?>
Gestão de Negócios

Saiba como realizar uma pesquisa de satisfação interna

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Independentemente do setor em que atua, uma empresa precisa de funcionários engajados e motivados para ter bons resultados. Os trabalhadores devem se sentir bem no ambiente de trabalho e satisfeitos com a cultura, os valores, e mesmo, com o salário e os benefícios. E fazer uma pesquisa de satisfação interna é a melhor forma de entender esse cenário e identificar qualquer problema.

Por meio dessa ferramenta, dá para entender quais os desejos e motivações dos colaboradores, qual a percepção deles em relação à companhia e o que poderia ser feito para deixá-los mais satisfeitos. Esses fatores influenciam diretamente a produtividade que, por sua vez, afeta os resultados da empresa como um todo.

No entanto, é fundamental aplicar questionários adequados à realidade do negócio e usar metodologias confiáveis. Neste post explicamos um pouco mais o que é uma pesquisa de satisfação interna e como aplicá-la na sua empresa. Vale a pena conferir!

O que é uma pesquisa de satisfação interna?

Trata-se de um instrumento de avaliação da satisfação dos colaboradores de um negócio por meio de métodos de coleta de dados. Ou seja, os resultados obtidos apresentam um panorama geral da situação do clima organizacional, a partir da opinião dos próprios funcionários.

Existem diferentes metodologias a serem adotadas em uma pesquisa de satisfação interna, que podem se adequar aos mais diferentes estilos de empresa. No entanto, as mais relevantes consideram a experiência dos trabalhadores dentro da organização, de modo semelhante às pesquisas de satisfação usadas para avaliar a experiência do usuário.

Entre elas, podemos destacar o Employer Net Promoter Score (ENPS) e a Employer Satisfaction Index (ESI). Nelas, o trabalhador responde entre 3 a 5 perguntas, dando notas de 0 a 10 para alguns pontos relacionados ao trabalho e à empresa. Os dados gerados são comparados com padrões de referência, indicando o nível de satisfação interna.

Como criar uma pesquisa de satisfação?

Montar uma pesquisa não é tão simples, exigindo uma boa dedicação do setor de RH e o envolvimento dos gestores. Inclusive, algumas consultorias são especializadas nesse tipo de trabalho. De todo modo, é possível começar pequeno e ir aumentando com o tempo. As falhas também podem ser corrigidas a partir dos feedbacks recebidos dos funcionários. A seguir, listamos algumas dicas para começar.

Estude o ambiente de trabalho

O primeiro passo é entender como seria a aplicação de uma pesquisa de satisfação interna e como ela seria recebida pelos colaboradores. É preciso desenvolver um processo que faça sentido para a rotina das pessoas e que, de fato, ajude a conhecer a realidade. Muitas vezes, um problema já percebido pode ser melhor compreendido a partir do questionário.

Estabeleça objetivos claros

Uma pesquisa não deve ser feita de modo aleatório. Ela precisa responder a questões que sejam relevantes para a implementação de mudanças significativas na empresa, ou seja, ter objetivos claros. Por isso, já construa um questionário e escolha um método que ajudem a encontrar respostas para problemas a serem resolvidos no futuro.

Planeje e escolha um método

O próximo passo é planejar toda a aplicação da pesquisa, incluindo todas as etapas, como a criação do questionário, os temas abordados e toda a comunicação com os funcionários. Também deve ser escolhido um método de aplicação, pensando-se, inclusive, sobre a possibilidade de haver perguntas abertas, além das questões de múltipla escolha.

Escolha as perguntas mais adequadas

As perguntas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos já estabelecidos anteriormente. O ideal é que as respostas ajudem a implementar mudanças efetivas, não servindo apenas para uma avaliação do clima atual da empresa. Para tanto, é necessário optar por aquelas questões mais pertinentes para a realidade da organização, estabelecendo notas de 0 a 5 ou 0 a 10, em que 0 significa muito insatisfeito e 5 ou 10, muito satisfeito.

