?>
Gestão de Negócios

Saiba como realizar uma pesquisa de satisfação interna

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Independentemente do setor em que atua, uma empresa precisa de funcionários engajados e motivados para ter bons resultados. Os trabalhadores devem se sentir bem no ambiente de trabalho e satisfeitos com a cultura, os valores, e mesmo, com o salário e os benefícios. E fazer uma pesquisa de satisfação interna é a melhor forma de entender esse cenário e identificar qualquer problema.

Por meio dessa ferramenta, dá para entender quais os desejos e motivações dos colaboradores, qual a percepção deles em relação à companhia e o que poderia ser feito para deixá-los mais satisfeitos. Esses fatores influenciam diretamente a produtividade que, por sua vez, afeta os resultados da empresa como um todo.

No entanto, é fundamental aplicar questionários adequados à realidade do negócio e usar metodologias confiáveis. Neste post explicamos um pouco mais o que é uma pesquisa de satisfação interna e como aplicá-la na sua empresa. Vale a pena conferir!

O que é uma pesquisa de satisfação interna?

Trata-se de um instrumento de avaliação da satisfação dos colaboradores de um negócio por meio de métodos de coleta de dados. Ou seja, os resultados obtidos apresentam um panorama geral da situação do clima organizacional, a partir da opinião dos próprios funcionários.

Existem diferentes metodologias a serem adotadas em uma pesquisa de satisfação interna, que podem se adequar aos mais diferentes estilos de empresa. No entanto, as mais relevantes consideram a experiência dos trabalhadores dentro da organização, de modo semelhante às pesquisas de satisfação usadas para avaliar a experiência do usuário.

Entre elas, podemos destacar o Employer Net Promoter Score (ENPS) e a Employer Satisfaction Index (ESI). Nelas, o trabalhador responde entre 3 a 5 perguntas, dando notas de 0 a 10 para alguns pontos relacionados ao trabalho e à empresa. Os dados gerados são comparados com padrões de referência, indicando o nível de satisfação interna.

Como criar uma pesquisa de satisfação?

Montar uma pesquisa não é tão simples, exigindo uma boa dedicação do setor de RH e o envolvimento dos gestores. Inclusive, algumas consultorias são especializadas nesse tipo de trabalho. De todo modo, é possível começar pequeno e ir aumentando com o tempo. As falhas também podem ser corrigidas a partir dos feedbacks recebidos dos funcionários. A seguir, listamos algumas dicas para começar.

Estude o ambiente de trabalho

O primeiro passo é entender como seria a aplicação de uma pesquisa de satisfação interna e como ela seria recebida pelos colaboradores. É preciso desenvolver um processo que faça sentido para a rotina das pessoas e que, de fato, ajude a conhecer a realidade. Muitas vezes, um problema já percebido pode ser melhor compreendido a partir do questionário.

Estabeleça objetivos claros

Uma pesquisa não deve ser feita de modo aleatório. Ela precisa responder a questões que sejam relevantes para a implementação de mudanças significativas na empresa, ou seja, ter objetivos claros. Por isso, já construa um questionário e escolha um método que ajudem a encontrar respostas para problemas a serem resolvidos no futuro.

Planeje e escolha um método

O próximo passo é planejar toda a aplicação da pesquisa, incluindo todas as etapas, como a criação do questionário, os temas abordados e toda a comunicação com os funcionários. Também deve ser escolhido um método de aplicação, pensando-se, inclusive, sobre a possibilidade de haver perguntas abertas, além das questões de múltipla escolha.

Escolha as perguntas mais adequadas

As perguntas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos já estabelecidos anteriormente. O ideal é que as respostas ajudem a implementar mudanças efetivas, não servindo apenas para uma avaliação do clima atual da empresa. Para tanto, é necessário optar por aquelas questões mais pertinentes para a realidade da organização, estabelecendo notas de 0 a 5 ou 0 a 10, em que 0 significa muito insatisfeito e 5 ou 10, muito satisfeito.

Divulgue todas as etapas

Mas de nada adianta estruturar uma boa pesquisa, sem ter a adesão dos seus colaboradores. Por isso, é essencial fazer uma boa divulgação em todos os canais de comunicação interna, como o e-mail, a intranet e os espaços de convivência.

É importante explicar a relevância da pesquisa de satisfação interna, quais são seus objetivos e o que motivou sua realização, assim como todos os procedimentos para respondê-la. É preciso destacar, ainda, que as respostas são confidenciais e que devem ser verdadeiras.

Essa divulgação deve acontecer em todas as etapas, dando alguns dias para que os colaboradores possam responder à pesquisa. Inclusive, os resultados também devem ser divulgados após o processamento dos dados.

Compare os resultados

Depois de realizar a pesquisa, é hora de analisar os dados coletados. Para isso, os resultados podem ser comparados com padrões já conhecidos de empresas semelhantes, caso não haja comparativos internos anteriores. Com o tempo, os dados poderão ser comparados com os próprios resultados da empresa, para entender a evolução no nível de satisfação.

Receba feedbacks

Durante a aplicação ou na divulgação dos resultados, peça para os colaboradores avaliarem a pesquisa. Esse feedback ajuda nas próximas avaliações, nos quais podem ser aplicadas melhorias. Além disso, ajuda a aumentar o engajamento das pessoas, pois elas se sentem ouvidas e incluídas no processo.

Qual a importância da pesquisa de satisfação interna?

Até aqui, é provável que você já tenha percebido os principais benefícios de se realizar uma pesquisa de satisfação interna. No entanto, se ficou alguma dúvida, é bom esclarecer que essa é uma das ferramentas mais relevantes hoje para a implementação de mudanças estruturais e estratégicas em um negócio, sendo adotada por grandes corporações.

Não é por acaso, tendo em vista que a pesquisa contribui para entender os níveis de satisfação dos colaboradores, um dos indicadores mais importantes para a gestão de pessoas. Afinal, profissionais satisfeitos são mais produtivos, motivados e dificilmente deixarão a empresa, reduzindo o turnover.

É possível perceber, também, se existe algum problema que afeta o rendimento deles no dia a dia, como uma má gestão ou uma infraestrutura inadequada. De fato, talvez uma simples troca nos computadores já seria suficiente para deixá-los bem mais satisfeitos. O problema é que os empregadores só saberão disso se conhecerem a visão dos colaboradores.

Outro ponto é o entendimento de fatores como a insatisfação com a carga horária de trabalho, problemas psicológicos, como assédio moral e pressões excessivas. Até mesmo os salários e os benefícios da empresa podem ser avaliados, sendo uma forma interessante de saber o que os motiva mais.

A pesquisa de satisfação interna pode ser aplicada uma vez por ano, ou sempre que a empresa julgar necessário, sendo fundamental para entender um cenário macro. No entanto, vale lembrar que ela ajuda a resolver problemas generalizados. Portanto, não deixe de ouvir seus colaboradores e dar feedbacks constantes para resolver pequenos conflitos e outras questões que prejudicam a satisfação dos profissionais.

Gostou de saber como realizar uma pesquisa de satisfação interna? Quer ver mais dicas de como melhorar o relacionamento com os seus colaboradores? Então, leia também como estabelecer o plano de comunicação interna da empresa!

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x