?>
Gestão de Negócios

Saiba como elaborar um planejamento estratégico de RH para 2021

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Com o fim do ano, é hora das empresas se organizarem e começarem a planejar o orçamento e as ações a serem desenvolvidas para o próximo. Neste cenário, o setor de Recursos Humanos tem um papel especial, pois sua estratégia deve se refletir em todas as áreas. Assim, o planejamento estratégico de RH precisa ser bem elaborado, de acordo com os objetivos da organização.

Se até pouco tempo esse planejamento era algo a mais a ser feito, agora ele se tornou um requisito para os negócios que desejam se manter competitivos. Afinal de contas, cuida de um dos aspectos mais importantes de qualquer empresa: a gestão de pessoas. A tendência é que o RH seja cada vez mais estratégico para as organizações, contribuindo para que elas alcancem seus objetivos e mantenham as equipes integradas e motivadas.

De fato, já faz um tempo que o RH deixou de ser um setor responsável apenas pelas contratações e a gestão de salários e benefícios, passando a ser uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento das empresas. Por isso, neste post mostramos um passo a passo para elaborar um planejamento estratégico de RH e se preparar melhor para 2021. Acompanhe.

Entenda os objetivos organizacionais

A primeira coisa a se fazer é conhecer quais são os objetivos da empresa para o próximo ano. Isso pode variar bastante de um negócio para outro, de acordo com o mercado, o setor de atuação e os resultados obtidos em 2020.

É bom lembrar que, enquanto este ano foi de crise para muitos negócios, outros tiveram oportunidades de crescimento. Ou seja, é importante entender qual é o momento da sua empresa para elaborar um planejamento adequado.

Para tanto, é preciso analisar o próprio planejamento feito pela direção da empresa e verificar quais os pontos mais importantes, as oportunidades e as mudanças a serem implementadas. A partir daí, deve-se entender como o RH pode contribuir para o alcance desses objetivos e quais as ações devem ser adotadas.

Faça uma análise da situação do RH

No entanto, também é preciso avaliar a situação do próprio setor antes de elaborar um planejamento estratégico de RH. Isso porque é importante considerar o amadurecimento e a capacidade de transformação da área e como ela se insere no contexto organizacional.

Muitas empresas contam com um RH mais fortalecido, que já é responsável por mudanças estratégicas nas organizações. Por outro lado, alguns setores ainda estão passando por um momento de transição, sendo necessário que o planejamento contemple as melhorias que possam reposicionar o RH.

Independentemente de qual momento está o setor da sua empresa, é importante conhecer alguns indicadores que podem afetar as decisões do planejamento. Entre eles está o turnover, a motivação das equipes e a qualidade do clima organizacional.

Também é preciso verificar o nível de inovação do RH, com as ações e tecnologias já adotadas para melhorar a comunicação interna e o desenvolvimento dos profissionais. Além disso, é bom conhecer outros fatores de mudança, como a existência de crises, riscos estratégicos, conflitos internos e externos, entre outros.

Converse com os gestores

Mas o planejamento estratégico de RH não deve ser elaborado apenas pelo setor. É fundamental ouvir os gestores de outros setores, principalmente aqueles mais ligados ao core business da empresa.

Dessa forma, é importante ouvir cada gestor individualmente para saber quais são suas necessidades e o que eles esperam do RH para o próximo ano. Depois, pode ser feita uma reunião com todos eles para um alinhamento de expectativa e discutir soluções para problemas em comum entre os gestores.

No entanto, isso não significa que o RH deva atuar apenas para servir de suporte aos outros setores. Pelo contrário, deve agir proativamente, analisando as necessidades de cada um, pontos de melhoria e mudanças, sempre de acordo com os objetivos organizacionais.

Desenvolva um plano de ação

Em seguida, é hora de elaborar o planejamento estratégico de RH propriamente dito. Isso pode variar bastante de uma organização para outra. Por exemplo, se o turnover e a dificuldade em recrutar novos profissionais para algumas funções são um problema, eles devem ter um destaque no plano.

De todo modo, é necessário definir metas, objetivos e todas as ações a serem implementadas para alcançá-los. Também é preciso estabelecer um cronograma bem detalhado, com prazos possíveis de serem atingidos.

Para tanto, é importante contar com a participação de todos os colaboradores do RH, que podem oferecer insights. No entanto, é preciso atribuir responsáveis, de preferência, com a orientação do diretor da área. Se for necessário, profissionais de outros setores podem ser convidados para a construção da estratégia.

Divulgue a estratégia para as lideranças

Por fim, é importante destacar que a estratégia de RH não deve ficar apenas no setor. Pelo contrário, é fundamental que todos conheçam os objetivos e as ações que estão sendo implementadas em todos os momentos.

Para isso, pode ser feita uma reunião com os principais líderes, na qual será apresentada a estratégia de gestão de pessoas para o próximo ano e os impactos no setor de cada um. Nessa hora, é bom ouvir as sugestões deles e, se necessário, fazer alguma mudança ou acrescentar alguma coisa.

Além disso, o ideal é divulgar as ações, ainda que de modo menos aprofundado, para todos os colaboradores. Isso pode ser feito por meio de uma comunicação eficiente, usando os principais canais já usados pela empresa. Devem ser divulgadas, principalmente, aquelas mudanças que poderão impactar mais a rotina deles, como a introdução de uma nova tecnologia, uma alteração na política de benefícios ou a adoção de um novo plano de carreira, por exemplo.

Lembre-se de que o planejamento estratégico de RH deve ser feito todos os anos. Por isso, é importante monitorar todas as ações e acompanhar os resultados, pois os valores serão usados como referência para o próximo ano. Agora, é hora de colocar essas dicas em prática para ter um desenvolvimento mais efetivo em 2021.

Gostou de saber como elaborar um planejamento estratégico de RH? Quer conferir mais dicas sobre recursos humanos e gestão de pessoas? Então, assine nossa newsletter e receba todas as novidades para o próximo ano!

Compartilhe:
escrito por
Luciana Xavier
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x