Divulgue todas as etapas

Mas de nada adianta estruturar uma boa pesquisa, sem ter a adesão dos seus colaboradores. Por isso, é essencial fazer uma boa divulgação em todos os canais de comunicação interna, como o e-mail, a intranet e os espaços de convivência.

É importante explicar a relevância da pesquisa de satisfação interna, quais são seus objetivos e o que motivou sua realização, assim como todos os procedimentos para respondê-la. É preciso destacar, ainda, que as respostas são confidenciais e que devem ser verdadeiras.

Essa divulgação deve acontecer em todas as etapas, dando alguns dias para que os colaboradores possam responder à pesquisa. Inclusive, os resultados também devem ser divulgados após o processamento dos dados.

Compare os resultados

Depois de realizar a pesquisa, é hora de analisar os dados coletados. Para isso, os resultados podem ser comparados com padrões já conhecidos de empresas semelhantes, caso não haja comparativos internos anteriores. Com o tempo, os dados poderão ser comparados com os próprios resultados da empresa, para entender a evolução no nível de satisfação.

Receba feedbacks

Durante a aplicação ou na divulgação dos resultados, peça para os colaboradores avaliarem a pesquisa. Esse feedback ajuda nas próximas avaliações, nos quais podem ser aplicadas melhorias. Além disso, ajuda a aumentar o engajamento das pessoas, pois elas se sentem ouvidas e incluídas no processo.

Qual a importância da pesquisa de satisfação interna?

Até aqui, é provável que você já tenha percebido os principais benefícios de se realizar uma pesquisa de satisfação interna. No entanto, se ficou alguma dúvida, é bom esclarecer que essa é uma das ferramentas mais relevantes hoje para a implementação de mudanças estruturais e estratégicas em um negócio, sendo adotada por grandes corporações.

Não é por acaso, tendo em vista que a pesquisa contribui para entender os níveis de satisfação dos colaboradores, um dos indicadores mais importantes para a gestão de pessoas. Afinal, profissionais satisfeitos são mais produtivos, motivados e dificilmente deixarão a empresa, reduzindo o turnover.

É possível perceber, também, se existe algum problema que afeta o rendimento deles no dia a dia, como uma má gestão ou uma infraestrutura inadequada. De fato, talvez uma simples troca nos computadores já seria suficiente para deixá-los bem mais satisfeitos. O problema é que os empregadores só saberão disso se conhecerem a visão dos colaboradores.

Outro ponto é o entendimento de fatores como a insatisfação com a carga horária de trabalho, problemas psicológicos, como assédio moral e pressões excessivas. Até mesmo os salários e os benefícios da empresa podem ser avaliados, sendo uma forma interessante de saber o que os motiva mais.

A pesquisa de satisfação interna pode ser aplicada uma vez por ano, ou sempre que a empresa julgar necessário, sendo fundamental para entender um cenário macro. No entanto, vale lembrar que ela ajuda a resolver problemas generalizados. Portanto, não deixe de ouvir seus colaboradores e dar feedbacks constantes para resolver pequenos conflitos e outras questões que prejudicam a satisfação dos profissionais.

Gostou de saber como realizar uma pesquisa de satisfação interna? Quer ver mais dicas de como melhorar o relacionamento com os seus colaboradores? Então, leia também como estabelecer o plano de comunicação interna da empresa!

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

53 respostas para “Saiba como realizar uma pesquisa de satisfação interna”

  1. To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus
    favoritos para ler depois com calma outras postagens.
    Quero te dar uma Sugestão… Como Anda as suas
    Divulgações? Já Pensou em Dar uma Turbinada no Número
    de Visitantes Reais por Aqui? E Quem Sabe Conseguir
    Novos Clientes? Se eu puder te ajudar de alguma forma
    gratuitamente, entra em contato comigo pelo email.

  2. Avatar ucretsiz disse:

    Magnificent beat ! I would like to apprentice while youamend your website, how can i subscribe for a blog site?The account aided me a acceptable deal. Teena Swen Royo

  3. Avatar online disse:

    Comment I had the pleasure of meeting Mariana the other night. Definitely a Charming lady inside and out. Moina Dimitri Vail

  4. Avatar yabanci disse:

    Hello. This post was really remarkable, especially because I was browsing for thoughts on this issue last Sunday. Julietta Wait Gentille

  5. I got what you intend,saved to bookmarks, very nice site. Gayel Tadd Grossman

  6. Its not my first time to pay a visit this web page, i am visiting this web page dailly and obtain pleasant facts from here daily. Biddie Alric Betteann

  7. Avatar hd film izle disse:

    There is definately a great deal to find out about this topic. I really like all of the points you have made. Myrilla Flinn Baten

  8. Avatar film izle disse:

    I was reading through some of your content on this website and I conceive this site is real informative! Retain posting. Cora Benedicto Calandra

  9. Overall, an incredibly good motion, containing been shown to be precise along with trustworthy adequate on a regular basis. Calli Bren Magulac

  10. Avatar free sex disse:

    Amazing! Its truly remarkable piece of writing, I have got much clear idea on the topic of from this article. Arleyne Anson Trevar

  11. Avatar 720p disse:

    These are in fact enormous ideas in about blogging. Quintilla Denis Margaux

  12. Avatar recep ivedik disse:

    I got what you intend,saved to favorites, very nice web site. Farra Zachariah Babbie

  13. Avatar 720p disse:

    Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I have truly enjoyed surfing around your blog posts. In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again soon! Michell Decca Bridgid

  14. Avatar altyazili disse:

    I am sure this post has touched all the internet viewers, its really really nice article on building up new webpage. Valerie Aldon Kidd

  15. Avatar netflix disse:

    You made a number of good points there. I did a search on the matter and found most persons will agree with your blog. Pauly Barron Pentheam

  16. Avatar filmkovasi disse:

    I like the valuable info you supply in your articles. Sheba Ric Gerhard

  17. There is visibly a bundle to learn about this. I presume you ensured great points in features additionally. Cherie Westbrook Asa

  18. Avatar altyazili disse:

    You have brought up a very wonderful points, thankyou for the post. Margaux Grover Haase

  19. Avatar online disse:

    Every the moment inside a though we choose blogs that we read. Listed beneath are the most up-to-date internet sites that we pick out. Cosette Iain Klockau

  20. Avatar watch disse:

    I definitely wanted to send a brief note to thank you for all of the fabulous tips you are sharing on this site. My long internet look up has finally been compensated with beneficial strategies to talk about with my visitors. I would repeat that most of us readers actually are definitely endowed to live in a great place with very many marvellous professionals with very beneficial ideas. I feel rather blessed to have used your entire weblog and look forward to really more fabulous moments reading here. Thanks once more for everything. Jammie Borg Gustin

  21. Avatar altyazili disse:

    Have you ever ever thought about adding just a little bit more than simply your thoughts? I mean, what you say is important and everything. But its received no punch, no pop! Possibly in the event you added a pic or two, a video? You can have such a more highly effective blog in the event you let people SEE what youre speaking about instead of just studying it. Anyway, in my language, there are not a lot good supply like this. Cate Ode Eda

  22. Avatar dublaj disse:

    excellent issues altogether, you simply received a new reader. What may you recommend about your submit that you simply made some days in the past? Any certain? Rosamund Brian Zaslow

  23. Avatar diziler disse:

    Will there always be a problem keeping a mattress protector on a memory foam mattress? Ninon Nial Sloatman

  24. Avatar altyazili disse:

    I gotta bookmark this site it seems very beneficial invaluable Shanna Boycie Janerich

  25. Avatar watch disse:

    Do you have a spam problem on this blog; I also am a blogger, and I was curious about your situation; we have developed some nice procedures and we are looking to exchange methods with others, please shoot me an email if interested. Jessi Kermie Doggett

  26. Avatar turkce disse:

    I have study much about free blogging web sites, however I have no clear idea about that, can any one inform me which one is most excellent in favor of free blogging? Dinnie Merrill Adur

  27. Avatar diziler disse:

    quite interesting article. however, in some cases it still needs improvement. Georgeanne Devlen Kikelia

  28. Avatar online disse:

    Greate article. Keep posting such kind of info on your blog. Rebekkah Hewet Erda Caitrin Jackie Mimi

  29. I feel truly privileged to have seen your entire webpages and look forward to plenty of more brilliant minutes reading here. Thank you again for a lot of things. Roxana Donn Yvonner

  30. Avatar dizi disse:

    I would love to say yes but the truth is ever since I had kids I can not handle scary stuff near as well as I used to haha. I think I would like to check them out though they look like amazing pieces of history and my kids would love to see some castles so maybe haha Cordy Briant Charlotta

  31. Avatar dublaj disse:

    Everything is very open with a clear explanation of the issues. It was really informative. Your site is useful. Many thanks for sharing. Tiffy Florian Gwynne

  32. Avatar bedava disse:

    In collaboration with public partners, Business connects local businesses and job-seeking residents with government-funded resources. Janot Gaspar Ludlow

  33. Avatar erotik disse:

    I was extremely pleased to discover this site. I need to to thank you for ones time for this particularly fantastic read!! I definitely really liked every part of it and i also have you book-marked to look at new stuff on your web site. Raye Tabby Jennette

  34. Avatar turkce disse:

    I really like it when folks come together and share views. Great website, stick with it! Mildrid Cletus Galven

  35. Avatar yabanci disse:

    Such cute kiddos and fun, colorful Christmas photos! Olympie Tamas Iey

  36. Avatar indirmeden disse:

    Super duh, I do have a checklist. Score thanks for the download. Zaria Shae Nobel

  37. Avatar erotik disse:

    I gotta favorite this internet site it seems invaluable invaluable Jeana Guglielmo Holbrooke

  38. Avatar erotik disse:

    A special Sweet 16, how cool! Your Aunt sounds like she really cared and knew what an important milestone birthday this was! Nelli Jae Willmert

  39. Avatar yabanci disse:

    Your work is such a great reference library. Thanks for sharing all this great stuff as always. This case study is gold. I can and probably will turn it into a checklist. Renie Frederigo Jepson

  40. Avatar erotik disse:

    Thanks for the blog post, can I set it up so I get an alert email when you write a new post? Tilda Bent Normand

  41. Avatar erotik disse:

    I blog often and I truly appreciate your information. This article has really peaked my interest. Alysa Cesaro Sliwa

  42. Avatar turkce disse:

    Garcinia gives your body a boost in terms of breaking down fat, and you can burn more calories down as that happens. Susanne Paten Chiang

  43. Avatar erotik disse:

    Undeniably believe that which you said. Your favorite justification appeared to be on the net the simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people consider worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks| Rica Alastair Algie

  44. Avatar turkce disse:

    Thanks on your marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you happen to be a great author. I will ensure that I bookmark your blog and will come back someday. I want to encourage one to continue your great job, have a nice day! Konstanze Rick Dulci

  45. Avatar turkce disse:

    I loved your blog article. Thanks Again. Really Great. Roobbie Luigi Oriel

  46. Avatar turkce disse:

    Hello there. I discovered your site by way of Google whilst searching for a similar matter, your web site came up. It appears good. I have bookmarked it in my google bookmarks to come back then. Gelya Winston Josee

  47. Avatar erotik disse:

    Hello! Just wondering what script to add to display the post categories on the widget? Alexandrina Hazlett Andrej

  48. rash amoxicillin generic trimox can i drink wine while taking amoxicillin amoxicillin for strep throat how long

  49. digoxin and furosemide lasix 12.5 can too much lasix cause renal failure what is furosemide for

  50. zithromax yeast infection azithromycin 500g tablets side effects of azithromycin for chlamydia what is azithromycin 250mg used for

  51. ivermectin shot ivermectin lice topical ivermectin for guinea pigs how to use ivermectin paste for cat ear mites

  52. ventolin used for ventolin australia buy does albuterol increased heart rate what is difference in ventolin and proair

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado