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Pesquisa interna de Benefícios corporativos: como aplicá-la?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Você realiza pesquisa interna de benefícios corporativos? Se não, saiba que você está perdendo a chance de potencializar os serviços da empresa e alcançar melhores resultados.

Quando se fala em dicas para alcançar o sucesso empresarial, muito se ouve sobre a importância de investir em estratégias que atraiam e satisfaçam o cliente. De fato, conseguir atender as necessidades do público externo é fundamental para a sobrevivência de qualquer empreendimento.

Contudo, muitos gestores esquecem que o sucesso do negócio se deve, primeiramente, aos esforços do público interno que busca cumprir com os objetivos da organização. Por esse motivo, se preocupar com o bem-estar dos seus colaboradores e garantir a permanência deles na empresa é crucial para potencializar o desenvolvimento da marca.

Afinal de contas, uma empresa com alto índice de turnover dificilmente consegue alcançar bons resultados. Além disso, devido à maior competitividade do mercado, os melhores profissionais têm tido a oportunidade de escolher onde querem trabalhar.

Diante dessa possibilidade, fica claro que a empresa escolhida será a que possui uma cultura organizacional humanizada que valoriza o trabalho do colaborador e, sobretudo, oferece benefícios corporativos que mantém sua motivação e engajamento.

Sendo assim, para escolher os incentivos certos é necessário aplicar uma pesquisa interna de benefícios corporativos.

Por meio desse questionário, o departamento de Recursos Humanos consegue identificar os benefícios que melhor condizem com o perfil dos colaboradores da empresa. Por esse motivo, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber para estruturar uma pesquisa de benefícios eficiente e gerar ótimos resultados. Acompanhe a leitura!

Qual é a importância de ter bons benefícios corporativos?

Certamente, você já ouviu algumas dessas frases: “Até que enfim chegou o fim do expediente”, “Graças a Deus hoje é sexta-feira” ou, “Zero disposição para trabalhar”.

Isso acontece porque 9 de cada 10 colaboradores não estão satisfeitos com o seu trabalho. Esse é um dado da pesquisa feita pelo Survey Monkey, no qual concluiu que 90% dos brasileiros estão insatisfeitos ou infelizes com o trabalho que realizam.

Além disso, a plataforma Love Mondays divulgou os seguintes dados:

  • 36,52% dos profissionais afirmaram estarem infelizes com o trabalho que realizam;
  • 64,24% dos colaboradores entrevistados disseram que gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para se sentirem satisfeitos;
  • 58% dos funcionários estão insatisfeitos com seu salário;
  • 40% não concorda com a administração de seus líderes;
  •  33% gostariam que a carga horária fosse reduzida.

Diante desses dados fica claro que o modelo de administração adotado pela maioria dos gestores e profissionais do departamento de RH precisa ser repensado. Isso porque os impactos dessa insatisfação afeta diretamente a produtividade e, sobretudo, a qualidade dos serviços.

Afinal, colaboradores desmotivados contagiam os bons funcionários. Logo, toda a equipe perde o interesse em evoluir e de se comprometer em trabalhar com excelência. Quando essa é a realidade da sua empresa, o desenvolvimento do seu negócio para e as chances de fechar as portas são muito grandes.

Então, a solução encontrada pelos empreendedores, juntamente ao departamento de RH, é investir em uma gestão bem estruturada que funciona com base em planejamentos. Além disso, a implementação de uma cultura organizacional que incentiva a troca de feedbacks entre os gestores e funcionários e valoriza o trabalho da equipe tem sido essencial, pois potencializa o desenvolvimento do grupo e, consequentemente, da organização.

Outra questão que os gestores também têm se atentado e buscado melhorar na empresa é com respeito a liberdade dada aos colaboradores para apresentar ideias e propostas de crescimento. Afinal, a adoção de recursos e estratégias que incentivam o desenvolvimento profissional de cada colaborador tem feito a diferença na intercomunicação do grupo mantendo, assim, a equipe alinhada.

O que essas mudanças têm a ver com os benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos têm sido uma estratégia usada pelos empreendedores para atrair, reter e estimular o engajamento e satisfação do colaborador. Nesse contexto, existem os benefícios obrigatórios — como férias remuneradas, 13º salário, vale-transporte, vale-refeição etc. — e os não obrigatórios — como plano de saúde, seguro de vida, cesta básica, plano odontológico etc.

Sendo assim, são os benefícios não obrigatórios que chamam mais a atenção dos profissionais. Isso porque a disponibilização desses incentivos prova para o profissional que a empresa possui uma gestão de pessoas bem estruturada e, principalmente, humanizada.

Esse diferencial é fundamental para conseguir atrair e manter os melhores profissionais na equipe. O problema é que embora esse investimento gere vantagens significativas para a empresa, muitos gestores deixam de implementar na empresa por pensar que os benefícios contemplam somente o funcionário.

De fato, os incentivos beneficiam diretamente os colaboradores, uma vez que os ajudam a melhorar a qualidade de vida e aperfeiçoar suas habilidades. Contudo, esses efeitos geram retornos para a empresa.

Afinal de contas, um profissional saudável, capacitado e satisfeito trabalha com mais vigor e engajamento. A consequência disso na prática é a formação de uma equipe altamente capacitada, unida e estável, uma vez que a maior permanência do colaborador reduz a taxa de turnover e fortalece os relacionamentos internos.

Dessa forma, as vantagens de disponibilizar os benefícios corporativos podem ser vistas:

  • na melhora da qualidade dos serviços prestados;
  • no aumento dos resultados;
  • no alcance das metas;
  • na redução do número de afastamento por problemas psicossomáticos;
  • na menor rotatividade de funcionários;
  • no maior engarrafamento da equipe.

Portanto, ao garantir o bem-estar do colaborador e promover o seu desenvolvimento profissional você está fortalecendo o seu time e, consequentemente, assegurando o crescimento da sua empresa. Afinal, está mais do que claro que os benefícios corporativos trata-se de um investimento que proporciona vantagens para ambos os lados.

O que é uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos?

Atualmente existe um leque bastante diversificado de benefícios que você pode oferecer na sua empresa. Mas diante de tantas opções, como escolher o melhor para o seu time? A resposta está na realização de uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos.

Afinal, se os incentivos são para os colaboradores então nada melhor do que perguntar diretamente para eles qual benefício escolher. Sendo assim, a pesquisa interna sobre benefícios corporativos nada mais é do que um questionário que tem como objetivo extrair a opinião dos colaboradores sobre o que pode ser otimizado no pacote de incentivos oferecido pela empresa.

Nesse caso, o questionário serve para sondar o nível de satisfação da equipe e identificar possíveis demandas que não estão sendo atendidas. Isso porque com base nas informações coletadas é possível analisar se os benefícios oferecidos estão de acordo com as necessidades do colaborador e se são relevantes para o seu dia a dia.

Além do mais, saber o que sua equipe pensa sobre os benefícios já oferecidos e quais melhorias poderiam ser feitas fica mais fácil desenvolver estratégias ainda mais eficientes e atrativas. Por esse motivo, a realização da pesquisa de satisfação é tão necessária.

Como organizar uma pesquisa desse tipo?

O passo a passo para organizar uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos é muito simples e prático. Mas antes de apresentar os principais pontos que devem fazer parte desse processo, é importante enfatizar que cada organização possui sua individualidade, logo, é possível acrescentar etapas para que a pesquisa tenha maior eficiência, ok?

Esclarecido isso, confira como organizar uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos.

Faça o planejamento

Para que os objetivos sejam alcançados é preciso que a base da ação tenha sido bem estruturada. Sendo assim, a criação de um planejamento é necessário em todos os processos corporativos, pois é por meio dele que a eficiência da ação é garantida.

Por esse motivo, aconselhamos que você não use um modelo de formulário já pronto, pois o questionário pode extrair informações que não serão úteis para a gestão de pessoas. Como parte do planejamento, o ideal é definir bem o objetivo da pesquisa.

A partir disso, fica mais fácil elaborar as perguntas que devem ser feitas e como serão feitas. Ainda nessa etapa do planejamento, é importante definir a forma como a pesquisa será encaminhada para os colaboradores e como os dados serão avaliados pelo departamento de RH.

Vale ressaltar que um bom questionário é aquele que consegue extrair o máximo de informações úteis para a gestão. Portanto, é muito importante que as perguntas sejam objetivas e bem elaboradas. Lembrando que manter o anonimato dos participantes é essencial para garantir que o questionário seja respondido com o máximo de sinceridade possível.

Deixe claro os objetivos da pesquisa

Antes de submeter os colaboradores a pesquisa é muito importante deixar claro o real motivo dessa ação e qual o impacto ela terá na organização. Além disso, vale reforçar que o processo de análise será feito de forma anônima respeitando, assim, a privacidade do profissional.

Ter esse cuidado promove uma relação transparente e de confiança entre todos os envolvidos. Devido à facilidade de mensurar as informações e proporcionar mais praticidade, aconselhamos que todo o processo de divulgação e realização da pesquisa seja feito de forma online.

Analise as informações

A última etapa consiste em analisar as informações coletadas. Para isso, você pode fazer uso de softwares que permite o processamento dos dados e entrega os resultados de forma rápida.

Com o resultado da análise em mãos é hora de definir as possíveis melhorias que devem ser feitas para tornar a política de benefícios mais adequada com as expectativas do colaborador. Vale ressaltar que as mudanças devem ser feitas conforme a disponibilização de recursos da empresa.

Além disso, é muito importante reunir toda a equipe para apresentar o resultado da análise e informar quais mudanças serão feitas e quais impactos elas terão no cotidiano do colaborador. Ao fazer isso, você mantém um relacionamento transparente e de confiança com a sua equipe.

Quais perguntas esse tipo de pesquisa deve ter?

Como mencionamos, as perguntas devem ser claras e objetivas. Para servir de apoio, listamos algumas sugestões de perguntas para você incluir no seu formulário. Veja só!

  • O que você pensa sobre a nossa empresa?
  • Na sua opinião, o que poderíamos mudar na nossa gestão?
  • Você realiza alguma tarefa além do escopo combinado?
  • Acredita ter muita responsabilidade ou está satisfeito com as tarefas que realiza?
  • Como você avaliaria sua produtividade nas últimas semanas?
  • Você tem se sentido motivado nas últimas semanas?
  • Você sente algum mal estar durante o período de trabalho?
  • Qual sua sensação em relação ao clima da empresa?
  • Quais benefícios você considera indispensáveis?
  • Qual recompensa você gostaria de receber após alcançar uma meta?
  • Você acredita que seu trabalho é reconhecido?
  • O que você considera essencial para atingir seu potencial máximo na empresa?
  • Quais mudanças podem ser feitas para melhorar a experiência do funcionário?
  • Está satisfeito com os tipos de bonificação oferecidos pela empresa?
  • Na sua opinião, nossa empresa reconhece o seu trabalho de forma justa?
  • O que você espera da nossa organização?

Como a pesquisa pode ajudar a encontrar os melhores benefícios para a empresa?

Ao fazer a pesquisa, você não só inclui seus colaboradores no processo como deixa claro que a opinião de cada um é relevante para o desenvolvimento da organização. Sendo assim, ao criar o hábito de realizar pesquisas internas você consegue saber o que sua equipe espera de determinada ação.

Com base nessas informações fica mais fácil identificar quais melhorias podem ser feitas na gestão de pessoas e quais benefícios trarão os resultados esperados. Conhecer a sua equipe e saber quais são suas necessidades é fundamental para definir as soluções que melhor atende às expectativas da corporação.

Tenha em mente que para garantir o sucesso do seu negócio é crucial que os colaboradores acompanhem o crescimento da empresa. Sendo assim, para que sua equipe sinta parte desse processo é fundamental reconhecer e recompensar cada evolução obtida. Lembrando que a recompensa não precisa ser necessariamente algum tipo de retorno financeiro. Como vimos ao longo deste conteúdo, existem outros benefícios que podem ser oferecidos e que geram retornos ainda melhores.

Portanto, reunimos neste artigo os motivos pelos quais você deve realizar a pesquisa interna de benefícios corporativos na sua empresa. Com base no que foi apresentado, temos certeza que ficou claro que o uso desse recurso pode potencializar ainda mais as estratégias da gestão de pessoas.

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escrito por
Luciana Xavier
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