?>
Sem categoria

O que é liderança tática? Saiba mais sobre esse perfil estratégico

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Ser líder não é tarefa fácil. Você tem que motivar e influenciar os funcionários para alcançar os objetivos da empresa, estipular metas e manter a comunicação entre gestores e colaboradores. Um bom líder é capaz de transformar uma empresa em um sucesso.

E dentre as muitas lideranças que podem ser exercidas, tem-se a liderança tática, que coloca em prática os planejamentos e consegue liderar em momentos de crise. Quer saber como essa liderança funciona? Leia a seguir!

O que é ser um líder tático?

Toda empresa tem suas estratégias para atingir o sucesso, conquistar clientes e fechar novos contratos e parcerias. Mas, para que o planejamento aconteça, é preciso ter um líder tático: um profissional que tenha a capacidade de estimular as pessoas ao seu redor, como funcionários, gestores e fornecedores, elevando e acreditando na energia de todos.

Ser um líder tático é conseguir se adaptar às alterações do mercado, lidar com concorrentes e resolver os problemas surgidos no momento de crise. Tudo isso para que o planejamento aconteça corretamente.

Qual a importância da liderança tática em uma empresa?

Empresas modernas precisam se destacar no mercado para vencer seus concorrentes. A solução é contar com um líder tático em seus quadros de funcionários — uma pessoa que saiba trilhar o caminho e levar a organização ao sucesso. Esse líder não precisa ser, necessariamente, um gestor, pode ser um colaborador que exerça uma liderança informal, desde que consiga mobilizar as equipes em prol de um objetivo comum.

Quais são as principais características do perfil de um líder tático?

Um líder tático é resiliente, pois supera, com facilidade, os problemas e assimila melhor os fracassos, para o seu próprio crescimento. Ele também é proativo, não precisa que lhe digam o que fazer, pois busca responder às demandas com eficácia, sozinho. Ele faz acontecer! Além disso, o líder tático possui adaptabilidade, pela capacidade de alterar suas rotas e, ainda assim, entregar um trabalho de qualidade.

As alterações que precisa fazer não comprometem o cumprimento do planejamento preestabelecido. É necessário que o líder tenha boa comunicação e habilidade de lidar com pessoas, demonstrando empatia, interesse e vontade de ajudá-los a crescer, independentemente do nível hierárquico em que estejam.

Como funciona a gestão de um líder tático?

A gestão de um líder tático deve equilibrar a satisfação dos funcionários e a busca por bons resultados. Para isso, a liderança deve implantar iniciativas que melhorem a gestão de pessoas e clima organizacional. Um líder tático transmite a missão, visão e valores da empresa com paixão, acompanha a realização das tarefas, ajuda nas dificuldades dos funcionários, incentiva o diálogo e está disposto a ouvir ideias que melhorem o ambiente de trabalho.

A empresa só tem a se beneficiar com a liderança tática! Ter um líder tático é assegurar que seu ambiente corporativo seja produtivo e os funcionários se mantenham motivados, ainda que resultados expressivos não sejam alcançados. Por isso, crie um planejamento consistente, descrevendo as tarefas que devem ser desenvolvidas, para que a gestão seja um sucesso, e incentive os líderes a serem táticos.

Gostou do nosso post? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu e-mail!

Compartilhe:
escrito por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado