?>
Liderança e Motivação

Liderança informal: como identificar e utilizar em prol da empresa?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo é fundamental que a empresa disponha de líderes que não só vestem a camisa da empresa, mas que induz o resto da equipe a fazer o mesmo. Afinal, uma equipe comprometida e engajada faz toda a diferença no sucesso de um negócio. Nesse caso, tanto a liderança informal quanto a formal são extremamente úteis dentro de uma organização.

Isso porque a liderança é essencial para o bom andamento de uma empresa, já que é necessário que alguém gerencie os processos e mantenha os colaboradores motivados. Contudo, nem sempre a liderança é realizada por um gestor, mas sim por um colaborador que seja um líder nato e conquiste o respeito de todos seus colegas de trabalho.

Quando isso acontece surge a liderança informal e pode ser muito benéfica para sua empresa. Quer saber como se beneficiar dela? Fique conosco e entenda mais!

O que é liderança informal?

Na maioria das vezes um profissional que ocupa a posição de líder foi nomeado pelos seus superiores. Essa ocupação de cargo pode tanto ter ocorrido por meio de uma indicação ou por mérito do próprio profissional que foi reconhecido.

De qualquer forma, a recognição se deu por meios oficiais, isso significa que esse líder passa a receber regalias como um salário mais alto, sala individual, poder de decisão e assim por diante. Além disso, ele se torna responsável pelos resultados obtidos pela equipe e, por isso, passa a responder por ela. Esse tipo de dirigente é o mais comum e o conhecemos por liderança formal.

No caso da liderança informal, a diferença está na ausência de um reconhecimento do cargo. Ou seja, o profissional aqui não foi nomeado pelos seus superiores e nem recebe os benefícios característicos da profissão, mas mesmo assim age como um líder porque faz parte da sua essência.

Sendo assim, independentemente do setor que esse profissional atua, ele tem a capacidade de conquistar naturalmente o respeito e a credibilidade dos seus colegas de profissão. Logo, se vê respondendo pelo grupo, incentivando seus colegas a buscar por melhores resultados e resolvendo questões que podem afetar o relacionamento e o engajamento da equipe.

Diante disso, o líder informal tem as mesmas características que o formal. No entanto, enquanto um segue seu próprio juízo para conduzir a situação, o outro é guiado pelas diretrizes legais estabelecidas pela empresa.

Como uma liderança informal pode ser identificada?

Quem é empreendedor sabe que o perfil de um líder não é formado da noite para o dia. Essa representação é alcançada com o tempo por meio de experiências vividas e conhecimento absorvido. No entanto, existem aqueles casos raros de profissionais que já têm o espírito de liderança em sua essência.

Então, como um diamante bruto só precisa ser lapidado para atingir o perfil desejado pela empresa. Para identificar esses profissionais a equipe do setor de Recursos Humanos deve se desapegar do retrato padrão de um líder para começar a enxergar outras possibilidades que podem ocupar essa função.

Ter essa disposição para encontrar um líder em ambiente poucos comuns, é importante, pois um funcionário que tem características que o faz apto para exercer o papel de liderança pode muitas das vezes passar despercebidas.

É fato que no momento de promover um colaborador a um cargo de liderança é necessário levar em consideração um conjunto de fatores. Por isso, muitas empresas têm investido em programas que buscam identificar dentro da própria organização perfis de liderança que estão escondidos. Após encontrá-los proporciona recursos para desenvolver e capacitar esses profissionais para que eles alcancem o perfil esperado pela empresa.

Quais são as principais características de um líder?

 

Para identificar um líder você precisa estar atento a alguns sinais de comportamento que ele transmite. Na verdade, são competências que ele tem que fazem parte de um perfil de liderança. Sendo assim, veja só quais são os atributos que você precisa observar.

Proatividade

A proatividade é a capacidade que uma pessoa tem de antecipar situações para se preparar para lidar com ela antes mesmo de acontecer. No ambiente corporativo, um colaborador proativo se destaca pela habilidade de antever um problema e buscar por uma solução sem um superior precisar pedir que faça isso.

Ou seja, é aquele funcionário que não espera receber uma ordem para fazer o seu trabalho, pois ao saber do que precisa ser feito ele simplesmente faz.

Justo

Um colaborador que busca agir com justiça não se impõe para agradar alguém, ele simplesmente defende aquilo que julga ser o certo independentemente da situação. Essas pessoas são extremamente confiáveis, pois dificilmente se deixam levar por uma opinião ou influência.

Senso de coletividade

Um profissional com senso de coletividade sabe muito bem que uma atitude individual pode afetar positivamente ou negativamente o grupo, por isso, sempre está pensando antes de agir. Afinal, é uma pessoa comprometida em agir com ética e responsabilidade.

