?>
Liderança e Motivação

Afinal, como mapear o perfil dos seus colaboradores?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

O perfil comportamental é uma ferramenta utilizada pela equipe de recursos humanos (RH) no processo de recrutamento e seleção dos candidatos. Ao definir o perfil dos colaboradores, a empresa consegue entender melhor a forma de trabalhar e as motivações que cada pessoa tem, direcionando para o melhor setor e cargo, de acordo com o resultado.

Essas características impactam diretamente no desempenho, no comportamento organizacional, na produtividade e na qualidade das atividades. Cada perfil trabalha melhor com um tipo de serviço, sendo importante identificar suas qualidades e pontos a serem melhorados, antes de designar qualquer cargo na empresa.

Gostaria de saber mais sobre perfil dos colaboradores e como identificar cada um? Então, continue com a gente e boa leitura!

O que são os perfis comportamentais?

O perfil comportamental é uma análise feita com o colaborador para determinar quais são suas principais características na vida profissional e pessoal. Ao realizar uma boa análise, o RH consegue identificar em qual ambiente a pessoa se encaixa melhor e em quais cargos ela se sente mais confortável e produtiva.

Quais são os principais perfis?

Existem vários tipos de testes comportamentais e nomenclaturas para definir o perfil dos colaboradores. Neste artigo, vamos aprofundar um pouco mais no sistema Profiler, no qual existem quatro categorias de perfis.

Executor

Pessoa dominante e com talento para liderança possui muita autoconfiança, é competitivo e gosta de desafios. É muito focada nos objetivos e prioriza os resultados, mas pode se esquecer do bom relacionamento com a equipe.

Comunicador

É um profissional mais vaidoso e gosta muito de atenção. É um perfil que está sempre socializando com a equipe e é ótimo para cargos que exigem energia. Não costuma aceitar muito bem feedback negativos e se distrai facilmente.

Planejador

Possuindo o perfil mais calmo e focado, o planejador gosta de rotina e de projetos com prazos longos, entregando um nível de qualidade acima do esperado. É muito empático e fiel à sua equipe, evita assumir riscos e não se adapta muito bem a mudanças constantes.

Analista

É um profissional que busca embasar suas decisões e resultados em dados e estudos confiáveis, buscando sempre realizar as atividades de acordo com seu padrão de excelência elevado. Pode se sentir desmotivado quando a perfeição não é alcançada e não gosta de trabalhar sob pressão.

Como descobrir cada um?

O Profiler é um teste no qual o colaborador responde perguntas sobre suas preferências, suas principais características e o que gostaria de mudar em seu comportamento. Uma pessoa pode ser uma mistura de dois ou mais perfis, tendo mais afinidade com um tipo e possuindo tendências com outra classificação.

Como uma maneira de reter bons funcionários, cabe ao gestor e à empresa investir em ações de motivação direcionadas. Premiação de bons resultados é ideal para o executor e para o comunicador, enquanto o planejador e o analista aproveitariam melhor ofertas de aprimoramento profissional.

Essas perguntas não auxiliam apenas a empresa a definir o perfil do colaborador e o cargo mais adequado para ele, mas também ajudam a pessoa a se conhecer melhor, identificando situações em que não se sente confortável e quais seriam as condições ideais de trabalho.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para nos seguir em nossas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como este. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado