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Gestão de Negócios

O que credencia uma empresa de sucesso? Descubra aqui

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Os gurus do empreendedorismo podem falar que existe uma fórmula mágica para uma empresa de sucesso, mas na realidade, o resultado vem depois de muito esforço. E todo esse caminho passa por diversos cenários, em que podemos incluir a satisfação dos colaboradores, a imagem da instituição, e muitos outros aspectos.

Para saber mais sobre o assunto e entender como atrelar esses valores ao seu negócio, transformando-o em uma empresa de sucesso, continue a leitura deste post!

Conhecer o mercado e os concorrentes

Antes de tudo, deve-se escolher um mercado que você tenha afinidade para atuar. Afinal, de nada adianta entrar no segmento automobilístico não sabendo nada sobre veículos — pois você pode ficar para trás em algumas negociações simplesmente por falta de conhecimento.

Depois disso, procure os seus concorrentes diretos e indiretos. Estude as estratégias que eles usam, saiba como é trabalhada a imagem da marca, a comunicação interna, a precificação de produtos, etc. Com esses dados em mãos, você já terá informações prévias que vão servir de base para um bom plano de negócios para a sua futura empresa de sucesso.

Investir no diferencial

Se você completou a etapa anterior com sucesso, pode começar a entender quais são as lacunas deixadas pelos concorrentes no seu setor. A partir daí, é possível escolher aquelas que o seu produto se encaixa — ou até mesmo incrementá-lo com base nas necessidades dos clientes identificadas por você — e apostar nelas!

Para ilustrar melhor, tomemos como exemplo uma microempresa que trabalha no segmento de moda feminina. Na sua cidade de atuação, os concorrentes diretos vendem muitas sandálias e sapatilhas, mas o público feminino do local costuma praticar exercícios e não se agrada com os tênis encontrados. Pronto! Encontramos uma brecha que pode ser o diferencial para uma empresa de sucesso!

Apostar em inovação e gestão

O exemplo anterior foi bem básico, mas já mostra um gestor que quer inovar no seu mercado. Segundo Diogo Wndiling, dono do Território do Vinho, é preciso se aperfeiçoar sempre para se distanciar cada vez mais dos concorrentes. Para isso, procure pelas tendências do mundo empresarial relativo tanto às tecnologias quanto às técnicas de gestão que ofereçam novidades ao seu negócio!

Motivar equipes

Nenhuma instituição vive sem os seus funcionários e nenhum deles trabalha bem se não estiver motivado. Mas antes de tudo, na hora da contratação, busque pessoas que pensam grande e que querem crescer na organização por meio do cumprimento de objetivos e metas.

Depois disso, ofereça bons treinamentos para que esses profissionais consigam se aprimorar e se sintam cada vez mais engajados com os ideais da instituição.

Além disso, nenhuma empresa de sucesso oferece uma remuneração injusta aos seus colaboradores! Tenha em mente que os benefícios devem valer a pena tanto para a companhia quanto para o funcionário.

Inovar no atendimento

Mesmo buscando diferenciais, às vezes o mercado está tão saturado que a melhor saída pode ser uma ação simples. Nesse sentido, um atendimento diferenciado pode elevar a satisfação e a confiança do cliente no seu negócio, fazendo com que ele volte a comprar com você.

Viu como criar uma empresa de sucesso é um processo contínuo? Não é algo mágico, mas com um bom planejamento, é possível alcançar bons resultados! Quer saber mais sobre empreendedorismo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

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Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
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