Sabe lidar com a pressão

Um bom profissional pode ser justo, parceiro e responsável, mas um líder, além de conter todas essas características precisa saber lidar com a pressão. Isso porque administrar uma equipe ou um departamento não é tarefa fácil, pois conforme a empresa cresce a pressão para alcançar melhores resultados se torna maior.

Além de lidar com suas próprias responsabilidades, o líder precisa garantir que a sua equipe também esteja comprometida em cumprir com seus afazeres. Por isso, saber lidar com a pressão sem se sobrecarregar é uma característica fundamental no perfil de um líder.

Ter inteligência emocional

Observar a inteligência emocional de um profissional é essencial para quem procura identificar líderes em potencial. Isso porque as responsabilidades que vem junto do cargo muitas das vezes são esgotantes e um bom líder precisa ter controle emocional para lidar com todas elas sem maiores problemas e conflitos.

Ser capaz de se adaptar às mudanças

A transformação digital tem sido a principal responsável por promover diversas mudanças no meio corporativo. Por esse motivo, as empresas que desejam se manter ativas no mercado precisam se ajustar a essas mudanças e buscar por ações inovadoras.

Diante disso, um líder precisa estar preparado para lidar com essas mudanças e, sobretudo, ser capaz de pensar em estratégias que fazem com que toda a empresa se ajuste de forma rápida.

Lembrando que as mudanças a que uma empresa se submete nem sempre está vinculada a transformação digital, pois pode acontecer de precisar alterar determinadas ações para promover seu crescimento e o líder é o primeiro que precisa abraçar as modificações e incentivar sua equipe a fazer o mesmo.

Como usar a liderança informal a favor da empresa

É fato que o líder informal é mais influente que o líder formal, já que, por estar no mesmo nível hierárquico dos outros funcionários, conquista a identificação de todos e se torna um populista no local de trabalho. Sabendo disso, por que não utilizar a liderança informal a favor da sua empresa?

Os líderes informais são importantes para melhorar a comunicação entre o setor de Recursos Humanos (RH) com os demais funcionários. Por isso, alinhe com ele os propósitos da empresa, para que, por meio de sua influência, seja transmitida a visão e o modo de trabalho ideal para outros colaboradores. Veja a liderança informal como uma aliada.

Qual o papel da liderança informal na motivação da equipe

Uma boa liderança é capaz de manter a equipe motivada, a fim de aumentar a sua produtividade e qualidade dos serviços. Com a liderança informal, não é diferente, pois motiva os colaboradores, desde o treinamento.

Além disso, o líder informal pode ajudar seu gestor ao incentivar seus colegas a entenderem os objetivos da empresa e cumpri-los com responsabilidade. Isso prova que é importante contar com a liderança informal para aumentar o engajamento dos colaboradores.

Como a liderança informal favorece a comunicação interna

Uma característica do líder informal é a boa comunicação. Ele consegue se comunicar, tanto com os gestores quanto com seus colegas, transferindo conhecimento sobre tarefas ou ordens, com facilidade. A liderança informal é fundamental para melhorar a comunicação interna de sua empresa, já que coleta os problemas do setor em que trabalha e pode levá-los aos gestores, permitindo que os conflitos sejam solucionados rapidamente e as necessidades dos colaboradores supridas.

Os colaboradores veem nos líderes informais o comando transparente e verdadeiro que desejam, por se sentirem representados e saberem que sua voz vai ser ouvida pelos seus chefes. Logo, são mais propensos a conversar com a liderança informal do que com a gerência.

Como ocorre o fortalecimento da cultura pela liderança informal

A liderança informal auxilia no fortalecimento da cultura, porque possibilita que os gestores repensem sobre quais regras devem implementar ou não, proporcionando um diálogo com os colaboradores, representados pelo líder informal.

Dessa forma, os chefes vão aprender com os liderados e criarão um ambiente cada vez mais agradável para o desenvolvimento de relacionamentos de trabalho, comunicação transparente e clima organizacional saudável.

Diante disso, é fato que a liderança informal pode mudar o seu modo de gerenciar sua empresa. Assim, poderá otimizar o seu relacionamento com todos os colaboradores, ao encontrar um mediador entre as hierarquias, que é o líder informal. Portanto, saiba mapear e identificar boas lideranças, investindo nela, até que esteja alinhada com os objetivos da empresa, preste um serviço de qualidade na administração e forme um RH eficiente.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, receba novas informações, como esta, em seu e-mail, assinando nossa newsletter!

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado