?>
Direitos

O que diz a NR 24 sobre as condições sanitárias e de conforto no local de trabalho?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

As normas regulamentadoras (NRs) são fundamentais para promover o bem-estar de todos os colaboradores no ambiente laboral. Por servirem para garantir a segurança, elas possibilitam melhores condições de trabalho, diminuindo os riscos nos desempenhos das funções.

Nesse sentido, foi criada a NR 24, primordial para medidas de proteção nas empresas. Devido à sua importância, é preciso analisar seus objetivos e o que ela prevê. Fique conosco e saiba mais!

Quais são os objetivos da NR 24?

A NR 24 trata das condições sanitárias e de conforto no local de trabalho, analisando as estruturas e seu impacto nas tarefas diárias. Isso porque objetiva eliminar os riscos à saúde e assegurar que não haja contaminações e proliferações de doenças.

Por essa razão, são criadas medidas de proteção e higiene adequadas para cada ambiente de trabalho por seus engenheiros, evitando que colaboradores fiquem doentes ou sofram acidentes.

O que a NR 24 prevê?

Essa norma se refere a instalações sanitárias, cozinhas, refeitórios, vestiários, alojamentos e sanitários de uma empresa. Na sequência, examinaremos em mais detalhes os pontos que a NR 24 aborda.

Cozinhas

A cozinha é o lugar de preparação dos alimentos. Dessa forma, deve ser apropriado, seguro e higiênico. Logo, a NR 24 determina que o ambiente precisa ser construído com materiais impermeáveis e de alvenaria, com paredes e pisos de cerâmica e azulejos laváveis.

Ressalta-se que o espaço necessita contar com água corrente, iluminação, tratamento de lixo etc. Ademais, esclarece-se que é obrigatório o uso de luvas, toucas e sapatos fechados, com o intuito de manter a higiene nesse lugar.

Refeitórios

Por determinação, empresas com mais de 300 funcionários são obrigadas a ter um refeitório. A NR 24 estabelece que as condições de higiene e segurança devem seguir o que foi regulamentado pelo Ministério de Trabalho e Emprego.

Assim, os refeitórios devem ser em local adequado, iluminado e arejado, com mesas e cadeiras suficientes para todos os colaboradores. Não obstante, é essencial que o ambiente seja de fácil limpeza, com pisos laváveis, e tenha pias e lavatórios para higiene dos usuários, bem como estufas para manter a comida aquecida.

Vestiários

A NR 24 deixa claro que em indústrias ou locais que exijem uniformes e trocas de roupas, é fundamental a presença de vestiários para cada sexo, de modo a garantir a privacidade dos colaboradores. Os vestiários precisam ainda de armários individuais, para que os colaboradores guardem suas coisas.

No lugar, deve-se manter a limpeza e a higiene, sendo que o ambiente deve ter compartimento duplo caso se trabalhe com agentes insalubres, como poeira e produtos oleosos e graxos.

Instalações sanitárias de uma empresa

Todo empregador deve manter instalações sanitárias para seus colaboradores, separadas por sexo. Essas podem ser banheiros, aparelhos ou gabinetes sanitários, desde que apresentem pias, vasos sanitários e chuveiros.

O local deve ter boa iluminação e ser mantido limpo, desinfetado, sem odores e sujeira. Para tanto, deve ser construído com cerâmica e azulejos, paredes impermeáveis e laváveis, além de janelas para ventilação, seguindo as especificações da NR 24.

Diante disso, é fato que a NR 24 é essencial para a proteção das condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho. Assim, todos os colaboradores vão ter sua saúde assegurada, já que essa norma regulamentadora visa garantir o bem-estar deles. Portanto, recomenda-se que suas determinações sejam implantadas, mesmo que aos poucos, a fim de possibilitar a medicina e a segurança no ambiente de trabalho.

Gostou dessas informações? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn para acompanhar outros posts!

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Uma resposta para “O que diz a NR 24 sobre as condições sanitárias e de conforto no local de trabalho?”

  1. Avatar Margare disse:

    Porque no meu horário de janta não posso tirar o sapato… não tenho chulé e não tem como me machucar pq estou sentada comendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado