresa. Entenda melhor a seguir!

Qual o perfil do líder democrático?

O líder democrático, mesmo que não exerça uma liderança formal, será um colaborador que incentiva a participação de seus colegas na tomada de decisões e trabalha para solucionar os problemas da empresa. É uma pessoa criativa, por apresentar sugestões aos gestores, e organizada, já que coordena a equipe em que é inserido. É um incentivador de seus funcionários e, por isso, busca uma boa comunicação, sendo que suas decisões consideram a opinião dos demais.

Como um líder democrático age?

Conhecido como uma figura aberta, o líder democrático se opõe a uma liderança autoritária. Para tanto, é preciso ter uma conduta diferente. Veja as habilidades que este líder deve cultivar!

Busca uma comunicação aberta

O segredo para o sucesso da liderança democrática é o incentivo à comunicação aberta do gestor com os funcionários, que permite que estes sejam ouvidos com atenção e que o líder saiba interpretar as palavras e o tom do interlocutor. O objetivo é fazer a equipe se sentir à vontade para dialogar sobre as questões da empresa e assegurar que suas ponderações serão consideradas no momento da tomada de decisão.

Realiza encontros regulares com a equipe

Promover encontros regulares dos funcionários é uma forma de incentivar a participação da equipe, para a realização de brainstorming, para que surjam ideias e sugestões. Essas reuniões são importantes para que os colaboradores confiem cada vez mais na gestão da empresa e até aqueles mais tímidos se sintam confortáveis nas reuniões.

Como implantar a liderança democrática na sua empresa?

Para que a liderança democrática seja implementada na empresa, é preciso que o líder atue sem superioridade, dispondo-se a ser acessível a todos os funcionários e cooperando para o bom andamento do serviço. Além disso, é preciso investir em capacitação, com programas de treinamentos, para que os líderes aprendam os conceitos da liderança democrática e desenvolvam as habilidades necessárias para aplicá-la.

Após, faça uma análise do organograma da empresa e observe as funções que estão sendo desempenhada por cada um, a fim de adequar a quantidade de tarefas aos funcionários, tornando todos mais participativos e produtivos. Empresas que buscam crescimento têm investido cada vez mais na liderança democrática.

Isso porque ela é capaz de melhorar o bem-estar, por gerar maior satisfação aos colaboradores, que passam a se sentir integrados e valorizados. Assim, um clima de cooperação entre equipe e líder surge. Logo, a tendência é o aumento da produtividade e o comprometimento da equipe, o que contribui diretamente para o crescimento da organização.

Gostou deste post? Então, assine nossa newsletter e receba novidades em seu e-mail!

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado