?>
Gestão de Negócios

O que é atacarejo? Conheça mais sobre o novo modelo de negócio

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Um novo modelo de negócio vem surgindo, o atacarejo. Mas o que é atacarejo? Um tipo de modalidade de comércio que reúne características e conceitos do atacado e varejo em uma única marca ou empresa.

O atacarejo traz diversos benefícios para seu público, que pode ser tanto pessoa física quanto jurídica. Ficou interessado nesse tipo de negócio? Leia nosso post, veja as principais características do atacarejo e saiba como implantá-lo na sua marca.

Quais são as características do atacarejo?

As características desse tipo de negócio são muitas. Por isso, apresentaremos de modo resumido as qualidades que determinam o que é atacarejo. Veja:

Estrutura mais enxuta

Quem lidera um atacarejo não precisa se preocupar com estrutura, porque este tipo de negócio funciona em grandes armazéns ou galpões, com toda a mercadoria que vai ser negociada com o cliente.

É necessário apenas que o local tenha espaço suficiente para circulação de pessoas e máquinas, responsáveis por movimentar grandes volumes no espaço. Para tanto, o galpão pode ser rústico, já que precisa suportar o tráfego de cargas.

Preço baixo e precificação diferenciada

As redes de atacarejo apresentam dois preços para cada item vendido, um valor indicado para vendas avulsas e outro adotado a partir de um número específico de produtos comprados, beneficiando quem leva grande quantidade de itens.

A precificação diferenciada permite que os atacarejos apresentem preços baixos e sejam mais competitivos, em relação aos estabelecimentos tradicionais. Dessa forma, por apresentarem alto volume de vendas lucram no ticket médio dessa forma trazendo benefícios a empresa.

Autosserviço (self-service)

O sucesso do atacarejo está no autosserviço, quando o cliente realiza sua compra de grandes lotes sozinho. Por conta própria, ele escolhe, paga e leva seus produtos, o que agiliza o atendimento e aumenta a eficácia do serviço.

Serviço encontrado no atacarejo da Loja Nobre, no qual busca levar ao cliente a comodidade de uma loja que oferece uma prateleira de produtos para o dia a dia, além de entregas mais rápidas e comprometidas.

Como funciona o atacarejo?

O atacarejo é um estabelecimento onde os clientes encontram grandes quantidades de produtos e podem comprá-los de modo autônomo. Por ser possível comprar itens na modalidade atacado e varejo no mesmo espaço, o preço encontrado é mais acessível.

Este modelo de negócio funciona com a comercialização de mercadorias por unidade ou por lote. Quanto maior a quantidade de itens, mais atrativo o valor. Veja um exemplo: uma caixa de leite pode custar R$4,99 enquanto 5 unidades podem custar R$22,00. Economia é sempre boa!

Um ótimo exemplo de atacarejo que oferece preços e opções de produtos com facilidade de compra é a Loja Nobre. Um atarejo tem o objetivo de vender de forma inteligente e autonôma para seus clientes.

Dependendo da quantidade de produto comprada, o preço pode diminuir significativamente. Os preços são baixos como no atacado, mas o serviço prestado é mais eficiente que no que diz respeito ao varejo.

Quais os benefícios de investir no atacarejo como modelo de negócio?

O atacarejo é um modelo híbrido que consegue atender dois perfis de clientes, o consumidor final e o varejista. Na prática, o atacarejo consegue ter um público maior, o que aumenta a sua lucratividade.

Como todas as mercadorias são alocadas em apenas um local, não há muitos custos com aluguel de um galpão de armazenamento. O fluxo logístico é mais prático e mais barato, tendo a redução de gastos com transporte.

Após entender o que é atacarejo, é hora de ver alguns exemplos. O primeiro deles é o Hipermercado Extra, do Grupo Pão de Açúcar, que vende até por delivery. Outro exemplo é o Assaí, a segunda maior bandeira de varejo do país. Use essas redes de atacarejo como inspiração e comece hoje esse modelo em sua empresa ou marca.

Gostou desse post? Continue conosco e leia também 7 dicas para ser um empreendedor de sucesso!

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x