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Aprendizado

Saiba como preparar a sua empresa para o pós-crise do Coronavírus

Tempo de leitura estimado: 5 min.

O ano de 2020 trouxe muitos desafios para as empresas, que precisaram se reinventar para driblar os seus efeitos econômicos e sociais. Apesar de todas as dificuldades, é importante que elas se preparem para o pós-crise, traçando estratégias para reduzir os danos que foram causados nesse período de pandemia.

Com as pessoas em isolamento social, a redução de rendimentos e a diminuição do consumo de produtos e serviços não essenciais, as empresas precisam pensar em como fazer essa retomada econômica. Enquanto não é desenvolvida uma vacina, as medidas de segurança e distanciamento social ainda precisam ser adotadas, para a saúde e bem-estar de todos.

Continue com a gente e saiba mais sobre como se preparar para o pós-crise. Boa leitura!

Como preparar a empresa para o pós-crise

Apoie sua equipe

Primeiramente, é importante lembrar que toda crise é passageira. Com isso, a maneira como cada empresa passa pelas dificuldades depende da sua capacidade de inovar e de se adaptar às mudanças. Apoie a sua equipe psicologicamente, explique que a crise é real, mas que o seu fim está próximo. Compartilhe seus planos para o pós-crise e o que espera de cada um.

Adéque o espaço de trabalho

Apesar de muitas empresas estarem voltando às suas atividades normais, cuidados devem ser adotados para garantir a saúde e a segurança de seus colaboradores. Mantenha álcool em gel em todos os ambientes, faça um rodízio entre a equipe para definir quais dias serão de home office e quais serão presenciais. Disponibilize máscaras e EPI’s, à medida que for necessário.

Repense as formas de trabalho

Uma das lições que a pandemia trouxe foi que existem muitos serviços que podem ser executados remotamente, como por home office, por exemplo. Converse com seus colaboradores e descubra do que mais gostaram nas mudanças que ocorreram nos últimos meses e veja quais podem ser flexibilizadas, sem comprometer os resultados da equipe.

Atualize o contato com os clientes

Para muitas empresas que não puderam atuar presencialmente, o comércio online se apresentou mais lucrativo e interessante. Com os clientes cada dia mais conectados à internet, a migração de oferta de produtos e serviços no mundo virtual será cada vez maior, assim como as inovações em tecnologia para o dia a dia.

Identifique as demandas do mercado

Durante a pandemia muitas pessoas puderam repensar seus objetivos pessoais e profissionais, dando mais valor às coisas simples e aproveitando melhor as experiências da vida. Escutar o que o público diz pode ser uma estratégia para retomar as atividades no pós-crise sem grandes prejuízos e pronto para competir por melhores resultados.

A criatividade e a coragem para inovar será o grande diferencial para definir qual empresa conseguirá se recuperar no pós-crise e qual fracassará. A retomada não será fácil, as mudanças podem demorar a acontecer e os efeitos da pandemia vão durar muito tempo. Assim, a resiliência será essencial, nesse momento.

Com ações bem planejadas e executadas, será possível que as empresas se ergam mais fortes desta pandemia. Pesquise, escute e desenvolva estratégias para contornar a crise, busque parcerias com colaboradores, clientes e outras empresas. Com a colaboração de todos, o pós-crise trará bons resultados.

O que achou desse artigo? Se você gostou, não deixe de conferir o conteúdo sobre como adotar os melhores benefícios para seus colaboradores.

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escrito por
Cesta Nobre

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