?>
Aprendizado

Liderança positiva e colaborativa podem contribuir para o desenvolvimento da equipe

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Uma equipe precisa ser guiada por um gestor forte para entregar bons resultados, mas cada vez mais entende-se também a importância da humanização desse processo. Nesse contexto, há pelo menos dois tipos de liderança: Liderança positiva e colaborativa.

Cada empresa tem seus próprios padrões de funcionamento, mas a importância de uma liderança consistente é uma verdade para todas elas.

No mundo corporativo fala-se em liderança positiva para caracterizar um modelo de gestão focado no reforço das qualidades dos colaboradores.

Já a liderança colaborativa parte da ideia de que todos os profissionais envolvidos devem ter voz na tomada de decisão.

Vamos destacar as características e os benefícios desses dois modelos de liderança, assim como diferenciá-los em relação à liderança corporativa tradicional, acompanhe.

O que é a liderança positiva?

Para explicar o conceito de liderança positiva, vamos usar um exemplo prático.

Pense que o dia a dia de uma empresa de automação pneumática industrial exige uma série de competências dos colaboradores envolvidos.

Para garantir que o desempenho da equipe fique à altura das expectativas, o gestor responsável deve conhecer bem as qualidades de cada profissional.

A liderança positiva foca nos pontos fortes dos funcionários para incentivá-los a entregar resultados cada vez melhores e identificar atividades em que possam atuar com ainda mais qualidade.

Quando o funcionário tem noção de que o gestor reconhece os esforços e as qualidades dele, todo o trabalho fica mais prazeroso e qualificado.

Por isso a liderança positiva vem se consolidando como um modelo de gestão muito vantajoso para todas as partes.

Leia os tópicos a seguir para conhecer melhor os benefícios que a liderança positiva pode proporcionar à sua empresa.

Quais são os benefícios da liderança positiva?

O uso da liderança positiva na gestão de um negócio como empresas de refrigeração e climatização rj, por exemplo, tem o potencial de melhorar toda a dinâmica de produção e impactar na rotina de um modo geral.

  1. Melhorias no desempenho

Quando o gestor deixa claro o apreço pelo trabalho de cada profissional, a equipe se sente valorizada e a autoestima das pessoas envolvidas melhora.

Com isso, todo o corpo de funcionários se dedica com mais afinco às atividades. Ou seja, o desempenho deles melhora.

Esse reconhecimento é crucial para fazer com que os colaboradores se sintam peças importantes do sucesso da empresa.

  1. Mais produtividade

Se a mão de obra terceirizada em Fortaleza tem segurança sobre a qualidade do trabalho realizado, as empresas contempladas pelo serviço dela serão mais produtivas.

É tudo uma questão de demonstrar que as atividades cumpridas tem um impacto positivo nos empreendimentos e, acima de tudo, são valorizadas pelos supervisores e gestores responsáveis.

  1. Alinhamento estratégico

A liderança positiva aproxima os colaboradores do líder. Isso traz uma compreensão mais assertiva sobre as metas e os objetivos da empresa.

Quando as partes envolvidas tem mais acesso às decisões estratégicas, todo o trabalho se volta para a concretização de objetivos compartilhados por todos.

Afinal, a maior parte dos trabalhos corporativos é coletivo, seja em um escritório despachante em Londrina ou em uma empresa de confecção de roupas e acessórios. 

  1. Retenção de profissionais

Outro ponto fundamental da liderança positiva é a criação de um clima organizacional mais agradável.

Os profissionais sabem que o ambiente da empresa é adequado para o desenvolvimento profissional e, com isso, a rotatividade diminui.

Ou seja, os funcionários se sentem mais satisfeitos e a empresa tem menos despesas com:

  • Processos seletivos;
  • Finalização de contratos;
  • Pagamento do aviso prévio;
  • Pagamento do FGTS.

Dessa forma, as duas partes da relação profissional saem ganhando.

O que é a liderança colaborativa?

A liderança colaborativa tem como característica principal o afrouxamento da hierarquia de funcionários dentro de uma empresa.

Os colaboradores não precisam responder ao gestor em todas as etapas da produção. Eles tem mais autonomia para tomar decisões e fazer o melhor para a empresa, conforme os tipos de atividades e liberações específicas de confiança.

A hierarquia se mantém, mas com mais dinamismo e possibilidades para que as equipes possam se gerir excluindo burocracias.

Esse conceito faz parte de uma série de novas tendências do mundo corporativo e traz uma série de benefícios para os negócios.

Quais são os benefícios da liderança colaborativa?

Listamos os benefícios de usar o modelo de liderança colaborativa. Acompanhe a leitura para entender melhor como ela pode ter impactos positivos em termos de produtividade, comunicação e até mesmo direcionamento de carreira dos profissionais de empresas dos segmentos mais variados, como empresa de plastico bolha.

  1. Desempenho direcionado

Com práticas de liderança colaborativa, o líder da empresa tem mais tempo para direcionar seu desempenho para outros âmbitos.

Em vez de precisar se preocupar continuamente com processos de rotina, ele conta com o profissionalismo dos funcionários para manter a empresa em pleno funcionamento.

Então, o gestor pode se dedicar a áreas estratégicas, como planejamento, estabelecimento de parcerias e captação de novos clientes.

  1. Comunicação mais direta

Se a equipe de uma empresa de emagrecimento com ozonio não precisa consultar o supervisor a todo momento, a comunicação ganha mais qualidade.

Em primeiro lugar os funcionários se comunicam melhor entre si, já que a tomada de decisão se concentra primeiramente neles.

Em segundo lugar as possibilidades de erros caem, pois os profissionais se mantêm dialogando.

É uma descentralização da figura do líder extremamente benéfica para a atividade empresarial.

  1. Desenvolvimento profissional

Permitir esse maior grau de autonomia possibilita que os funcionários se desenvolvam enquanto profissionais.

A longo prazo, a empresa pode ganhar novas lideranças espontâneas e alcançar um nível ainda maior de excelência.

Nesse contexto, é importante que o gestor acompanhe a atuação e identifique quais colaboradores tem perfis de liderança.

Assim, ele pode começar a delegar mais responsabilidades e contribuir diretamente para o desenvolvimento das equipes.

Do mesmo modo que é necessário um treinamento profundo para trabalhar em um laboratório de análise metalográfica, é necessário incentivar as pessoas por meio de gestos e demonstrações de confiança.

  1. Vantagem competitiva

O mercado se baseia na competição entre marcas do mesmo segmento. Aquelas que apostam em estratégias de negócio inovadoras ganham vantagem.

A adoção do modelo de liderança colaborativa leva a empresa a um novo patamar nos quesitos produtividade, eficiência, comunicação e expertise.

Com isso, o negócio se moderniza e tem mais possibilidades de se destacar em um mercado cada vez mais complexo.

O ponto principal é que a marca vai conseguir captar mais clientes e, por consequência, ganhar mais relevância.

O fim do líder tradicional

Os dois modelos detalhados neste texto são exemplos de como o conceito de líder foi se modificando ao longo dos anos.

Antes, o bom líder era aquele que concentrava todas as responsabilidades e decisões a serem tomadas.

Ele era o responsável por todas as esferas do negócio e sempre dava a última palavra, que os colaboradores tinham de acatar.

No entanto, é preciso se adequar ao progresso.

Hoje em dia, especialmente com a popularização do trabalho em regime de home office, não dá mais para controlar todos os empreendimentos sem dar espaço para as opiniões dos profissionais envolvidos, bem como isso pode limitar as atuações dos gestores e colaboradores.

Imagine ter que esperar a aprovação do chefe para dar continuidade à instalação de ar condicionado salvador, por exemplo.

Dar mais autonomia ao funcionário quer dizer deixá-lo à vontade para executar as atividades com dedicação e eficiência.

Isso não quer dizer que o líder vai ficar à margem do que acontece na empresa. Na verdade, a ideia é ele não precisar se preocupar com questões pequenas que podem ser perfeitamente resolvidas pela equipe.

Dessa forma, os modelos de liderança colaborativa e de liderança positiva são ferramentas únicas para otimizar toda a atuação empresarial.

Conclusão

Agora você conhece as principais características da liderança positiva e da liderança colaborativa, dois modelos de gestão que valorizam as contribuições de toda a equipe.

Apontamos os benefícios mais significativos de ambas para que você possa analisar qual delas se encaixa melhor à realidade da sua empresa.

Por fim, também abordamos com detalhe de que formas elas se diferenciam do antigo modelo de liderança, focado em um líder forte e centralizado.

A ideia principal deste texto é mostrar a importância de tornar possível uma contribuição mais substancial por parte da equipe de colaboradores.

Hoje em dia o conceito de clima organizacional é parte integrante de todos os modelos de gerenciamento corporativo.

Quando os colaboradores se sentem valorizados, eles ganham novas motivações para se dedicarem e entregarem os melhores resultados.

Outro ponto fundamental é a diminuição da sobrecarga dos líderes. A tomada de decisão fica mais dinâmica e todos os processos operacionais são feitos com mais qualidade e rapidez.

Finalmente, esse aumento de eficiência na dinâmica interna se reflete diretamente no atendimento ao consumidor final, desde o relacionamento com os fornecedores até as estratégias de logística e atendimento ao cliente, trazendo mais qualidade a todos os processos e desenvolvimento ao negócio como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe:
escrito por
Estela Lima
Estela Lima é formada em jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e possui experiência em assessoria de imprensa e assessoria digital. Atualmente trabalha como redatora e assessora do blog Business Connection, escrevendo sobre diversos assuntos do mundo dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado