Linguagem inclusiva na empresa: entenda como aplicar
Toda empresa deve respeitar a diversidade cultural, étnico-racial, de condição e de gênero que está presente na sociedade. Para isso, você precisa investir na linguagem inclusiva em sua empresa, um tipo de comunicação que não exclui ou inviabiliza qualquer grupo social.
Nesse sentido, vale lembrar que a linguagem inclusiva é diferente da linguagem neutra, na medida em que esta última é uma alternativa para não designar gênero e quebra completamente a tradição linguística. Por sua vez, tanto a linguagem neutra quanto a linguagem inclusiva objetivam a inclusão plena.
Quer saber como aplicar a linguagem inclusiva na sua empresa? A seguir, conheça algumas dicas práticas e valiosas para implementá-la!
Importância da linguagem inclusiva na empresa
A diversidade vem realizando mudanças sociais nos ambientes corporativos — como é o caso da implantação da linguagem inclusiva — e trazendo diversos benefícios para a empresa. Entre os principais, podemos destacar:
- melhora a comunicação interna;
- assegura um clima organizacional saudável;
- aumenta a sensação de pertencimento e identidade com o grupo;
- melhora a imagem com o público;
- coopera com a transformação social para um mundo mais inclusivo;
- vira referência como fonte de denúncia a atos de intolerância e preconceitos.
Dicas de como colocar a linguagem inclusiva por meio do RH
Se você quer tornar sua empresa referência de diversidade, implante a linguagem inclusiva por meio do RH, pois, afinal, esse setor é responsável pela gestão do capital humano e o único capaz de ser exemplo nesse tema.
Abaixo, veja algumas ações que facilitam a aplicação desse tipo de comunicação!
Pergunte o pronome com o qual o profissional se identifica
Desde a admissão e o onboarding, o RH deve perguntar com qual pronome o profissional se identifica e como gostaria de ser referenciado: nomes e palavras com que a pessoa e a comunidade à qual ela pertence se identificam.
Sabendo a resposta, é obrigatório o uso do pronome em todas as comunicações profissionais, escritas ou verbais.
Em situações nas quais a mensagem não for direcionada ao profissional específico, mas a um grupo de colaboradores, procure usar expressões neutras.
Falar “a diretoria” ao invés de “os diretores”, por exemplo, é mais inclusivo.
Elimine expressões racistas e capacitistas na empresa
É importante que o RH incentive a eliminação de expressões consideradas racistas e capacitistas, como: judiar, denegrir, fazer nas coxas, deficiente, inválido, dentre outras.
Tais palavras rebaixam as pessoas e criam um clima ruim no ambiente corporativo. O resultado é o aumento de conflitos internos, dificuldade de retenção de talentos e não atração de novos colaboradores, por não respeitar a diversidade e promover inclusão.
Pare de utilizar termos sexistas na empresa
O RH também deve parar de utilizar termos sexistas. Sempre que possível, tire-os das frases ou troque-os por palavras generalistas.
Um exemplo é a frase que diz que um gestor ou gestora é bom com prazos. As palavras “gestor” e “gestora” podem ser substituídas pela palavra “liderança“. Logo, a liderança é boa com prazos.
Use adjetivos neutros, como eficiente, competente, acima da média, inteligente etc. Esses termos se encaixam bem com todos os gêneros, tornando a comunicação mais inclusiva.
A linguagem inclusiva na empresa é essencial para promover a pluralidade em sua cultura organizacional. Para isso, promova a inclusão no ambiente de trabalho, começando pela liderança. Por exemplo deve partir “de cima”, já que a linguagem inclusiva é um sinal de que sua empresa defende a diversidade e luta contra o preconceito.
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