Como elaborar uma política de benefícios para a empresa?
Uma política de benefícios consiste em um plano e um conjunto de regras que norteiam o fornecimento de vantagens aos colaboradores de uma empresa. Para tanto, requer um planejamento de longo prazo, bem como processos bem elaborados para facilitar a rotina do setor de gestão de pessoas e reduzir custos.
Elaborar uma política de benefícios para a sua empresa, é uma estratégia que tem se mostrado bastante eficiente para aumentar o engajamento e a motivação dos funcionários, tendo em vista que o salário não é mais um atrativo suficiente para a atração e a retenção de talentos. Como implementá-la, na prática? Continue lendo o artigo e saiba como criar uma política de benefícios adequada para a sua empresa!
Conheça o perfil dos seus colaboradores
O primeiro passo é entender o perfil dos seus colaboradores. Isso é importante para saber quais benefícios são mais interessantes e que serão mais bem aproveitados por eles. Afinal de contas, de nada adianta oferecer ótimos benefícios se eles não são bem recebidos pelas pessoas.
Enquanto o home office, por exemplo, é mais valorizado em organizações mais jovens, um auxílio-creche pode ser mais relevante para as empresas mais tradicionais.
É importante fazer uma pesquisa interna para saber como os colaboradores veem os benefícios atuais e quais poderiam ser fornecidos no futuro. Também é bom conversar com alguns funcionários, de diferentes setores e níveis hierárquicos, para ter uma medida mais qualitativa.
Estude o plano de benefícios dos concorrentes
Se os seus concorrentes oferecem melhores benefícios, podem atrair mais profissionais capacitados no mercado, inclusive de dentro da sua empresa. É necessário entender o que tem sido praticado no mercado para não ficar atrás dos competidores.
Além disso, é bom ficar de olho em qualquer novidade no mercado e acompanhar a evolução na política de benefício das outras empresas. Caso os concorrentes passem a oferecer mais flexibilidade, por exemplo, é bom analisar a possibilidade de implementar essa ação também na sua organização.
Faça uma análise de viabilidade financeira
De nada adianta elaborar uma política de benefícios se a empresa não consegue sustentá-la no longo prazo. Pior do que não oferecer vantagens competitivas aos colaboradores é retirá-las depois de um tempo. Isso só prejudica a imagem do negócio, interna e externamente.
É necessário fazer um levantamento sobre a viabilidade financeira dos benefícios. Caso não seja possível oferecer algo a mais naquele momento, eles podem ser colocados como metas para o futuro, de acordo com o crescimento da empresa.
Envolva a alta gestão
É muito importante contar com os gestores na elaboração e na divulgação da política de benefícios. Eles devem saber explicar quais são as regras e tirar quaisquer dúvidas de seus subordinados sobre as mudanças a serem implementadas.
Sem contar que podem atuar diretamente na construção da política, uma vez que podem ter uma visão diferente sobre o uso dos benefícios no dia a dia. Esse é o caso de alguma regra que possa gerar conflitos ou não ser tão bem recebida pelos colaboradores.
Escolha bons parceiros
Por fim, destacamos o quanto faz diferença contar com bons parceiros na hora de escolher os benefícios da sua empresa. É preciso contar com fornecedores capazes de atender às necessidades do seu negócio, de maneira personalizada.
Os parceiros devem ter uma boa reputação no mercado, proporcionando segurança e confiança durante o fornecimento. Assim, é fundamental analisar bem o custo-benefício antes de fechar contrato com algum fornecedor.
O fato é que os benefícios corporativos são, atualmente, uma das principais medidas para manter a satisfação dos colaboradores. Vale a pena investir em uma boa política de benefícios, que atenda às principais necessidades dos seus funcionários.
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