?>
Sem categoria

Motivação no trabalho: qual é o papel da gestão de benefícios nisso?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Todos nós gostamos de nos sentir bem nos ambientes que frequentamos — no trabalho, isso não é diferente. No cenário corporativo é muito importante que o colaborador se sinta valorizado, reconhecido, satisfeito e com sentimento de pertencimento ao lugar.

Para que isso ocorra, há influência de vários fatores, como salários, clima organizacional, investimento em educação continuada, comunicação efetiva e clara, além de benefícios cedidos pela empresa.

Esses benefícios precisam ser gerenciados de maneira adequada para que atinjam seu principal objetivo que é aumentar a motivação no trabalho.

É fundamental que cada etapa, desde a escolha dos benefícios até a avaliação da satisfação do colaborador, seja registrada e processada garantindo o sucesso do investimento.

Acompanhe conosco qual o papel da gestão de benefícios na motivação do colaborador, além de outros resultados e dicas de como realizar uma boa gestão. Continue lendo e entenda mais!

O que é gestão de benefícios?

Gerenciar benefícios dentro de uma empresa diz respeito a todo o processo de escolha, implantação e avaliação desses benefícios

Essa gestão têm como objetivo aumentar a motivação dos colaboradores no trabalho e aumentar o engamento destes.

É uma atividade estratégica, que deve ser realizada com muita precisão, pois a presença e qualidade dos benefícios oferecidos influenciam diretamente em vários resultados, como retenção e atração de talentos, melhora da produtividade e maior satisfação dos trabalhadores, por exemplo.

Apesar disso, a empresa precisa avaliar e unir as necessidades dos colaboradores sem esquecer a avaliação financeira para investimento, ou seja, adequar a situação à realidade do seu negócio.

Agora vamos entender um pouco mais sobre os tipos de benefícios que existem e quais você pode oferecer aos seus colaboradores.

Quais são os tipos de benefícios corporativos?

Inicialmente, há dois tipos de benefícios corporativos que podemos citar, os obrigatórios e os facultativos. Os obrigatórios, como o próprio nome sugere, estão vinculados às normas da CLT e devem ser oferecidos, como férias remuneradas, licença-maternidade, 13º salário, FGTS, vale-transporte e adicional noturno, por exemplo. São benefícios previstos em lei e oferecidos em todas as empresas.

Já os benefícios facultativos ou não obrigatórios, são aqueles que costumam causar impacto, justamente por não ser algo comum de ser oferecido. Conferem para a empresa um atrativo a mais para o colaborador, interferindo bastante na motivação no trabalho.

Entre os benefícios facultativos temos, plano de saúde, vale-refeição ou alimentação (como cestas básicas), plano de previdência, plano odontológico, possibilidade de horário flexível ou home office, licença-paternidade estendida, auxílio-educação, descontos em academias etc.

Podemos perceber que o leque de benefícios não obrigatórios é grande, tornando mais fácil adequar a oferta de uma carteira desses benefícios, conforme a realidade e possibilidade de investimento da empresa, além do perfil de colaboradores.

Qual a importância da gestão de benefícios para a motivação no trabalho?

Imagine você como colaborador de uma empresa podendo desfrutar de benefícios diferenciados como esses, além dos que a empresa tem obrigação de oferecer? Faz muita diferença para a motivação no trabalho, pois traz o sentimento de que a empresa valoriza o seu esforço, sua atuação e faz questão de demonstrar isso não apenas com feedbacks, mas com ganho real.

Dessa forma, conseguimos entender melhor porque poder contar com esses benefícios faz a diferença para o colaborador, principalmente ao comparar com outras possibilidades de trabalho. A presença desses benefícios confere vantagem competitiva para a retenção e atração de talentos, além de aumentar o engajamento e produtividade individual e coletiva dentro da empresa.

Alguns autores, como Chiavenato, trazem que os benefícios oferecidos pela empresa comumente são encarados como uma forma de compensar o esforço dos trabalhadores. Por isso há um valor simbólico de pertencimento, de valorização, englobados nesses benefícios, o que nos ajuda a entender melhor seu papel no aumento da motivação dos colaboradores.

Se os benefícios oferecidos influenciam tanto na motivação no trabalho, com certeza eles trazem outros resultados para as empresas. Continue lendo e entenda um pouco mais sobre o que sua oferta pode proporcionar para as empresas.

Quais os resultados de uma boa gestão de benefícios?

1. Aumento da produtividade

Como sabemos, a presença de benefícios de forma acertada, condizente com o perfil de colaboradores, aumenta a motivação no trabalho, gerando uma equipe engajada. Dessa forma, naturalmente, há um aumento na produtividade dos colaboradores, melhorando os resultados da empresa.

Além da motivação individual e coletiva que é afetada, há outros fatores que influenciam nesse aumento da produtividade, intimamente ligados, como a redução de faltas e atrasos, e melhora do clima organizacional, o que afeta principalmente o trabalho em equipe.

2. Retenção de talentos

Um plano de benefícios bem realizado, com certeza, é levado em consideração pelo colaborador que recebe uma proposta de outra empresa, por exemplo. Em uma situação como essa, normalmente costumamos avaliar todos os prós e contras das duas empresas em questão.

Ter a possibilidade de contar com esses benefícios configura uma vantagem grande diante da concorrência, pois é algo que pesa na decisão do colaborador, auxiliando assim, na retenção de bons funcionários.

3. Menos absenteísmo

O absenteísmo fala diretamente sobre faltas não justificadas e atrasos no trabalho. Normalmente quando a incidência é alta, provavelmente é referente à insatisfação dos colaboradores com o trabalho, clima organizacional ou à própria empresa em si.

Como o recebimento desses benefícios está relacionado ao aumento da motivação no trabalho, automaticamente a empresa consegue reduzir essa incidência de absenteísmo.

Dessa forma é possível também contar com colaboradores mais satisfeitos com o ambiente corporativo.

4. Atração de novos talentos

Da mesma forma que a oferta de benefícios ajuda a reter talentos, também auxilia na atração de novos talentos. Não são todas as empresas que oferecem benefícios não obrigatórios; oferecê-los se então, se torna um grande diferencial e confere vantagem competitiva para empresa na visão do funcionário.

5. Melhora do clima organizacional

Um colaborador motivado costuma trabalhar melhor, auxiliar no engajamento e motivação dos colegas. Esse tipo de comportamento acaba influenciando positivamente a equipe, gerando uma melhora no clima da empresa. Isso gera um sentimento maior de pertencimento, melhorando o trabalho de forma geral.

E a melhora do clima organizacional, por sua vez, gera também um aumento na motivação individual do colaborador.

Sendo assim um sistema de retroalimentação entre esses movimentos e sentimentos de pertencimento dentro da empresa.

6. Menor custo

Diante de todos os resultados que podem ocorrer com uma boa gestão de benefícios, não é difícil imaginarmos que ela auxilia a gerar um resultado financeiro positivo para a empresa. A motivação no trabalho aumenta a produtividade, reduz o absenteísmo, reduz a necessidade de desligamentos e admissões, de forma geral.

Desligamentos e admissões podem ser bastante custosos para o negócio, devido a vários fatores, como pagamento de multa e rescisão de contrato, tempo sem funcionário, exames, treinamentos etc.

Todos esses resultados citados acima, gerados através da gestão de benefícios, culminam na redução de custos para a empresa, o que demonstra sua importância para a gestão de maneira geral.

Agora que entendemos todos os resultados que a gestão de benefícios pode gerar para empresa, acompanhe conosco algumas dicas para realizá-la da melhor maneira no tópico seguinte.

Como realizar uma gestão de benefícios acertada e gerar motivação no trabalho?

Você chegou até aqui e acompanhou conosco o que os benefícios, principalmente os não obrigatórios, podem influenciar positivamente na motivação no trabalho. Porém é preciso gerenciar adequadamente para garantir os resultados que citamos acima. Confira agora algumas dicas de como fazer uma boa gestão de benefícios.

Realizar um planejamento bem-estruturado

Estruturar um planejamento auxilia muito na garantia de uma boa implantação, avaliação de custos e avaliação de resultados e realização de projetos.

É importante estabelecer os objetivos que se deseja alcançar, determinar o teto de gastos que se está disposto a investir, traçando metas claras para a empresa e colaboradores.

Além disso, determinar a periodicidade das avaliações é necessário para o planejamento, pois muitas vezes os benefícios oferecidos podem não agradar mais os funcionários, reduzindo a motivação no trabalho. Quando isso acontece é preciso recalcular a rota, de preferência com o apoio dos colaboradores para garantir que a satisfação com os benefícios seja atingida.

