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Gestão de Negócios

Meta de vendas: como conquistá-la em 2017?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A meta de vendas de uma empresa é muito importante para o resultado final de um ano. É ela que garante o faturamento esperado e o crescimento do negócio, independentemente de como a economia está no período. Por isso, você deve incentivar seus funcionários a persegui-la todos os dias e, principalmente, se manter atento às melhores formas de conquistar esses objetivos.

Para 2017, o cenário econômico promete um leve crescimento. Então, os empreendimentos não podem pestanejar se pretendem crescer: criar metas possíveis e dar tudo de si para atingi-las é essencial para manter a saúde de um negócio no cenário atual. Ou seja, quem quer ter bons resultados precisa estar afiado para melhorar o faturamento.

Sendo assim, é hora de se preparar para ir à luta! Confira algumas ideias para obter bons resultados com a sua meta de vendas e ter uma empresa de sucesso:

Invista nos clientes atuais

Muitos empresários acreditam que, para efetuar novas vendas, é preciso aumentar a carteira de clientes. É claro que essa estratégia funciona, mas está longe de ser a mais simples para atingir as metas de vendas. Para esse fim, é muito mais fácil oferecer novos produtos para quem já comprou com a sua empresa e está satisfeito com o atendimento.

Investigue a fundo os clientes fiéis, confira quais produtos eles adquirem com frequência e reflita como você pode oferecer um mix de itens mais diversificado, que atenda melhor às necessidades dos compradores e das suas metas do seu negócio. Se o cliente já estiver satisfeito com os produtos que você oferece, com certeza ele ficará tentado a experimentar novas opções.

Resolva o problema do cliente

Independentemente do momento do mercado — seja ele crise ou crescimento — as pessoas estão dispostas a investir dinheiro em produtos e serviços que otimizem sua produção ou resolvam um problema frequente. Por isso, tentar facilitar a vida do cliente ainda é a melhor forma de fazer com que as suas vendas subam vertiginosamente.

Isso pode ser feito de diversas formas, desde uma grande pesquisa com seu público-alvo até uma simples pergunta de “como mais posso te ajudar?”. Se a sua empresa criar essa cultura de colaboração com clientes, eles mesmos procurarão vocês com possibilidades de novos negócios, aumentando sua participação no mercado.

Aprenda a negociar

A arte da negociação faz parte do dia a dia de qualquer vendedor, por isso, treiná-la é essencial para fechar novos contratos e vender mais. Cada profissional precisa conhecer de cor todas as possibilidades que oferecerá aos clientes e ser capaz de barganhar para não perder a venda.

Ensine-os a analisar propostas e saber quando vale a pena dar um desconto para fechar o acordo. Para as metas, muitas vezes, é bem mais interessante perder um pouco na taxa de lucro e ganhar na quantidade, principalmente se o cliente oferece oportunidades para novos horizontes de negociação.

Teste novas abordagens para atingir a meta de vendas

Encontrar o jeito certo de se aproximar do cliente pode ser determinante para que ele feche a compra. Muitas vezes, as empresas gostam de seguir um roteiro preestabelecido ou seguir uma linha de abordagem fixa. Mas, quando a situação pede um aumento nas vendas, testar estratégias diferentes pode trazer resultados melhores.

Essa mudança de atitude dos vendedores pode inclusive atrair o consumidor que não compraria desse empreendimento em uma situação normal, aumentando assim a sua carteira de clientes, ajudando a empresa a ganhar mercado e impulsionando as vendas, o que torna as metas bem mais fáceis de serem atingidas.

Invista em treinamento para seus funcionários

Ter vendedores mal treinados é um dos principais fatores que afastam uma empresa do cumprimento das metas de vendas. Para atingir resultados excelentes, os funcionários precisam saber cada detalhe do produto a ser vendido, conhecer técnicas de abordagem e negociação e, acima de tudo, vestir a camisa da empresa.

Existem várias formas de promover essas características nos colaboradores, entre elas, investir na capacitação por meio de cursos, mantendo seu quadro de funcionários qualificados e prontos para convencer qualquer cliente da necessidade de comprar o seu produto.

Esses cursos também farão com que eles se sintam motivados, o que é um gás a mais para lutar pelas metas. Porém, também vale a pena incentivar a energia da equipe, oferecer benefícios e premiar a produtividade. Bons exemplos na equipe, que sejam capazes de guiar seus funcionários, é um dos melhores treinamentos que a empresa pode oferecer.

Acompanhe as metas para não perder o foco

Uma empresa focada em resultados não pode fixar um objetivo para o ano, esquecê-lo e só rever os números quando o período de tempo chegar ao fim. Metas só são eficientes quando acompanhadas de perto. Assim, se o resultado estiver muito longe do esperado, ainda há a possibilidade de reverter o quadro.

Por isso, quando determinar o que quer alcançar, a empresa também precisa definir as métricas que deverá acompanhar e de quanto em quanto tempo esse follow-up vai acontecer. Esse tipo de cuidado, que é muito mais que uma simples burocracia, pode ter impacto real na hora de atingir a meta de vendas em 2017.

Ofereça benefícios para seus funcionários

Valorizar a equipe que trabalha todos os dias para fazer com que a empresa conquiste objetivos é uma forma de mostrar que não só os sócios e proprietários ganham quando a empresa cresce. Existem diversas ferramentas para isso: feedbacks frequentes, bonificação quando as metas forem atingidas, cursos variados, etc.

Porém, uma forma interessante de fixar a mão de obra qualificada na sua empresa e motivar seus colaboradores a trabalhar mais para obter bons resultados é oferecer benefícios, além do salário.

Uma cesta básica, por exemplo, representa um ganho de salário real para muitos deles, que deixam de gastar dinheiro no supermercado, sem que a empresa tenha que arcar com os encargos trabalhistas de um aumento. Mais bem alimentado, o funcionário é mais eficiente e produtivo. Com isso, fica mais satisfeito com a empresa e se esforça para atingir as metas.

No fim do ano, quando os resultados estiverem acima do esperado, também é possível comemorar: vale fazer uma festa para a equipe, distribuir cestas especiais para o Natal e até presentear os funcionários. Porém, não se esqueça de que esse é o momento ideal para começar a agir para crescer no ano seguinte: afinal, empresas fortes estão sempre buscando mais.

Quer saber mais sobre benefícios curiosos que as grandes empresas oferecem a seus funcionários? Veja nosso artigo sobre o tema!

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Nobre Cestas
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