O que é e quais os impactos do Metaverso no RH? Saiba!
O Metaverso é o assunto do momento! Desde quando o Mark Zuckerberg anunciou que criaria um ambiente virtual tridimensional todos entenderam que o mundo como se conhece não seria mais o mesmo.
Novas possibilidades surgem com o Metaverso, principalmente para o setor de RH de sua empresa, a fim de melhorar suas oportunidades no Mercado de Trabalho. Quer entender o conceito de Metaverso e quais benefícios ele traz para o departamento pessoal? Fique conosco e saiba mais!
O que é o Metaverso?
Em linhas gerais, o Metaverso é um universo digital, que mistura realidade aumentada e ambientes visuais, permitindo que as pessoas interajam por meio de seus avatares, de modo imersivo e bastante parecido à vida real.
A experiência é real, mas o ambiente simulado e pode ser acessado por meio de um óculos de realidade virtual, quando a pessoa vai experimentar o ambiente virtual. A tendência é que o acesso seja facilitado, de acordo com o avanço da tecnologia.
Nesse ambiente, as pessoas podem comprar e vender, fazer reuniões, realizam atividades e exploram o mundo virtual, assim como faz no mundo real. Vale enfatizar que este ambiente é mais simples, por ser uma plataforma utilizada para o mercado de trabalho.
Entretanto, esse não é um conceito novo, já que surgiu em 1980 e algo parecido era utilizado em jogos, como o Second Life, em 2000. Contudo, não foi um sucesso, devido às limitações da tecnologia. Hoje, existem jogos como o Minecraft e Fortnite.
Como o Metaverso funciona?
Para integrar o Metaverso é necessário usar os óculos especiais, bem como assistente de voz, inteligência artificial e, dependendo do caso, sensores colocados ao corpo. Assim, vai aumentar a imersão no mundo digital, simulando completamente a vida real.
Ao adentrar à realidade virtual, você pode ter muitas experiências, podendo interagir até com pessoas estrangeiras, pois é feita uma tradução simultânea no Metaverso. O conhecimento vai ser mais acessível e a tendência é que as pessoas passem mais tempo na internet para resolver seus problemas.
O que o Metaverso muda no universo empresarial e no RH?
Com a pandemia de Covid-19 foi necessário o afastamento social. Como as empresas funcionariam? O trabalho remoto foi a melhor opção. Por isso, investiu-se tanto em tecnologias capazes de facilitá-lo.
Entre as ferramentas a serem empregadas têm-se o Metaverso, um recurso que vai facilitar o dia a dia dos colaboradores e otimizar a conexão do time, líderes e liderados, por meio de maior imersão, eliminando barreiras físicas. A tendência é que as empresas se tornem cada vez mais tecnológicas e inovadoras.
O Metaverso permite a realização de reuniões de equipe ou fornecedores, consolidação de trabalhos 100% remoto, encontro com clientes, contratação de funcionários de qualquer lugar do mundo, envio de brindes personalizados quando fizer uma campanha de marketing.
O setor de RH também pode se beneficiar, alterando seu modo de fazer o recrutamento de pessoal. Contudo, a atuação vai além disso! Caberá ao setor acompanhar as reações e comportamentos do colaborador no mundo virtual e quais práticas devem ser abolidas ou implementadas.
O RH fará uma gestão a partir dessa análise, pois a adaptação de cada pessoa ao Metaverso vai ser individualizada e acontecerá de forma diferente. É possível que os colaboradores sofram com solidão por causa do serviço remoto e o RH deve cuidar do bem-estar de todos.
Ainda, o RH deve buscar o alinhamento dos funcionários com a cultura da empresa. Este é um grande desafio, por ser necessário o engajamento de todos os membros do time quanto aos valores da organização.
Quais os benefícios do Metaverso no RH?
As atividades desenvolvidas no Metaverso precisam ser humanizadas pelo RH, que gerencia os colaboradores no contexto do trabalho remoto, pois este departamento deve promover um ambiente de cooperação sem barreiras geográficas. O Metaverso só tem a beneficiar sua empresa. Veja por quê!
Favorecer as contratações
O Metaverso no RH ajuda a desenvolver novos modelos de contratações. Hoje, recrutamento e seleção podem ocorrer de forma virtual. Entretanto, esses processos feitos pelo Metaverso se tornam mais atrativos para os talentos, principalmente aqueles que desejarem desbravar essa tecnologia. Colaboradores que procuram pioneirismo e inovação vão entrar no radar.
