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Como elaborar uma política de benefícios para a empresa?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Uma política de benefícios consiste em um plano e um conjunto de regras que norteiam o fornecimento de vantagens aos colaboradores de uma empresa. Para tanto, requer um planejamento de longo prazo, bem como processos bem elaborados para facilitar a rotina do setor de gestão de pessoas e reduzir custos.

Elaborar uma política de benefícios para a sua empresa, é uma estratégia que tem se mostrado bastante eficiente para aumentar o engajamento e a motivação dos funcionários, tendo em vista que o salário não é mais um atrativo suficiente para a atração e a retenção de talentos. Como implementá-la, na prática? Continue lendo o artigo e saiba como criar uma política de benefícios adequada para a sua empresa!

Conheça o perfil dos seus colaboradores

O primeiro passo é entender o perfil dos seus colaboradores. Isso é importante para saber quais benefícios são mais interessantes e que serão mais bem aproveitados por eles. Afinal de contas, de nada adianta oferecer ótimos benefícios se eles não são bem recebidos pelas pessoas.

Enquanto o home office, por exemplo, é mais valorizado em organizações mais jovens, um auxílio-creche pode ser mais relevante para as empresas mais tradicionais.

É importante fazer uma pesquisa interna para saber como os colaboradores veem os benefícios atuais e quais poderiam ser fornecidos no futuro. Também é bom conversar com alguns funcionários, de diferentes setores e níveis hierárquicos, para ter uma medida mais qualitativa.

Estude o plano de benefícios dos concorrentes

Se os seus concorrentes oferecem melhores benefícios, podem atrair mais profissionais capacitados no mercado, inclusive de dentro da sua empresa. É necessário entender o que tem sido praticado no mercado para não ficar atrás dos competidores.

Além disso, é bom ficar de olho em qualquer novidade no mercado e acompanhar a evolução na política de benefício das outras empresas. Caso os concorrentes passem a oferecer mais flexibilidade, por exemplo, é bom analisar a possibilidade de implementar essa ação também na sua organização.

Faça uma análise de viabilidade financeira

De nada adianta elaborar uma política de benefícios se a empresa não consegue sustentá-la no longo prazo. Pior do que não oferecer vantagens competitivas aos colaboradores é retirá-las depois de um tempo. Isso só prejudica a imagem do negócio, interna e externamente.

É necessário fazer um levantamento sobre a viabilidade financeira dos benefícios. Caso não seja possível oferecer algo a mais naquele momento, eles podem ser colocados como metas para o futuro, de acordo com o crescimento da empresa.

Envolva a alta gestão

É muito importante contar com os gestores na elaboração e na divulgação da política de benefícios. Eles devem saber explicar quais são as regras e tirar quaisquer dúvidas de seus subordinados sobre as mudanças a serem implementadas.

Sem contar que podem atuar diretamente na construção da política, uma vez que podem ter uma visão diferente sobre o uso dos benefícios no dia a dia. Esse é o caso de alguma regra que possa gerar conflitos ou não ser tão bem recebida pelos colaboradores.

Escolha bons parceiros

Por fim, destacamos o quanto faz diferença contar com bons parceiros na hora de escolher os benefícios da sua empresa. É preciso contar com fornecedores capazes de atender às necessidades do seu negócio, de maneira personalizada.

Os parceiros devem ter uma boa reputação no mercado, proporcionando segurança e confiança durante o fornecimento. Assim, é fundamental analisar bem o custo-benefício antes de fechar contrato com algum fornecedor.

O fato é que os benefícios corporativos são, atualmente, uma das principais medidas para manter a satisfação dos colaboradores. Vale a pena investir em uma boa política de benefícios, que atenda às principais necessidades dos seus funcionários.

Gostou de saber como elaborar uma política de benefícios? Quer conhecer um parceiro confiável para ajudar nesse processo? Entre em contato conosco e confira os nossos serviços!

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escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

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