Observar o que diz a legislação trabalhista

Todas as políticas de uma empresa devem estar em concordância com a legislação trabalhista, assim há garantia de ética no ambiente de trabalho e evita ações judiciais dos colaboradores. Não é diferente quando se trata da política de benefícios.

Antes de escolher os benefícios que serão ofertados, é importante checar e cumprir a legislação vigente, seus encargos, necessidade de discussão com sindicatos, para não ser pegos de surpresa.

Analisar o perfil dos colaboradores

Esse é um ponto crucial para gerir os benefícios de maneira acertada. Se a intenção de oferecê-los é justamente aumentar a motivação no trabalho, devemos conhecê-los a ponto de garantir que os benefícios sejam interessantes para eles.

Inicialmente é importante classificar se há muitas divisões de níveis entre seus colaboradores, representados pelo tempo de trabalho (período integral ou meio período).

Por exemplo: colaboradores trainees, terceirizados, jovens aprendizes ou estagiários.

Avaliar suas idades, interesses básicos, se há filhos, por exemplo, pode ajudar a determinar quais benefícios seriam mais interessantes para cada grupo. Uma empresa que tem a maior parte de colaboradores mais jovens pode se interessar em benefícios relacionados a bem-estar, como descontos em academias.

Já uma equipe composta por colaboradores que têm filhos, ou pretensão tê-los, pode se interessar por benefícios como licença-paternidade estendida ou auxílio-creche. É importante que seja feita uma avaliação mais fidedigna possível desse perfil de funcionários, para que os resultados apareçam de forma mais clara.

Apresentar comunicação clara sobre os benefícios oferecidos

A comunicação efetiva é uma ferramenta organizacional fundamental para o sucesso de qualquer necessidade dentro de uma empresa. É importante que se mantenha um canal eficiente de informações sobre os benefícios oferecidos, para os colaboradores, com disponibilidade para o esclarecimento de dúvidas.

Tornar o processo o mais transparente possível auxilia a aumentar o sentimento de confiança do colaborador na empresa, além de aumentar também sua motivação no trabalho. Isso pode ser reforçado em reuniões com a equipe, além de investimento em comunicação efetiva interna dentro da empresa.

Avaliar satisfação dos colaboradores com os benefícios oferecidos

A avaliação é uma etapa importante de qualquer processo de gestão. É através dela que entendemos se o objetivo foi atingido ou não, e em caso negativo, há a possibilidade de avaliar os motivos e buscar solução recalculando a rota.

Um bom termômetro é a satisfação dos colaboradores com os benefícios oferecidos. Isso pode ser realizado através de pesquisa ou questionário, sempre mantendo a comunicação clara e amigável, abrindo espaço para as posições negativas. Dessa forma, a avaliação se dá de maneira mais fidedigna ao perfil da sua equipe, fazendo com que a ação corretiva do processo tenha mais chance de surtir resultado.

Oferecer flexibilidade de acordo com o perfil de funcionários

Como já vimos mais acima, o tipo de benefício oferecido pode variar muito conforme o perfil dos colaboradores presentes na empresa. Por isso, para manter a satisfação dos funcionários e aumentar a motivação no trabalho, é interessante que essa oferta seja flexibilizada, se possível, de acordo com as necessidades e teto de investimento da empresa.

Com a possibilidade de escolha, o colaborador se sente mais valorizado no ambiente corporativo e pode realmente aproveitar o benefício da melhor forma possível, o que é crucial para aumentar sua motivação no trabalho.

Utilizar ferramentas de controle informatizadas

Da mesma forma que é interessante para a satisfação dos colaboradores flexibilizar os tipos de benefícios oferecidos, é igualmente importante para a empresa poder contar com um software que possa realizar o registro adequado dessa oferta.

Ter um banco de dados que armazene os benefícios escolhidos por perfil de colaborador, os custos, as eventuais mudanças e ofereça relatórios analíticos auxilia muito no processo de gestão desses benefícios e, consequentemente, a atingir as metas propostas.

Gerenciar a carteira de benefícios oferecidos aos colaboradores é fundamental para a garantia de sucesso desse investimento. Apenas dessa forma conseguimos realizar um planejamento, implantação e avaliação adequada dos benefícios propostos, verificando se há impacto real e sólido na motivação no trabalho.

Gostou do nosso conteúdo? Assine a newsletter e fique por dentro de mais posts como este diretamente no seu e-mail.

Compartilhe:
escrito por
Altair Camargo
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x