Atualmente é comum o desenvolvimento do trabalho home office. Para isso, o RH precisa potencializar as suas relações, tanto na contratação quanto no processo de demissão, assim como os treinamentos, que podem ocorrer apenas no Metaverso.
As contratações, demissões e treinamentos ocorreriam no Metaverso, beneficiando-se da realidade aumentada e potencializando as relações. Contudo, se seu funcionário preferir o trabalho presencial, o Metaverso pode oferecer a contratação de figuras-chave para os quadros da empresa, necessário para manter a estrutura do sistema.
Desburocratizar os processos
Com o Metaverso, o RH se torna digital, o que otimiza a atividade do setor e simplifica processos, até então morosos e suscetíveis de erros. Apesar de já se usar ferramentas para facilitar a rotina do RH, a realidade virtual aumentada vai tornar tudo on-line.
O RH que pretende adorar o Metaverso precisa pensar em dispositivos para o home office, que são inovadores e capazes de suprir as necessidades que vão surgindo. Porém, é preciso apresentá-los aos colaboradores, promovendo treinamentos para usar adequadamente os aplicativos.
Otimizar a comunicação
Por vezes, a comunicação dentro de uma empresa é precária. Muitos colaboradores têm facilidade em usar aplicativos de conversa ou softwares ligados aos projetos desenvolvidos para manter o diálogo com os colegas.
Mas nem todo mundo é assim. Há funcionários com problemas de comunicação, não pela tecnologia utilizada e sim pela forma de comunicação. Algumas pessoas preferem uma conversa face a face, que deixa a comunicação mais simples e fácil, o que pode ser difícil no diálogo digital.
Evite ruídos e falta de fluidez aderindo ao Metaverso, que pode otimizar a comunicação existente, uma vez que a conversa face a face acontece, por meio dos avatares criados na realidade virtual.
Assim, o RH vai ter menos dificuldades para entender as necessidades de cada colaborador e atender suas demandas, oferecendo o que cada equipe precisa para aumentar a produtividade e engajamento.
Contribuir para o clima organizacional
O Metaverso contribuirá para o clima organizacional, pois o RH ficará mais próximo de seus colaboradores, criando ambientes acolhedores e que deixem todos satisfeitos em trabalhar na empresa.
O senso de cooperação entre os membros de um time e de pertencimento de cada funcionário podem ser dificultados pelos já citados entraves da comunicação no trabalho remoto.
No Metaverso, o RH pode desenvolver ambientes de troca e conexões entre os colaboradores, que permitam a interação de todos durante o trabalho e até durante as pausas e diálogos mais descontraídos.
Manter o engajamento
O engajamento só tem a beneficiar sua empresa, fortalecendo a cultura da empresa, pois a comunicação é bem definida, o que motiva os colaboradores. Além disso, há o aumento da produtividade, por estarem mais felizes em suas funções.
Manter o engajamento dos funcionários não é tarefa fácil para o RH, principalmente em tempos de trabalho remoto. O RH precisa traçar novas estratégias e usar diversas ferramentas, como o Metaverso.
No Metaverso, o RH pode realizar a gamificação de certos processos, quando há o design de jogo na sua atuação Apesar de ter um tom de brincadeira, tem um contexto sério, que pode ser usado em processos seletivos e em dinâmicas de grupos, o que melhora o clima organizacional e permite o desenvolvimento de habilidades.
Ter um trabalho mais produtivo e organizado
O Metaverso pode ser uma boa estratégia do RH para aproximar os colegas e destruir as barreiras da comunicação, tão comuns no home office, melhorando o desempenho da equipe e o clima organizacional.
Se escolher o Metaverso, o RH vai poder criar um ambiente de trabalho produtivo, colaborativo e criativo, sem as barreiras físicas, que acolha as pessoas e incentive a divisão das tarefas.
O RH também conseguirá acompanhar o desenvolvimento das atividades de perto e manter a organização do trabalho, respeitando os momentos de descanso e pausas dos funcionários, para que sejam mais produtivos e ordenados.
Criar a possibilidade de inclusão e diversidade
A inclusão e diversidade tornaram-se pauta na maioria das empresas, sendo responsabilidade do RH implementá-las. Para facilitar seu trabalho, o departamento pessoal pode investir no Metaverso, que vai quebrar as barreiras físicas e permitir o trabalho de pessoas com deficiência.
Dessa forma, pessoas com deficiência auditiva e mobilidade reduzida vão se comunicar de modo livre, por meio de seus avatares, já que o Metaverso realiza o diálogo em libras e a contratação de pessoas com deficiência física, por não precisar de um ambiente adaptado.
Outra possibilidade é a contratação de pessoas de culturas e realidades diferentes. Assim, cria-se um ambiente diverso e democrático, incentivando a atração de talentos e melhorando o clima organizacional.
Humanizar as empresas
Quando o assunto é tecnologia, é comum se desassociar do fator humano. Contudo, o Metaverso no RH pode fomentar experiências personalizadas para os colaboradores. Por meio dos algoritmos, será possível traçar os gostos de cada indivíduo e atender às expectativas de todos.
O usuário é colocado no centro das decisões, promovendo processos mais humanizados dentro das empresas. Isso porque o RH e as lideranças vão saber quais as dores de seus funcionários, suas demandas mais urgentes e poderão criar um ambiente que acolha a cada um.
Como aplicar o Metaverso no RH de sua empresa?
Apesar de o Metaverso ainda não estar finalizado ou operando da forma que seus idealizadores desejam, esse sistema já pode trazer benefícios para o RH e revolucionar a atuação de sua empresa.
Quer adotar o Metaverso? O primeiro passo é investir em tecnologia, começando a implantação em seu RH, com a expansão para as demais áreas da organização. Depois, migre todos os processos da empresa, que ainda são feitos de forma física, para o ambiente virtual.
Isso quer dizer que as rotinas como comunicação interna, coordenação de tarefas, cultura de feedbacks, registro de ponto e tantas outras atividades do RH precisam ser conduzidas virtualmente.
Porém isso não quer dizer que você deve somente transportar o físico para o digital. É preciso adaptar os processos ou até criar formatos de gestão, próprios para o mundo virtual.
Quais os desafios do Metaverso no RH?
Da mesma forma que o Metaverso traz benefícios para o RH, ele também apresenta desafios, em relação ao comportamento das pessoas nesse ambiente e uso da tecnologia no mundo corporativo. Veja pontos que merecem destaque.
Questões de comportamento e ética
Denúncias de assédio sexual entre avatares já foram registradas no Horizon Venues, mundo virtual criado pelo Facebook. Isso demandou medidas por parte da empresa. No mundo real, esse tipo de conduta criminosa acontece no local de trabalho, cabendo ao RH coibi-la.
O desafio do RH é criar regras de conduta para o meio online, pois muitos usuários enxergam a internet como “terra sem lei”. Os colaboradores não podem tratar o Metaverso como espaço livre, devendo seguir normas de convivência formuladas pela empresa.
A relação entre o ambiente real e virtual precisa ser clara, assim como as condutas éticas e o reforço a comportamentos positivos devem conversar com a cultura e os valores da organização.
Utilização excessiva de tecnologia
O RH é o responsável pela gestão de pessoas e atua na busca pelo bem-estar e preservação da saúde mental dos colaboradores. Por essa razão, precisa estar atento aos excessos e evitar o adoecimento de seus funcionários.
Durante a pandemia de Covid-19 aconteceram constantes reuniões virtuais, que causaram cansaço mental extra aos colaboradores. Matérias que explicaram a Zoom Fatigue foram publicadas e devem ser discutidas no RH.
É de obrigação do RH observar os impactos da utilização da tecnologia na vida de cada funcionário, para que não haja uso excessivo do Metaverso, incentivando um equilíbrio que favoreça a produtividade em todos os sentidos.
Ao decidir implementar o Metaverso no RH, a empresa tem a oportunidade de melhorar sua gestão de recursos humanos, cuidando das pessoas e humanizando os colaboradores, para otimizar suas relações no trabalho.
Além disso, com o Metaverso, reduz-se as burocracias, para que possa focar no que importa, que faça seu negócio crescer. É desafiador, mas é possível e a tecnologia pode ajudar.
O que achou do assunto? Dê sua opinião em nossos comentários!